Moderno Barcos de Pesca da empresa CRISMAR quando chegava de mais uma importante missão da área da pesca

As empresas filiadas ao SINPESCA, graças ao bom entendimento do presidente dessa entidade sindical, vêm proporcionando sem custos o abastecimento de pescados a importantes órgãos que tem ligação com o setor, uma atitude muito elogiável, especialmente no atual momento de dificuldade causado pela pandemia do COVID-19.
O SINPESCA muito bem dirigido pelo empresário Apoliano Nascimento, que é também Diretor da FIEPA – Federação das Indústrias do Estado do Pará, hoje também destaque nacional, vem consignando os maiores elogios por tudo de bom que vem fazendo a frente dessa importante entidade sindical que ao longo dos anos vem contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado. Na foto um dos modernos barcos quando no Píer da CRISMAR, após regressar de mais uma importante missão. (Foto: Luiz Celso).

Possivelmente mais uma MARINA em Belém

Destro em breve, se não ocorrer acidente de percurso, uma nova MARINA passará a funcionar em amplo local onde já foi utilizado por uma empresa de navegação há alguns anos passados, anexo a mesma um restaurante cinco estrelas, inclusive.
Com se sabe, hoje em Belém é muito grande o número de embarcações de Recreio dos mais variados tipos, como se pode observar, muito especialmente nos finais de semana, tanto na Guajará, como no rio Guamá e seus paranás.

Terminal SOTAVE irá a leilão até o próximo ano

Pelo que se observa, já existem pelo menos dois grupos interessados no Terminal SOTAVE localizado na Ilha do Outeiro, que deverá também ir a leilão no máximo até o início de 2022, segundo fontes do Ministério da Infraestrutura. Conforme já informamos anteriormente, o referido Terminal, mesmo oferecendo calado para navios de até 70 mil toneladas, só poderá operar no Sistema Ship-To-Ship, ou seja, de embarcação para embarcação.

Elogiável trabalho do CONAPRA nestes quase 46 anos de atividades

Elogiável sobre todos os aspectos o trabalho que o CONAPRA – Conselho Nacional de Praticagem, com sede no Rio de Janeiro, vem fazendo nestes quase 46 anos em defesa dos PRÁTICOS, uma categoria muito especial que presta relevantes serviços para o desenvolvimento do país, hoje contando também com a parceria da FENAPRÁTICOS – Federação Nacional dos Práticos.
Muita gente não sabe, mas o primeiro Decreto de Regulamentação da Praticagem data de 1808, no Rio de Janeiro e, até hoje continua prestando relevantes serviços, mesmo neste momento cruel de pandemia voltado para a COVID-19. Nenhum navio deixou de cruzar os portos brasileiros. Com relação às manobras, esses profissionais estão sempre a postos, dia e noite.

Santos Brasil continua na frente na movimentação de contêineres

O Grupo Santos Brasil, hoje considerado como o maior Operador Portuário do Brasil, presente também no porto de Vila do Conde, através do TECON-CONVICON, por sinal muito bem dirigido, teve um extraordinário desempenho no exercício passado, graças ao excelente serviço que oferece através de modernos equipamentos e uma força-tarefa de competentes profissionais.
Em Vila do Conde o movimento de contêineres vem aumentando cada vez mais, com pouca demora dos navios que aportam no Terminal, para descarregar e carregar contêineres nacionais e internacionais. Muito bom.

BEIRA DO CAIS

A bela Fernanda Letícia da Silva, que exerce as funções de PRÁTICO nos portos de Santos e São Sebastião-SP, foi agraciada com a Medalha do Mérito Naval no Grau de Cavaleiro do Quadro Suplementar.

Muita gente não sabe, mas o município de Monte Alegre já foi um grande produtor de BANANAS. O produto chegava em Belém através através dos catamarãs da ENASA em grande quantidade. Era Agente dessa empresa a TRANSNAV.

O arrendatário do porto de Manaus (RODWAY), que realizou uma série de melhoramentos no mesmo, com certeza está sentindo bastante a ausência dos navios de turismo, estrangeiros, que movimentam grande número de turistas.

O nosso bom Governador Helder Barbalho vem dando também um especial apoio para o setor aquaviário. Recentemente ele autorizou o início das obras do terminal Hidroviário da cidade de Alenquer. Muito bom e nota-10.

Lá do alto-mar, em demanda a Singapura, o nosso amigo Comandante-CLC Ricardo Monteiro tecendo elogios ao destaque dado a bela Fernanda Letícia da Silva, que desempenha as funções de PRÁTICO no porto de Santos e de São Sebastião.

Ela que merecidamente foi agraciada com a alta comenda do Mérito Naval no Grau de Cavaleiro do Quadro Suplementar da gloriosa Marinha do Brasil. Ela que já é também portadora das Medalhas Amigo da Marinha e do Mérito Tamandaré.

Avança cada vez mais a privatização das Companhias Docas. Ainda em breve acontecerá a desestatização da CODESA (Espirito Santo), CODEBA (Bahia) e CDP (Pará), está também balança para estadualização. Sobre o assunto eu volto.

A privatização de toas as Companhias Docas do Brasil é a grande meta do Governo Federal. Aqui no Pará a CDP não escapará, com a mais absoluta certeza. Sem alardes, as primeiras providências já estão sendo tomadas pelo órgão competente.

O badalado Programa BR do MAR, apenas pendente de votação pelo Senado, com sua aprovação deverá também aumentar a atração de investimentos privados para o setor portuário, que envolverá todos os portos públicos. Resta aguardar os acontecimentos.

Neste mês de fevereiro três PRÁTICOS estarão aniversariando. São eles: Marcelo de Assis e Milton Costa, da Praticagem da Barra do Pará, e Luiz Omar Pinheiro, da ZP-1 (Rio Amazonas) grande fundador da conceituada NORTEPILOT. Meu abraço antecipado e vida longa para todos todos.

Segundo comentários na “beira do cais”, tudo indica que poderão acontecer novidades no setor de TRAVESSIAS, por uma questão de ética, deixaremos de fazer qualquer avalição sobre o assunto, mas… com melhores detalhes poderemos voltar oportunamente. Por favor, anotem.

Praticagem é coisa séria. Uma atividade essencial milenar que requer um respeito muito grande aos profissionais, verdadeiros heróis, reconhecidos no exterior como “Anjos da Guarda do Patrimônio Público e Privado”, como muitas e muitas vezes já afirmamos. Sem PRÁTICOS os navios ficariam à deriva… (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next