Autoridade da Marinha bordejou pela capital paraense onde serviu como Comandante do 4° Distrito naval

O Almirante-de-Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, hoje exercendo a alta função de Comandante de Operações Navais – CON, da Marinha do Brasil, ele que aparece na foto com o colunista, esteve em rápida visita pela capital paraense.
Lamentavelmente, pelo curto tempo de sua permanência em Belém, não pode receber as devidas homenagens do grande grupo de amigos que deixou em Belém, bem como da SOAMAR – Sociedade Amigos da Marinha. (Foto: Luiz Celso).

Os BOATOS continuam em direção a TRANSPETRO – Troca de bandeira

Novas informações que chegam à coluna, dão conta de que continua o movimento na Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras, voltado para a mudança de bandeira de alguns dos seus navios de longo curso. Sobre o assunto procuramos um contato com a empresa no Rio de Janeiro, mas não obtivemos qualquer resposta. Ninguém informa nada sobre os comentários que aumentam cada vez mais.
Se por acaso isto acontecer, poderá gerar um movimento por parte das entidades representativas do setor de Marinha Mercante, já que a prática oferece também condições de embarcar marítimos estrangeiros, o que será lamentável, já que existe um grande número destes profissionais brasileiros desempregados.

Ex-Diretor do Hospital Naval de Belém-HNBe promovido a Contra-Almirante

Com grande satisfação noticiamos hoje a merecida promoção do Capitão-de-Mar e Guerra (MD) Dr. Vicente Garcia, ao posto de Contra-Almirante, ele que desempenhou em Belém a função de Diretor do Hospital Naval – HNBe, onde realizou um extraordinário trabalho e, daqui foi movimentado para Brasília.
Muita gente não sabe, mas o HNBe já teve outros Capitães-de-Mar e Guerra que foram promovidos ao referido Posto, inclusive um paraense, hoje na Reserva, que reside na capital federal, por sinal, leitor assíduo da coluna através do Portal da Navegação.
Vai aqui o abraço do colunista ao Contra-Almirante Vicente Garcia, com votos de contínuo sucesso.

Nossa Universidade do Mar que é o poderoso CIABA na lista dos melhores do mundo

Os cursos oferecidos pelo CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, hoje internacionalmente conhecido como Universidade do Mar, são considerados de alto nível curricular, tanto assim que já existem Oficiais Superiores que cursaram antes a especialização de Náutica, inclusive da Turma que este colunista foi PARANINFO já tem um Capitão-de-Mar e Guerra e da Primeira Turma de Mulheres uma Capitão-de-Corveta, valendo repetir que um ex-Aluno de Náutica de Guiné-Bissau foi Ministro dos Transportes de seu País.
Sinto orgulho em destacar sempre que o nosso CIABA, do seu gênero, é sem favor nenhum um dos melhores do mundo, hoje sob o lúcido Comando do CMG Josué Teixeira, cujo trabalho dispensa elogios.

Excesso de chuva impedindo o livre tráfego dos caminhões na rota de Miritituba

Com certeza, a rota de Miritituba/Vila do Conde, vai necessitar brevemente de maior número de Comboios Fluviais Integrados, para o transporte de grãos, tendo em vista o grande número de caminhões crescendo a cada dia, causando grandes congestionamentos, dificultando o transporte fluvial imediato para exportação do produto através do porto de Vila do Conde.
As condições atuais em uma grande área rodoviária, está impedindo o livre tráfego até o porto de Miritituba, no rio Tapajós, causando grandes prejuízos, tanto para os exportadores, como também para os transportadores que utilizam o sistema rodoviário, causando ainda grande preocupação ao mercado.

BEIRA DO CAIS

Desta poucos sabem. Dia 1° de março aconteceu nos municípios de Cametá e do Limoeiro do Ajuru, no baixo Tocantins, a abertura da pesca do MAPARÁ. Meu amigo Dr. Mecenas Gonçalves, como acontece todos os anos, esteve presente.

BOMBA! A qualquer momento poderá acontecer o inesperado no setor. Com certeza vem novidade lá do Planalto, segundo fonte de crédito que esteve bordejando pela capital paraense e que levou informações precisas para Brasília.

Foi muito especial o encontro mantido pelos representantes da navegação fluvial da Amazônia com o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, iniciativa elogiável do jovem presidente do SINDARPA, o armador Dr. Breno Dias.

Um novo aumento do óleo diesel veio sufocar ainda mais o setor da navegação fluvial, cujas tarifas, tanto de cargas como de passageiros, já estavam bastante defasadas. O Governo Federal vai precisar oferecer melhor apoio ao setor.

A MEGA LOGÍSTICA, consolidou-se como uma das melhores Operadoras voltadas para o setor de logística, fluvial, marítimo e portuário, oferecendo um serviço de primeiro mundo, que vem consignando os melhores elogios. Isto é muito bom.

A Companhia Docas do Ceará-CDC, que faz parte da lista das mais bem administradas do Brasil, tem sob sua administração um dos mais movimentados portos, o de Pecém, que movimenta um grande número de navios, sendo na grande maioria estrangeiros.

Tem embarcações fluvial construídas em Belém pelo mega estaleiro RIO MAGUARI, que operam na Argentina, isto há bastante tempo, cujo desempenho já consignou muitos elogios. Hoje esse estaleiro é o melhor do seu gênero na América do Sul.

Ainda corre solto que o Governo do Estado do Maranhão, se não acontecer uma intermediação ainda poderá perder no atual Governo a concessão do porto de Itaqui, que vem sendo muito bem administrado pela EMAP-Empresa Maranhense de Administração Portuária.

A CPH-Companhia de Portos e Hidrovias, que foi criada há alguns anos para receber a CDP, mas na última hora, a sua estadualização foi suspensa, é hoje responsável pela administração de diversos portos interioranos. Em Belém, do Terminal Hidroviário “Luiz Rebelo Neto”. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next