Homenagem do colunista para alta Autoridade da Marinha que aniversariou no último dia 8

Entre os ilustres aniversariantes deste mês de março, destacamos também o nosso bom amigo (último dia 8), o Almirante-de-Esquadra Marcos Sampaio Olsen, que hoje vem desenvolvendo importante função, ele que aparece na foto com o colunista, quando da última visita a Belém, ainda no Posto de Vice-Almirante, veio participar de importante evento ligado ao setor que aconteceu no Auditório da Estação das docas, promovido pela SOBENA – Sociedade Brasileira de Engenharia Naval.
Embora um pouco atrasado, enviamos os nossos cumprimentos, com votos de permanente sucesso na importante função que hoje vem desempenhando na alta cúpula da nossa gloriosa Marinha do Brasil. (Foto: Luis Celso).

Recordando a prova de tanque dos catamarãs da ENASA no IPT em São Paulo

As provas de tanque das embarcações realizadas no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, é um momento muito especial. Da mesma envolvendo os catamarãs que foram construídos para a ENASA pelo estaleiro Iconave-MacLaren, o colunista participou como convidado do IPT em São Paulo.
Foram cinco bi-cascos de grande porte, sendo dois de classe turística, o “Pará” e o “Amazonas” e três de classe popular, estes denominados “Amapá”, “Rondônia” e “Roraima”. O primeiro hoje servindo à Marinha do Brasil como NAVIO-AUXILIAR devidamente adaptado, com heliporto inclusive, prestando relevantes serviços sociais na Amazônia Oriental, com a bandeira do GPNN do 4º Distrito Naval.

Concurso para Praticantes de Prático tão cedo não acontecerá

Tem gente trabalhando pelos bastidores, tentando um novo Concurso para Praticantes de Prático, mas isto jamais poderá acontecer, conforme já foi comentado pela coluna, considerando que todas as ZPs (Zonas de Praticagem) estão com seus efetivos completos, algumas empresas até além do necessário, disto a Marinha tem ciência.
Como se sabe, o Concurso para Praticantes de Práticos é determinado pela DPC – Diretoria de Portos e Costas, com sede no Rio de Janeiro, que está muito bem informado do assunto e que determinará novo Concurso, quando for necessário. Do contrário, nada feito. Oportunamente voltaremos ao assunto.

NAVIOS PORTA-CONTÊINERES: “COPACABANA” e “FLAMENGO” foram os dois primeiros porta-contêineres brasileiros

Muita gente não sabe, mas a Empresa de Navegação ALIANÇA, quando ainda pertencia ao Grupo Brasileiro FISCHER, foi a primeira a operar no Brasil navios porta-contêineres, iniciando com dois deles construídos na Alemanha, denominados “COPACABANA’ e “FLAMENGO”, que por ironia do destino o seu primeiro Comandante formado pela EMMPa, hoje o poderoso CIABA, outro senão o PHD em assuntos de Marinha Mercante, CLC Álvaro José de Almeida Júnior, hoje no exercício da presidência do Centro de Capitães da Marinha Mercante no Rio de Janeiro.
Por sinal, quando da entrega do primeiro em Hamburgo, o Padrinho do mesmo, como convidado especial, foi o “REI PELÉ”. RECORDAR É VIVER, porque nós vamos em frente!

NAVEGANDO

Nota 10 para o SINPESCA pelo abastecimento de peixe e camarão rosa da melhor qualidade. Muito bem dirigido pelo grande expert empresário Apoliano Nascimento, que tem uma vida voltada para o setor. É mestre no assunto.

Tem um grupo de olho num estaleiro de Belém, que recentemente teve as suas atividades encerradas, deixando, segundo se informa, dívidas em aberto, deixando alguns de seus clientes “a ver navios”. Triste.

Neste semestre, precisamente no dia 11 de Junho, estará sendo comemorado mais uma importante data da nossa gloriosa Marinha do Brasil, com personalidades civis e militares recebendo a alta Comenda do Mérito Naval.

A CAMILA Navegação, graças a sua extraordinária organização, já consignou uma série de premiações, em reconhecimento por tudo que vem fazendo, inclusive nos municípios de Cametá e de Santarém, nos serviços de travessia.

Possivelmente no decorrer deste ano deverá aumentar o número de navios de cabotagem na rota de Manaus, com escala direta também no porto de Belém, com a possível utilização do Armazém 11 da nossa CDP.

BEIRA DO CAIS

Por problemas particulares, quando da rápida visita a Belém do nosso amigo Almirante-de-Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, deixamos de cumprimentá-lo pessoalmente, ele que foi um grande Comandante do nosso 4º Distrito Naval.

Está devidamente comprovado que em Belém funciona o estaleiro do Brasil que constrói os melhores catamarãs para o transporte de passageiros de grande porte, que o diga o Governo do Estado de São Paulo, que foi muito bem servido.

Uma equipe da mais fina educação dá o maior brilho na Assessoria de Comunicação Social do Comando do 4º Distrito Naval. Sempre recebem a imprensa especializada dentro do elevado padrão da Marinha. Isto é muitíssimo bom e nota-10.

Por pouco não foi construído um Terminal de Turismo Marítimo em Icoaraci, quando Governadora do Estado a Dra. Ana Júlia Carepa. O projeto chegou a ser iniciado, mas não aconteceu. Desta vez tudo indica que o mesmo deverá se tornar realidade.

A Esperança Pescados, vem se destacando cada vez mais na área de pesca regional, abastecendo sempre a nossa capital, com espécies da região da melhor qualidade, oferecendo inclusive melhores condições para a população de Belém.

Graças a sua extraordinária mão-de-obra, o mega estaleiro RIO MAGUARI continua recebendo novas encomendas para construção dos mais variados tipos de embarcações, na sua grande maioria Rebocadores Azimutais e Barcaças de grande porte.

Hoje enviamos um beijo e uma rosa para a bela armadora, com todo respeito, a jovem sra. Laura Priscila e para as suas princesas Valentina e Isis. Ela que comanda com grande destaque a conceituada empresa CAMILA Navegação, de grande conceito na Amazônia. São filhas e netas do bom caráter empresário e armador Bené Pantoja.

Nosso grande amigo empresário Dr. Carlos Nascimento, soamarino de muito bom caráter, muitíssimo estimado na área naval. Inclusive, saiu do circuito. Meu abraço.

A HENVIL Transportes, tem as melhores condições para fazer a linha diária de ida e volta Belém/mosqueiro/Belém com um dos seus Ferry-Boats transportando viaturas, bastaria uma subvenção do Governo ou da Prefeitura. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next