CIABA inicia curso de aperfeiçoamento para Oficial de Náutica

A Aula Magna da primeira turma do curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica (APNT), do Programa de Ensino Profissional Marítimo (PREPOM), marcou a retomada de uma formação importantíssima para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA).
O Curso APNT não ocorreu em 2020 por causa da pandemia do novo Coronavírus. A turma de 2021 é formada por 15 Oficiais-Alunos da Marinha Mercante Brasileira e a conclusão está prevista para 09 de julho. Após o término do curso e cumprimento do tempo de embarque previsto, os alunos poderão ser promovidos ao posto de Capitão de Cabotagem para exercerem as funções de Imediato e de Comandante.
Por causa da pandemia, ao chegarem ao Centro de Instrução, todos os alunos passaram por triagem e seguiram rigoroso protocolo de combate à Covid-19, com fiscalização do uso de máscara, aferição de temperatura corporal, higienização de mãos com álcool 70%, além de desinfecção de calçados e bagagens, e entrevista médica.

Campeonato Paraense de classe Lazer terá presidente da Amport velejando

A praia do Caripi vai receber a primeira etapa do campeonato paraense classe Lazer nos dias 29 e 30 de maio.

Flávio Acatauassu, que assumiu o cargo de diretor presidente da Amport (Associação dos Terminais e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica) em janeiro deste ano, será uma das atrações da primeira etapa do Campeonato Paraense de Classe Lazer. A competição vai acontecer no próximo fim de semana, na praia do Caripi, em Barcarena. Lazer é um barco a vela de classe olímpica, a mais popular do mundo, com mais de 210 mil barcos produzidos
Acatauassu contou que vem disputando com os filhos dos antigos adversários com o barco “Saratoga”, herdado do pai Carlos, em 1975, e é considerado um dos favoritos pela organização do evento. “Estarei lá dificultando a vida da garotada”, brinca.
A competição seguirá protocolo específico de combate à Covid-19 e será organizada pela Caripi Associação Eco Esportiva de Vela e Canoagem (CAECO). Na semana passada, recebeu o incentivo de Lars Grael, bronze nos jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e Atlante, em 1996. A missão do evento é difundir o esporte através da criação de escolas de vela em Belém e Barcarena. É mais uma forma incrível vivenciar experiências na encantadora Amazônia.

Formatura

Ladeado pelos pais orgulhosos, Leonidas e Lediane, Jhonatan Craveiro recebeu a Outorga de Grau de Bacharel em Direito.

Leonidas Craveiro, um dos mais antigos práticos da ZP-1 do rio Amazonas, agora poderá reforçar o setor jurídico da Praticagem com o filho, Jhonatan, que concluiu o curso de bacharelado em Direito.

mares & rios

O CLC Francisco Cezar Monteiro Gondar, embaixador do IMO (International Maritime Organization), no Brasil, foi agraciado com a Medalha Legionário da Paz e Medalha Ordem do Mérito do Músico Militar. Gondar também faz parte do Centro dos Capitães da Marinha Mercante.

O mercado brasileiro vive a expectativa de retomada de cruzeiros marítimos. Na semana passada, inclusive, foi realizada uma audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. O tema foi “Cruzeiros Marítimos: Cenário atual e perspectivas para o Brasil”. O debate é fundamental porque os cruzeiros, desde abril de 2020, tiveram as atividades da temporada 2019/2020 interrompidas de forma definitiva. Voltar em segurança é imprescindível.

O Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA) entende que a Profissão de Práticos está enquadrada como atividade essencial. Por isto, vem contato com Anvisa e Ministério da Saúde para incluir os Práticos na lista de prioridades na vacinação contra Covid-19 no Programa Nacional de Vacinações coordenado pelo Governo Federal. O país é o terceiro do mundo em número de Práticos, com 635. Em primeiro lugar, os Estados Unidos, com 1.200 práticos, e depois a Alemanha, com 745.

É lamentável o estado do navio “Comandante Sólon”, que pertence ao Governo do Estado do Amapá. A embarcação se encontra atracado em um barranco no rio Matapi virando sucata. É importante lembrar que este navio operou por muitos anos na linha Macapá-Belém-Macapá, fretado pela Empresa Bom Jesus. Talvez o melhor navio na linha. Por que não pensar em uma forma de aproveitar a estrutura?

A área do “Pedral do Lourenço”, localizada no Rio Tocantins, mais precisamente no município de Novo Repartimento, é o principal obstáculo para implantação definitiva do canal de navegação da Hidrovia do Rio Tocantins. Se o derrocamento for realizado, beneficiará Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás e Mato Grosso, tornando o rio navegável o ano todo. A área total do pedral tem 43 km.

Os Práticos Francisco Salgado e Miguel Salgado são os mais antigos em atividade na ZP-3. Eles também foram os primeiros Práticos a ingressar na Praticagem através de concurso, ainda nos anos 60 e 70. Antes, os Praticantes de Pratico eram habilitados pela Capitania com o preenchimento de vagas disponível no Programa de Ensino Profissional Marítimo (PREPOM).

Encerramos a edição de hoje parabenizando a tripulação do catamarã “Catbam I”, da Banav, que faz a linha Belém-Camará. Dois moradores da Ilha das Onças estavam pedindo socorro, há quase uma hora, depois que entrou água na pequena embarcação que pilotavam no fim de semana. Os dois homens foram resgatados com vida pela equipe do comandante Davi Miranda. (LOP)

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next