Navegação do Século XXI e suas tecnologias.

Ágatha Hellen dos Santos Silva
Renã Margalho Silva

A tecnologia é elemento indissociável quando pensamos em navios mercantes. Somente a partir dela que a logística marítima é aprimorada, ofertando rotas mais rápidas, seguras e com menor consumo de combustível.

Um exemplo da navegação mercante contemporânea é o aplicativo Marine Traffic Ship Position, que é capaz de apresentar algumas informações relevantes, como calado e o porto de destino e origem da embarcação, em tempo real. Por ser ligado a uma rede de receptores AIS – Sistemas de Identificação Automática -, pode garantir um panorama em tempo real dos portos mais movimentados do mundo e dos percursos das Embarcações.
Outro exemplo é o Ship Finder, que tem como característica principal propor uma cobertura ao vivo da navegação. Basta procurar no mapa a região desejada que imediatamente o aplicativo fornecerá as imagens.

O aprimoramento tecnológico não se limita aos navios. Alguns portos pelo mundo, conhecidos como ghost ports, desenvolveram um elevado grau de automação, de tal modo que a operação na zona primária não possui a presença humana, sendo inteiramente realizada por equipamentos e veículos autônomos, ou controlados remotamente.

Ademais, em termos de tecnologia, enquanto a Marinha Mercante possui uma tendência agregadora, os Portos possuem uma tendência substitutiva, ou seja, os navios incorporam a tecnologia ao que há de mais tradicional, a exemplo da coexistência do AIS e GMDSS com o diário de navegação e o sextante a bordo, já os portos trocam o defasado pelo mais moderno, como, por exemplo, o guindaste que foi substituído pelo portêiner.
O que nos aguarda para o futuro? Será que a tecnologia se encarregará da integralidade das operações marítimas e portuárias? Pessoas serão dispensáveis, ou serão necessárias em outras tarefas?

Perguntas ainda sem respostas. A intenção aqui não é indicar respostas, mas sim incentivar a reflexão e o desenvolvimento de novos estudos.

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next