CURTAS & RÁPIDAS (10/06/2021)

ALYRIO SABBÁ E OS AMIGOS DA NAVEGAÇÃO.

Nesta semana, precisamente na segunda-feira (7), se foram dois meses da partida do jornalista Alyrio Sabbá. Registra-se mais de 50 anos como colunista no jornal ‘O Liberal’, escrevendo diariamente sobre assuntos relacionados à navegação na Amazônia. Era o único colunista no Brasil a manter uma coluna diária em um jornal de grande circulação (há três anos passou a escrever quatro vezes na semana).

O jornalista tinha grande peso nas decisões tomadas no setor, era uma espécie de consultor, não era a cabeça pensante, contudo, através de sua coluna no jornal e seu prestigio pessoal no meio, poderia alavancar a carreira de pretensos postulante aos cargos de maior visibilidade da navegação do Pará, que todos sabemos quais são.

Um dos seus bordões mais conhecidos, DEPOIS EU VOLTO, deixava seus leitores de ‘orelha em pé’. Para as mulheres, se referia sempre carinhosamente, com outro bordão conhecido, UM BEIJO E UMA ROSA.

Em conversas diárias que tínhamos, posso falar com propriedade de seus verdadeiros amigos, esses fizeram a diferença em sua vida, com alguns mantinha contatos quase que diariamente. Espero não cometer injustiças: a família Rebelo (principalmente Luiz, Wilma e Carlos), Luiz Otavio Campos, Eduardo Carvalho, Fábio Vasconcelos, Vitório Egashira, Luiz Omar, Relton Osvaldo, Sônia Guedes, Cipriano Sabino (Pai), Daniel Pereira, Breno Dias, Miguel Salgado, Carlos Nascimento, Raul Moreira, Mecenas Gonçalves e Apoliano Nascimento. Seria injusto não citar o Laurent que redigia sua coluna, o fotografo Luis Celso e seu fiel motorista Nascimento.

Na Marinha do Brasil era muito festejado, onde tinha todas as honrarias possíveis, inclusive amanhã receberá, in memoriam, a Medalha de Mérito Naval no Grau de Comendador, em reconhecimento ao espirito marinheiro que ele possuía. Alyrio amava a Marinha do Brasil e tinha todos os Oficiais como seus amigos.

Meus agradecimentos a todos que foram citados ou não, vocês fizeram a diferença na vida do ‘marinheiro’ Alyrio Sabbá.

Por Edson Sabbá.

RÁPIDINHAS …

MARINHA DO BRASIL – Amanhã, dia 11 de junho, será comemorada a DATA MAGNA DA MARINHA. 156 anos da Batalha Naval de Riachuelo. Viva a Marinha do Brasil.

ARCO NORTE – Nos últimos tempos o porto de Santarém tem se destacado na região norte como um dos maiores exportadores de soja e milho. Que sirva de exemplo para outros portos do nosso Estado.

APREENSÃO – Militares da Marinha do Brasil apreenderam 260 quilos de um mineral raro (VIVIANITA) nas proximidades de Barcelos, no Amazonas. Nas aguas, diferente da terra, a ‘barra pesa’.

COMANDANTE SANTIAGO – Foi um dos oficiais mais competentes que já passaram pela CPAOR, tanto é verdade que hoje faz parte do quadro da MEGA LOGÍSTICA, uma das empresas que mais cresce na Amazônia.

NÃO ACREDITO – Dizem que um ex-diretor de Gestão Portuária da CDP, mesmo morando em hotel pago pela empresa, abocanhou quase 80 mil de mudança de domicilio. O CONSAD aprovou?

SOAMAR– A sociedade Amigos da Marinha, que tem como presidente o armador/empresário Relton Osvaldo Pinto, estará com novidades nos próximos meses. Vamos aguardar.

GRAU COMENDADOR – Amanhã na Base Naval, por estar viajando a serviço, não irei receber a Medalha da Ordem do Mérito Naval (Grau Comendador) em memória a meu Pai. Seremos representados por um familiar que também tem o nome de Alyrio Sabbá.

VACINAS – Os portuários de Belém, Miramar e Outeiro receberam a primeira dose da vacina contra o covid-19 nesta quarta-feira (9). Até sexta-feira (11), Santarém e Vila do Conde também receberão a vacina.

AMBULANCHA – No baixo Tocantins, precisamente em Cametá, não estão dispensando nada, até a lancha que fazia o transporte dos doentes para o hospital foi furtada. Égua, só rindo mesmo.

GUARDA PORTUÁRIO – Foi tornado público o resultado final do concurso para Guarda Portuário. Próxima etapa será o curso de formação.

VOLTAREMOS EM, 17/06/2021.

NÃO SE ESQUEÇAM DE TOMAR A VACINA.

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next