RECORDAR É VIVER – Um luxuoso jantar a bordo do Lobo D’Almada no rio Negro

Em 1972, o navio “Lobo D’Almada”, que fazia parte da frota branca da ENASA, estava atracado no Porto de Manaus/AM, junto da famosa ponte flutuante “Roadway”, localizada à margem esquerda do rio Negro, distante 13 km da confluência com o rio Solimões. Foi neste belo cenário da capital amazonense que a tripulação comandada pelo Comandante Arlindo Nazareth ofereceu um jantar ao Diretor da Empresa, em Manaus, o Comandante Itamar Vieira.
O jantar foi servido no Salão de Refeições da 1ª Classe dos passageiros. A organização foi do 1º Comissário, Manoel Balão, e 2º Comissário, Mario Dias da Silva, e contou com a participação de todos os Oficiais do navio.
A tripulação do Lobo D’Almada, como nos demais navios da frota branca, era formada por 34 tripulantes. A titulo de curiosidade, eram distribuídos da seguinte forma: no convés, 13 tripulantes (Comandante, Imediato, dois Práticos, Telegrafista, Escrevente, Mestre, três Marinheiros e três Moços de Convés); Na máquina, outros 9 (Chefe de Máquina, dois Oficias Maquinistas, três Condutores e três Moços de Máquina). Por fim, a câmara com 12 (dois Comissários, cinco Cozinheiros e cinco Taifeiros).

A última viagem do “Leopoldo Peres”

Um dos navios da frota branca da Enasa, “Leopoldo Peres” naufragou depois de se chocar com uma corveta da Marinha, em 1976.

Era manhã de uma quarta-feira de novembro de 1976. O navio “Leopoldo Peres” partiu do galpão “Mosqueiro-Soure” com cerca de 400 passageiros. No comando, o Comandante/Prático Raimundo Araújo Pinheiro.
A viagem era tranquila até às 21h30 da noite. Ao passar pela região conhecida como “Estreito de Breves”, no Rio Tajapuru, mais especificamente, próximo ao furo do Laguna, o Leopoldo Peres sofreu um abalroamento com a corveta “Angustura”, que navegava em sentindo contrário.
O choque atingiu a alheta de boreste do navio, prendendo a corveta no costado. Ainda assim, foi possível retirar os passageiros em segurança graças ao emprego das tripulações. Depois, o “Leopoldo Peres” naufragou. Não houve vítimas fatais. Todos ficaram alojados na corveta até a chegada do socorro, no dia seguinte.

Exército abre as portas para jornalistas e estudantes

General de Brigada Jorge Luiz Abreu do O’ de Almeida, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte; Jornalista Beto Messias; e Coronel Fontes, da Comunicação do Exército, em Brasília/DF.

O Comando Militar do Norte (CMN), que tem como comandante o General de Exército Sérgio da Costa Negraes, está promovendo, até amanhã, 25, o programa “Conheça o Seu Exército”. O evento tem como objetivo apresentar o dia a dia das atividades do Soldado do Exército Brasileiro a jornalistas e estudantes de Comunicação de Belém e aproximá-los da Força Terrestre.
As atividades começaram na segunda-feira. Os comunicólogos tiveram uma experiência imersiva, com a participação em oficinas de sobrevivência na selva, contato com materiais de emprego em operações, além de acompanharem a complexa logística da região em ações operacionais do CMN.
A atividade é desenvolvida, anualmente, pelo Exército Brasileiro, em diversas regiões do país. Para a realização do evento foram tomadas todas as medidas preventivas de proteção e combate à Covid-19. Selva! Brasil!

Mares & Rios

Como dizia o saudoso Alyrio Sabbá, “um passarinho soprou” que um grupo do segmento da navegação fluvial está trabalhando em projeto chamado “Tucuxi”. O objetivo é construir uma embarcação movida a energia solar. Depois voltamos com mais detalhes.

O Governo Federal está levando energia solar para os 16 municípios do arquipélago do Marajó. O primeiro beneficiado é Curralinho. A energia gerada vai atender as comunidades ribeirinhas, além de escolas, postos de saúde e centro comunitários.

O Ministro da Comunicação, Fabio Farias, anunciou que o Governo Federal vai criar uma rede 5G privativa com regras de proteção mais robusta para determinados setores da Administração Pública Federal e as Forças Armadas. A tecnologia promete ser até 100 vezes mais rápida do que a 4G.

A Escola Naval, a Instituição de Ensino Superior mais antiga do Brasil, que tem o propósito de formar Oficiais da Marinha, realizou, no dia 19, o solene Juramento à Bandeira Nacional para 170 jovens, sendo 12 mulheres. Todos e todas receberam, ainda, o espadim, símbolo que representa coragem, lealdade e honra.

Estão abertas as inscrições do PREFOMM 2021. Para garantir uma vaga, basta preencher o formulário disponível no Instagram (@prefomm.oficial). O PREFOMM é um curso preparatório on-line para o concurso EFOMM, realizado pelo CIABA, e é ministrado por alunos, ex- alunos e voluntários.

Encerramos parabenizando a farmacêutica Annie Oliveira, que recebeu nota máxima na defesa da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da UFPA. O esposo, o Deputado Estadual Delegado Nilton Neves, e os familiares estão orgulhosos. (LOP)

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next