CONVÉS PRINCIPAL – Destaque para Capitão de Longo Curso Antônio José Filo Creão Garcia

Capitão de Longo Curso Garcia defendendo posições brasileiras no “Código Polar”.

O “Centro de instrução Almirante Braz de Aguar” (CIABA) sempre teve um corpo docente e discente excelentes, com destaques nacionais e internacionais.
Tanto é que um deles merece nossos elogios. Trata-se do Capitão de Longo Curso Antônio José Filo Creão Garcia, ou o Mestre Garcia, como é conhecido na “Universidade do Mar”.
Em novembro de 2019 ele representou a nossa nação no “Código Polar”, realizado em Valparaíso, no Chile.
Com mais de 40 anos de formados no CIABA, o CLC Garcia tem como características o bom relacionamento, simplicidade e o desejo em ajudar as pessoas da melhor maneira possível.
Este colunista teve a honra de ser aluno do mestre Garcia, nas matérias de navegação astronômica, onde seus ensinamentos são aplicados até aos dias de hoje quando embarcado no comando dos navios mercantes.
Umas das semelhanças deste colunista com o mestre é o fato de ter ganhado sete Prêmios Escolares por ocasião da Cerimônia de Formatura.
Dentre seus Prêmios destacam-se os seguintes: “Petrobrás” e “Lloyd Brasileiro” (1º lugar na classificação final da sua turma), “Docenave” (maior soma de pontos, resultante das notas das provas nas disciplinas dos cursos fundamentais de náutica e de máquinas), “Serviço de Sinalização Náutica do Norte” (aprovação em 1ª época em todas as disciplinas), dentre outros.
Ressaltamos que ele também é graduado em Engenharia Civil pela “Universidade da Amazônia” (Unama) com o CREA-7409 e Pós Graduado em Engenharia Industrial pela “Universidade Federal do Pará” (UFPA).
Gerações de Oficiais da Marinha Mercante tiveram o CLC Garcia como professor. Por tudo que representa para nosso CIABA e nossa profissão, homenageamos o Mestre como Destaque da Coluna nesta data.

Importante webinar será realizado nesta data

“Tendências Cibernéticas no Ambiente Marítimo” é a Webinar que estará ocorrendo hoje, às 18:00 horas, no canal do Youtube. As inscrições se encerraram no dia 27 de Julho. Para aqueles que conseguiram confirmar suas presenças online, o link deverá ser enviado.
As palestras serão proferidas pelo 1º Tenente (T) Sanmartir, que é pós-graduado em Segurança da Informação e da Comunicação e pelo 1º Tenente Paulo Freire, que também tem a mesma pósgraduação e atualmente é Encarregado da Divisão O-2 da Fragata “Liberal”.
O evento será o nono a ser realizado online, fazendo parte da série de “Tópicos de Estudos Marítimos” (Maritime Studies Topics), organizado pelo Alumni PPEGM EGN.
Para os que irão participar, o objetivo da webinar será de debater assuntos atuais e relevantes sobre as questões que envolvam o ambiente marítimo.
Este colunista irá assistir e desde já deseja boa webinar a todos.

Pelo seu especial conteúdo, publicamos mensagem abaixo:

Agradeço as palavras do Oficial Superior de Máquinas Magalhães, pela citação na edição anterior da coluna. Com certeza nos deixa feliz:
“Obrigado pelas palavras pelo senhor escritas. Saiba que foi muito bom ter viajado com o senhor. Fizemos uma ótima viagem no “João Cândido”, atingimos tudo que a empresa esperava de nós e, nossas ações desenvolvidas durante e após o incêndio, determinaram o futuro do próprio navio. Ele hoje cumpre, com a ajuda dos nossos colegas que lá estão, a programação à ele destinada.
Forte abraço!”.
Gente fina é outra coisa.
Boa aposentadoria!

Navegando

Em Belém, o Comando do 4º Distrito Naval realizou a Cerimônia em Homenagem aos Marinheiros Mortos em Guerra. O evento ocorreu a bordo do Navio-Patrulha “Guanabara” e contou com a presença do Vice-Almirante Valter Citavícius Filho. Foi lançada uma coroa de flores na Baía do Guajará.

A Marinha do Brasil vem contribuindo de maneira eficiente no levantamento hidrográfico no Rio Negro. Com isso serão feitas as confecções das cartas náuticas 4661, 4662, 4663 4664. Isso irá ajudar os navegantes a conduzirem suas embarcações com segurança, garantindo o desenvolvimento socioeconômico desse setor da região amazônica.

Na Segunda Guerra Mundial, a Marinha de Guerra Italiana entrou no conflito em 1940. Eram seis navios de guerra, dois deles muito modernos (que depois receberam a companhia de mais dois), 22 cruzadores, 59 grandes destroieres e 67 pequenos para escolta e 113 submarinos. Essa frota era maior que a Esquadra Mediterrânea do Reino Unido, porém não tinha porta-aviões.

Encontra-se em águas nacionais o NT “Abdias Nascimento” da Transpetro. Esse navio teve como primeiro Comandante este colunista que, no ano de 2017, acompanhou sua fase de acabamento no Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco e entrou no tráfego realizando sua viagem inaugural de Suape a Salvador. Esteve nessa viagem o Capitão de Longo Curso João de Sousa Santos Neto que muito me auxiliou na adaptação das manobras desse navio.

Essa adaptação foi necessária, em virtude do colunista ter saído do gaseiro NT “Oscar Niemeyer”, com 117 metros de comprimento, calado de verão de 6,0 metros e carga de 7.000,0 m3 de GLP, para um navio petroleiro de 274 metros, 17 metros de calado de verão e carga de 177.000,0 m3.

Diferença grande. Além deste colunista, outros Comandantes saíram da classe dos navios gaseiros para os grandes petroleiros, dentre os quais destacamos o Capitão de Longo Curso Helton Guilherme Pereira, que foi meu primeiro Imediato ao ser promovido para o Comando, isso no NT “Guaporé”, e o Capitão de Cabotagem Hugo de Oliveira Alcoforado, que também foi meu Imediato na construção do NT “Oscar Niemeyer”. Dois excelentes Comandantes da nossa frota.

No último dia 25 de Julho a “Base Naval de Val de Cães” completou seu 72º Aniversário. Nesta mesma data, dois anos atrás, este colunista recebia o “Diploma de Amigo da Base Naval de Val de Cães”, pelo seu Comandante, Capitão de Mar e Guerra Marcelo Veloso de Paula, hoje na reserva, e o Imediato, Capitão de Fragata (EN) Carlos Evandro da Cunha Bezerra. Parabéns à BNVC.

Em breve este colunista estará embarcando para cumprir seus deveres com a nação e a navegação. Contudo, a coluna continuará a ser publicada normalmente, desta vez de bordo do próximo navio que ainda não está definido.

O “Portal da Navegação” agora está totalmente com administrativo novo. As matérias do nosso saudoso amigo Alyrio Sabbá (in memoriam) podem ser visto no seu espaço dentro do próprio site. Temos saudades de sua coluna que sempre teve compromisso com a verdade em nosso setor.

Os agradecimentos ao Sr. Edson Sabbá pelas palavras de motivações para este colunista. Conforme suas palavras “sua coluna está excelente. Vai fazer sucesso”. Ele que é o diretor do site “Portal da Navegação” e fez o convite pessoalmente a este colunista. Agora a minha palavra para ele: “espero poder colaborar com site da melhor maneira possível, sempre com o compromisso de levar as informações reais do nosso setor”.

Atenciosa mensagem foi enviada pela professora Selma Grello demonstrando sua felicidade pelo colunista ter lembranças. Ela tinha grande amizade com o nosso amigo Alyrio Sabbá, além de ser muito ligada ao Almirante Fortuna, que foi Comandante do 4º Distrito Naval, da Escola Superior de Guerra e do Comandante de operações Navais. A Professora Selma trabalhou por muitos anos no CIABA, sendo inclusive Chefe de Departamento de Ensino. Como dizia nosso amigo Alyrio: “Para ela um beijo e uma rosa”. Conte sempre conosco, professora.

Em qualquer organização ou setores de uma empresa quando as pessoas não se comunicam ou interagem, poderá acontecer o pior. O livro “Este Barco também é seu” do CMG Abrashoff ensina: “Mentiras e arrogância criam uma atmosfera de “nós contra ele” que envenena a produtividade”.

Ainda no livro: “O sigilo gera isolamento, não sucesso. Conhecimento é poder, sim, mas o que os líderes precisam é poder coletivo, e isso requer conhecimento coletivo. Descobri que, quanto mais as pessoas conheciam quais eram as metas, melhor aceitação eu tinha – e alcançávamos os melhores resultados juntos”.

Na data de ontem fez um ano que este colunista recebeu a confirmação para entrada na “Abrammil” (Academia Brasileira de Medalhística Militar). O convite partiu do próprio Presidente da Academia, Coronel da Reserva do Exército Régis Lermen. Em breve a Academia estará realizando a 53ª Ação Social e a 40ª Cerimônia da Abrammil, onde diversas personalidades civis e militares serão homenageadas. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next