NAVEGAÇÃO EM FOCO – Aniversário da Base Naval de Val de Cães

A Base Naval de Val-de-Cães (BNVC), completou, no último domingo, 72 anos de existência. Ativada em 1949, o nome teve origem no antigo “Vale de Cães”, denominação dada pela comunidade que habitava a região, onde, hoje, está localizada a Organização Militar. A BNVC é uma Organização Militar Prestadora de Serviços Industriais com a missão de prestar o apoio logístico fixo às Forças e unidades navais da Marinha do Brasil que operem nas águas marítima, fluvial ou ribeirinha sob jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval.
Atualmente, a BNVC possui capacidade para docagem e reparos de navios de até 40 mil toneladas, da Marinha do Brasil (MB) e extra-MB, nas áreas de mecânica naval, motores, distribuição e geração de energia e estruturas navais, dentre outras. Esta estrutura permitiu, por exemplo, a construção de lanchas escolares, de apoio médico e sociais, que além de fomentar a indústria local, contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população. A BNVC é comandada pelo paraense e Capitão-de-Mar-e-Guerra Rodrigo Antônio da Costa Costeira.

RECORDAR É VIVER 1 # As manhãs na sede da APBAM

Alô, Alô, APBAM: José Maria foi reeleito nosso presidente!

A extinta Associação de Praticante da Bacia Amazônica (APBAM) foi fundada em 20 de março de 1970 e funcionou até meados de 1997, quando as Praticagens, por força de lei, transformaram-se em empresas. Durante 27 anos de atividade, era rotina de todos os Práticos passarem pela na sede da Associação, em Belém, pela manhã.
Os praticantes acompanhavam a escala de serviço e, nas horas de lazer, os jogos de cartas eram colocados na mesa. As conversas eram sobre navegação, principalmente em relação às mudanças no canal de navegação no rio. Em tempos em que não existia GPS, era no olho mesmo e no conhecimento, meus amigos e minhas amigas.
Na sede, também eram realizadas as Assembleias Gerais de eleições e discussões de pautas importantes para a categoria. As eleições costumavam ser tranquilas, visto que o Prático José Maria Carvalho foi presidente durante 24 anos, sempre eleito por aclamação. Recordo-me que em 2000 que teve concorrência. O Prático José Mário Rosseti bateu chapa, a eleição foi apertada, porém José Maria ganhou por 4 votos!
A foto de hoje registra uma manhã na sede da APBAM. Da esquerda para direita, os Práticos Antonio Cardoso, José Maria Araújo (ainda em atividade), Pedro Sobrinho, Evandro Rebelo e José Rocha (falecidos). Atenção para o detalhe no quadro na parede: José Maria Carvalho. Antecipando, o Prático José Rocha será tema no Recordar é Viver.

RECORDAR É VIVER 2 # A velha-guarda da praticagem

O bar do Alfredo, em Manaus/AM, era parada obrigatória antes de zarpar.

Além das manhãs na sede da APBAM, os Práticos também tinham outros dois locais preferidos: para tomar uma cervejinha antes de ir almoçar em casa, o bar Porta Larga, que ficava na Presidente Vargas, em Belém, e o bar do Alfredo, em Manaus/AM, pertinho da Capitania dos Portos.
Na capital amazonense, os Praticantes de Práticos também frequentavam o bar, porém ficavam em mesas separadas ouvindo as conversas dos Práticos. Claro, eram dicas valiosíssimas sobre navegação no Rio Amazonas. Nos anos 1960 e 1970, não havia aparelhos de auxílio à navegação e o conhecimento era repassado por Práticos mais experientes.
Além das conversas, também rolavam croquis dos trechos dos rios que os Práticos rascunhavam e, depois, jogavam no cesto de lixo. O praticante atento pegava os desenhos depois que os práticos saíam do bar…
Na foto, registrada no lendário bar do Alfredo, em Manaus, da esquerda para a direita: o Prático Miguel Lessa (uma lenda da Praticagem, era compadre de quase todos os Práticos), um anônimo, o piloto fluvial Pinheirinho e o Prático Pedro Sobrinho. Que saudade….

Mares & Rios

O Centro de Instrução “Almirante Graça Aranha” (CIAGA) realizou no início de julho a comissão “Mercantex 2021”, entre Rio de Janeiro/RJ e Santos/SP, a bordo do navio Doca Multipropósito “Bahia”. Estiveram presentes 196 alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), dos 1º e 3º anos. Na ocasião, os alunos do 1º ano conheceram a rotina no mar e as atividades de máquinas e náutica. Já os alunos do 3° ano praticaram os conhecimentos adquiridos no curso em sala de aula, laboratórios e simuladores.

O Terminal de Bauxita da Alcoa, localizado na cidade de Juruti, na margem direita do rio Amazonas, no Oeste do Pará, realizou, nesta semana, um carregamento de 57 mil toneladas de bauxita no navio “11 Laurence Françoise”. A embarcação tem como destino o Porto de Alfred, no Canadá, abrindo um novo mercado. Os Práticos Alvim Spinola e Reginaldo Rodrigues foram os responsáveis pelo serviço de praticagem.

Ribeirinhos de Breves levaram um susto, ontem, na orla da maior cidade do arquipélago do Marajó. Depois de atravessarem a frente de uma embarcação que manobrava no porto, a rabeta alagou. Quem estava no local, afirmou que havia crianças na água. Várias pessoas ajudaram no socorro e todos estão bem. Prudência, pessoal…

O Navio Patrulha “Pampeiro” realiza, no mês de julho, patrulha naval e inspeção naval nas águas do estado do Pará em apoio à Operação “Samaúma”, que visa prevenir e reprimir crimes ambientais em unidades federais de conservação ambiental, Terras Indígenas e em áreas de propriedade ou sob posse da União. As atividades são desenvolvidas por meio do Comando Conjunto Norte, composto pelos Comando do 4º Distrito Naval, Comando Militar do Norte e Comando Aéreo Norte.

A Soamar-Brasil completou 42 anos de fundação na última terça. Idealizada pelo então Ministro da Marinha e Patrono da Soamar, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo Silva da Fonseca, tem a missão estatutária de congregar as Sociedades Amigos da Marinha, Delegacias, e pessoas e personalidades que tenham recebido a medalha “Amigo da Marinha” ou condecoradas pela Marinha do Brasil. Além disso, a Soamar-Brasil mantém trabalho de coordenação e difusão de conceitos doutrinários e culturais relativos aos assuntos do mar e dos projetos da Marinha do Brasil. O atual presidente, Orson Feres, escreveu uma carta comemorativa e inspiradora. Vida longa!

O próximo mês de agosto será muito festivo, pois chegou em minhas mãos a relação dos aniversariantes do mês, é uma lista repleta de grandes amigos e pessoas ligadas à área da navegação, portanto vamos ter muito o que comemorar. Que bom! (LOP)

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next