CONVÉS PRINCIPAL – Marinha promove Ação Social no furo do arrozal, em Barcarena (PA).

A Marinha do Brasil, em parceria com diversos órgãos, promoveu no dia 31 de agosto uma Ação Cívico-Social (Aciso) na comunidade da Fazendinha, no Furo do Arrozal, em Barcarena (PA). A expectativa foi de beneficiar mais de 300 famílias locais, oferecendo serviços gratuitos, que visam bem-estar e promoção da cidadania.
Uma equipe multidisciplinar de saúde do “Hospital Naval de Belém” (HNBe) prestou atendimentos médicos e odontológicos e realizou a distribuição de medicamentos da atenção básica e de kits de higiene bucal, com orientação sobre escovação. No campo da saúde, ainda foram realizados testes rápidos laboratoriais para HIV, hepatite, sífilis e glicemia, além de vacinação em crianças e adultos (HPV, hepatite, influenza e outras).
Na área social, o cidadão pôde contar com serviços de emissão de documentos, como título eleitoral, RG, CPF, Certidão de Nascimento e Óbito, fotos para documentos, bem como recebeu orientação jurídica. Também foram desenvolvidas atividades de conscientização sobre violências doméstica e sexual, gravidez na adolescência e sobre prevenção e combate ao acidente de escalpelamento, além de doação de toucas de cabelo.
O evento foi coordenado pelo Comando do 4º Distrito Naval e HNBe, com participação da Praticagem da Barra do Pará, da Sociedade Amigos da Marinha Pará, das Secretarias de Saúde de Barcarena e do Estado do Pará, do Tribunal Regional Eleitoral, da Defensoria Pública e do Ministério Público. (Fonte – Assessoria de Comunicação Social – 4DN).

SBM Offshore assina contrato do FPSO “Almirante Tamandaré” com a petrobrás.

A SBM Offshore assinou contratos com a Petrobras para o arrendamento e a operação do FPSO “Almirante Tamandaré” por 26 anos. Os contratos seguem a assinatura da Carta de Intenções vinculativa, anunciada em 25 de fevereiro.
O FPSO “Almirante Tamandaré” será implantado no campo de Búzios, na Bacia de Santos, a aproximadamente 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. A entrega do FPSO está prevista para o segundo semestre de 2024.
As principais atividades da SBM Offshore serão o projeto, o fornecimento, a instalação, a operação e a extensão da vida útil ao longo de todo o ciclo de vida.
Em 31 de dezembro de 2020, a empresa empregava aproximadamente 4.570 pessoas em todo o mundo. SBM Offshore N.V. é uma holding listada com sede em Amsterdã, Holanda. (Fonte – Portos & Navios)

Navegando

Agradecimentos recebidos da Sra. Helena Barbosa, que em nome do Presidente do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico do Pará), enviou atenciosa mensagem pela divulgação e participação do colunista na programação em homenagem ao Almirante Frazão.

Ao longo do ano o IHGP já realizou oito lives, além do Almirante Frazão, que se encontram no Canal do Youtube e pode ser assistido. O colunista já está inscrito no canal, onde no segundo semestre do corrente ano ocorrerão mais duas lives: uma no dia 29/09 em homenagem a Mário Barata e outra no dia 29/10 em homenagem a Eládio Lobato. Estaremos assistindo.

Conselho do “FMM” (Fundo de Marinha Mercante) aprovou R$ 21 milhões e prioridades para reparos, conforme noticiou “Portos e Navios”. Montante corresponde aos novos valores priorizados na última reunião, realizada no começo de julho, e que são destinados a serviços em embarcações de apoio marítimo no Rio de Janeiro e em Santa Catarina.

A “MAN Energy Solutions” recebeu encomenda para fornecer motor para o primeiro porta-contêineres movido a metanol da indústria naval. O motor será para um navio alimentador da empresa Maesrk, que será construído no estaleiro “Hyundai Mipo”, na Coréia do Sul, com entrega prevista para 2023.

Conforme noticiamos, os Alunos dos 1º e 3º Anos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do CIAGA realizou a “Mercantex-2021” a bordo do Navio Doca Multipropósito “Bahia”. Os 196 Alunos tiveram várias atividades a bordo na viagem que compreendeu entre Rio de Janeiro-RJ e Santos-SP. Foi uma boa oportunidade para os futuros Oficiais conhecerem as rotinas no mar, bem como nas atividades de náutica e máquinas.

O vídeo da homenagem da Soamar-Rio ao Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, conforme noticiamos anteriormente, já se encontra disponível no youtube, através do link: https://youtu.be/qBiQQT15oRY

O Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho ministrou importante palestra para os Alunos da EFOMM-CIAGA. Sob o tema “O Oficial da Marinha Mercante e o Tribunal Marítimo”, os Alunos tiveram conhecimento sobre as finalidades da “Corte Marítima Brasileira”.

O colunista é amigo do nosso saudoso jornalista Alyrio Sabbá. Tínhamos bastante contato, até mesmo quando estava na China. Ele sempre citava na sua coluna sobre minha pessoa. Destaco a mensagem publicada no jornal “O Liberal” e “Portal da Navegação” em 28 de Julho de 2021: “Com certeza a publicação do NT “Oscar Niemeyer” bateu o coração do nosso amigo CLC-Comandante Ricardo Monteiro, do NT “Dragão do Mar”. Ele passou mais de dois anos no seu Comando, fazendo a rota da Amazônia. Meu abraço”. Saudades do amigo Alyrio.

O MV “Log In Endurance” finalmente concluiu sua docagem no “Estaleiro Atlântico Sul” (EAS). Agora de volta ao tráfego, irá trazer divisas para o país. Atualmente está absorvendo muita mão de obra, através de currículos que podem ser enviados através do site da “Log In”. A bordo se encontra um grande amigo do colunista, o Capitão de Cabotagem Allan Moreira. Boa sorte nas navegações e operações.

Muitos Oficiais das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares de vários estados cursaram a “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM), tanto do CIAGA quanto do CIABA. Alguns já chegaram ao posto máximo de Coronel.

O Colunista já se encontra em Salvador (BA), onde no momento se encontra em quarentena para pré-embarque. Depois de 76 dias de repouso em Belém, chegou a hora de embarcar e render o colega que merece o devido descanso junto à família.

O navio que irei assumir será o NT “André Rebouças”, que tem atualmente no Comando o Capitão de Longo Curso Luciano Santos Rodrigues e vem de uma longa de viagem de Cingapura. Esse será o sexto navio da classe Suezmax que este colunista estará comandando. Antes estive nos NT’s “Abdias Nascimento”, “Marcílio Dias” (apenas dez dias), “Milton Santos”, “Dragão do Mar” e por último o “João Cândido”.

Na última terça-feira (27) circulou nas redes sociais um vídeo sobre acidente entre duas embarcações ocorrido em Breves, no Marajó. A embarcação “Sempre com Deus” ao deixar o porto da cidade, com baixa velocidade abalroa de frente com um barco menor que vira lentamente e começa a afundar. As causas do acidente serão apuradas pela Capitania dos Portos do Amazônia Oriental. Segurança da navegação é dever de todos. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next