CONVÉS PRINCIPAL – Formatura da segunda Turma de Aperfeiçoamento para Oficiais de Máquinas é realizada no CIABA.

Comandante do CIABA e o primeiro colocado do curso.
Presentes na formatura do APMA-02/2021.

O Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior, Comandante do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” vem realizando um excelente e dinâmico trabalho, conforme noticiamos.
Com muito esforço e dedicação à frente de sua tripulação, novamente conseguiu formar mais uma turma de aperfeiçoamento de Oficiais, no momento de pandemia onde se observou todos os cuidados da Autoridade Sanitária para que os Alunos pudessem concluir seu curso com aptidão.
Os 37 formandos do “Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Máquinas” (APMA-02/2021) ascenderam à categoria de 1º Oficial de Máquinas, o que lhe dão o direito de exercer as funções de Chefe de Máquinas nos navio de Cabotagem e de Sub Chefe de Máquinas no Longo Curso.
A Cerimônia ocorrida no dia 13 de Agosto de 2021 mostra os valores e responsabilidades que a Marinha do Brasil, representada pelo Comando do 4º Distrito Naval, tem em formar e aperfeiçoar a mão de obra para a Marinha Mercante Nacional.
Dessa turma, batizada de “Professor Gelmirez Ribeiro Rodrigues”, que foi ex Aluno do CIABA em 1969 e faz parte do Corpo Docente dessa instituição até os dias de hoje, teve 35 alunos do sexo masculino e 2 do sexo feminino.
No evento ocorrido no Auditório foram realizadas as trocas das platinas, imposição do distintivo de Aperfeiçoamento, entrega dos certificados de conclusão, além da tradicional premiação do primeiro colocado na classificação, está última feita pelo próprio Comandante Josué.
O colunista teve um colega formado nesta turma, trata-se do agora 1º Oficial de Máquinas Cleber Santos das Neves, que esteve a bordo do NT “Oscar Niemeyer” de 2015 à 2017.
Em virtude da situação epidemiológica que vivemos, o evento foi restrito ao público e teve a participação apenas do pessoal diretamente envolvido.

Maior navio de contêineres do mundo realiza viagem inaugural pelos portos do oriente.

Projetado para capacidade 23.996 TEU’s, o navio “Ever Acer” atualmente é o maior porta-contêinere do mundo. Esse “Gigante do Mar” foi construído no estaleiro “Samsung Heavies Industries”.
Ainda serão construídas mais cinco embarcações dessa série que pertence à classe “Megamax24” (MGX24). Sua propulsão consiste em um motor convencional Diesel de 11 cilindros, com velocidade comercial de 22,5 nós.
O navio segue para o porto de Yantin, na China, após deixar Taipei (Taiwan), em sua viagem inaugural.
Com o comprimento de 400 metros e boca (largura) de 62 metros, essa embarcação desbanca o HMM “Algeciras” que era considerado o maior porta-contêineres do mundo poucas semanas atrás.
Seu peso é de 225 mil toneladas e pertence a armadora “Evergreen”. Vida longa ao novo Gigante dos Gigantes dos Mares.

Navegando

O futuro Comandante da “Base Naval de Val de Cães” (BNVC) já está designado. Pela primeira vez em sua história será comandada por um Oficial Superior do Quadro de Engenheiros. Atualmente o Comandante é o paraense Capitão de Mar e Guerra Rodrigo Antônio da Costa Costeira, que vem realizando exemplar serviço, elevando o nome da nossa Marinha do Brasil. O evento de transmissão de Comando está previsto para Janeiro de 2022.

Outro grande amigo que também estará deixando a função de Diretor do “Centro de Intendência da Marinha em Belém” (CeIMBe) é o Capitão de Mar e Guerra (IM) Luiz Cláudio Otranto Alves. Pessoalmente o colunista pôde comprovar o excelente trabalho que desempenha nessa Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval. Desejamos bons ventos e mares tranquilos em sua próxima comissão.

A turma da Efomm do Ciaba a se formar neste ano será a “Drakkar”, que por sinal já realiza os preparativos para os momentos inesquecíveis dos futuros Oficiais. Estamos na torcida para que tudo ocorra bem e que essa pandemia finalmente amenize. Eles que, assim como a Turma “Atlante”, são heróis, pois viveram momentos atípicos na história da humanidade. Mamães, papais, familiares e amigos estão orgulhosos de todos vocês.

O colunista teve a grata satisfação de participar de uma live sobre “Assédio Moral e Sexual” numa roda de conversas que teve participação maciça do público feminino. As duas Praticantes do NT “André Rebouças” se fizeram presente no evento e perceberam o quanto é importante que se denuncie esse tipo de contravenção.

As redes sociais são excelentes meios para manter-se informado e realizar contatos com familiares e amigos. Porém, se usada indevidamente, poderá vim a se tornar um problema, até de grande proporção. Recentemente áudios estiveram circulando que determinado tripulante de uma empresa de navegação estaria descumprindo algumas recomendações, o que não foi verdade, conforme constatado. Caberia uma nota dessa empresa até mesmo para resguardar o seu nome e do tripulante dos comentários maldosos.

Após a crise que vivemos no setor marítimo nos últimos anos, agora o mercado começa a aquecer novamente. Muitos colegas do colunista, que estavam ociosos, já foram chamados para embarque em empresas de navegação e offshore. Agora vem a oferta das melhores condições de trabalho e salários, além do repouso que é muito importante.

Agradecemos a mensagem enviada pelo Capitão de Longo Curso Afonso de Almeida Corrêa. Ele que é um grande escritor, sendo responsável pela “Revista Eletrônica” e “O Sextante”, além de fazer parte da Diretoria de Comunicação Social do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM). Em breve estaremos recebendo o novo informativo do mês de Julho.

Chegou nesta data em Salvador o NT “Henrique Dias” da Transpetro, após uma viagem para Cingapura que levou três meses. O Comandante Carvalho está com a consciência tranquila do dever cumprido, uma vez que foi sua primeira viagem no Longo Curso no Comando de um “Gigante do Mar”. Muitas ainda virão na conta desse “lobo do mar”, que é um dos melhores por sinal.

Em breve, outro navio suezmax da Transpetro estará se destinando a Cingapura, o NT “Marcílio Dias” que tem no seu Comando o Capitão de Longo Curso Fabrício de Lima de Souza, colega de turma de 1997 do CIABA. Boa viagem ao amigo.

O Capitão de Longo Curso Cássio Lopes Guimarães atua como Assessor Náutico no porto de Angra dos Reis, conhecida pelas suas belas ilhas. Nesse porto também ocorrem diversas operações no modal “Ship to Ship” com navios de grande porte como os VLCC’s (Very Large Crude Carrier) que podem transporta dois milhões de barris de petróleo e calado de 21,0 metros ou mais. Grande responsabilidade tem o Capitão, que com sua experiência vai cumprindo o dever com zelo, eficiência e segurança.

A coluna está sendo lida no Detran (Departamento de Trânsito) órgão pertencente ao nosso Estado do Pará. Os agradecimentos a todos os funcionários dessa instituição pelo trabalho que vem realizando e, em especial, ao amigo de longa data Marcos Paciência, que trabalha com afinco sempre orientando os motoristas.

Agradecimento ao nosso grande amigo Prático da ZP1 Luiz Omar Pinheiro pela nota publicada na sua coluna “Navegação em Foco” deste comando ao assumir o NT “André Rebouças”. Todos os domingos, terças e quintas, suas matérias estampam as páginas do jornal “O Liberal” de Belém do Pará. Gente fina é outra coisa. Forte abraço ao amigo. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next