NAVEGAÇÃO EM FOCO – Comandante da Marinha promove ações de combate ao escalpelamento

O Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, Comandante da Marinha, juntamente com o Vice-Almirante Valter Citavicius, Comandante do 4º Distrito Naval, reuniram-se com este colunista (FOTO ACIMA) para falar sobre o trabalho da Marinha na prevenção de acidentes de escalpelamento na região. A Marinha desenvolve atividades de conscientização para prevenir novos casos, além de promover operações para incentivar a instalação de cobertura de eixos em embarcações.
O escalpelamento ocorre quando o eixo desprotegido do motor de embarcações arranca bruscamente o couro cabelo, o escalpo, de onde origina-se o termo escalpelamento. No Pará, a capital Belém e as cidades de Breves, Cametá, Muaná, Curralinho e São João da Boa Vista são as que possuem o maior índice de acidentes do tipo, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT).
Segundo dados da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), 93% dos casos de escalpelamento da região amazônica têm mulheres como vítimas. Destas, 65% são crianças, 30% adultos e 5% idosos.
O 4º Distrito Naval é o primeiro a ser visitado pelo Comandante Garnier, desde quando assumiu a Marinha em abril deste ano. A decisão foi tomada porque, além de ser um dos distritos mais antigos, tem bom relacionamento com a população e contribui para o desenvolvimento da região vive alavancado pelo Arco Norte.

Soamar-CE tem novo presidente

Jamiro Dias, Presidente Soamar-CE, Almirante de Esquadra Rocha e Orson Rêgo, Presidente da Soamar-Brasil.

Tomou posse o novo Presidente da SOAMAR-CE, o empresário Jamiro Dias de Oliveira Junior. A solenidade ocorreu na capital Fortaleza a bordo do NaPAOc “Araguari”, navio da Marinha do Brasil, e contou com a presença de um número expressivo de soamarinos e membros da sociedade cearense. Entre eles, o ex-presidente da Soamar Brasil, Meton Vasconcelos, e o atual Presidente da Soamar Brasil, Orson Antonio Feres Moraes Rêgo. O Almirante de Esquadra Flavio Augusto Viana Rocha, que é natural de Fortaleza, também esteve presente.
Jamiro Dias de Oliveira Junior e Orson Rêgo estudaram na nossa Universidade do Mar, o Centro de Instrução Braz de Aguiar (CIABA), e são formados em Oficiais de Náutica na turma de 1987. Porém, hoje Jamiro Junior é empresário da área de navegação e agenciamento marítimo no Nordeste. Orson também é empresário do ramo de turismo e marítimo/portuário nas gestões dos Navios de Ensino e Pesquisa das Universidades Federais do Maranhão e Pernambuco.

RECORDAR É VIVER # O LENDÁRIO PRÁTICO JOSÉ FERNANDO DA ROCHA

O Prático Rocha foi habilitado como Praticante de Prático pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), através do diretor e Contra-Almirante, Euclides de Souza Braga, em outubro de 1958. O estágio de Praticante foi na Empresa Inglesa Booth Line. Na época, tinha forte atuação na Bacia Amazônica e, assim como Lloyd Brasileiro e Snapp, era referência na formação dos Práticos da região. Em 1962, Rocha foi habilitado como Prático e contratado pela própria Booth Line, onde trabalhou até 1970, quando ajudou a fundar a Associação de Praticagem da Bacia Amazônica (APBAM).
Recordando-se do saudoso Rocha, é impossível não vir à memória quando solicitou à Booth Line que o contratasse para fazer viagens à Europa. A função: virador de castanha A missão era ir do Amazonas até a Europa virando a castanha no porão do navio para não apodrecer durante a viagem. A experiência, além de levá-lo para conhecer o Velho Mundo no navio S/S “HILARY”, ajudaram a aprimorar o inglês.
O prático Rocha se “imortalizou” na Bacia Amazônica quando o canal 69 no rádio VHF foi batizado como “canal do Rocha”. Os comandantes de embarcações costumam dizer “troca de canal, vai para o canal do Rocha” durante as viagens. Rocha morreu em 24 de março de 2005, com 47 anos de serviços de praticagem, deixando a esposa Senhorinha Rodrigues da Rocha e cinco filhas.
Prático Rocha pilotando uma lancha no rio Tapajós em frente ao sugestivo navio de turismo “World Discovery” (Descoberta Mundial, em tradução livre).

Mares & Rios

Os Capitães de Longo Curso José Alves, Arlindo Barreto, Ribamar Lima e Arlindo Nazaret, quando da ativa, eram referência na Marinha Mercante. Hoje, fazem parte do quadro de docentes do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA). As trajetórias deles serão temas da sessão RECORDAR É VIVER nas próximas edições São Homens do Mar, grandes navegadores e mestres por excelência.

Nos dias 23 e 24 de agosto, no Sofitel Guarujá Jequitimar, acontecerá o Santos Export 2021, com transmissão gratuita pela internet. A ampla programação conta com a presença do ministro da Infra estrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, do diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, além de representantes da Santos Port Authority (SPA) dirigentes de importantes terminais portuários, concessionárias e do setor produtivo.

Mesmo com o fim das férias escolares em julho, a tranquilidade na Ilha do Mosqueiro será mantida. Quem garante é o diretor da Polícia Civil de Mosqueiro, delegado Heitor Magno. Com o apoio do Ministério Público, Polícia Militar, Guarda Municipal e Poder Judiciário, na pessoa do Juiz de Direito, Dr. José Torquato Araújo. Vale ressaltar que, durante o mês de julho, houve redução de índices de violência e criminalidade.

O CIABA, através do comandante CMG Josué Fonseca Teixeira Junior, vai inaugurar no próximo dia 26 de agosto a sala do Jornal Canal 16 que terá o nome de Alyrio Sabbá, uma homenagem ao saudoso jornalista falecido este ano.

Para finalizar, no dia 21, quem vai completar idade nova é o jovem Gian Barbosa, presidente do Grupo Linave e filho do saudoso Ivan Janaú Barbosa. A Coluna Navegação em Foco deseja muitas felicidades (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next