CONVÉS PRINCIPAL – Comandante da Marinha cumpriu agenda na área de jurisdição do 4º Distrito Naval.

A Autoridade máxima da Força Naval, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, esteve recentemente em nosso Estado, onde cumpriu agenda operativa e administrativa, que incluiu visitas às Organizações Militares que fazem parte do Comando do 4º Distrito Naval.
Em sua passagem por Belém foi programada a divulgação da “Semana de Prevenção ao Escalpelamento”, típico acidente que ocorre na região, principalmente em comunidades ribeirinhas da Bacia Amazônica. Esse evento ocorrerá entre os dias 20 a 29 de Agosto nos municípios de Breves e Curralinho, demonstrando a preocupação e comprometimento da Marinha do Brasil nas campanhas educativas, onde também serão realizadas entregas de coberturas de eixos de motores de embarcações.
A agenda do Comandante Garnier também envolveu visitas às de Itaituba e Santarém, no período de 17 a 19 de Agosto.
Importantes assuntos foram abordados como o desenvolvimento da região portuária de Miritituba e os impactos na segurança do tráfego aquaviário.
Essa é a primeira vez que o Almirante veio a Belém após ter assumido o Comando da Marinha do Brasil.

Megalogísitca em importantes operações no Arco Norte

A foto mostra barcaças carregadas com soja e milho à espera da chegada do navio para as manobras de transferências, conhecidas como “Barge to Ship”.
As importantes operações da empresa “Megalogística” demonstra a pujança do agronegócio no Arco Norte, onde já se observa a rentabilidade nesse setor.
O Capitão de Mar e Guerra (RM1) José Alexandre Santiago da Silva, que foi “Capitão dos Portos da Amazônia Oriental” (CPAOR) vem realizando um brande trabalho e contribuindo para o desenvolvimento dessa empresa de renome.

Navegando

Neste ano mais uma vez não teremos o tradicional Desfile Cívico-Militar em alusão ao 199º Aniversário da Independência do Brasil. Por conta da pandemia, pelo segundo ano consecutivo o Ministério da Defesa suspende a cerimônia que é considerada uma das mais importantes do país.

Nesses desfiles, a Marinha Mercante Brasileira sempre se faz representar pela Escola de Formação de Oficiais do CIABA e do CIAGA, ostentando os garbosos uniformes brancos ou azuis marinho, em Belém, Rio de Janeiro e Juiz de Fora, sempre arrancando aplausos do público presente. Esperamos que no ano de 2022, quando se comemora o aniversário de número 200, possamos estar presentes nesses eventos.

A Marinha do Brasil sempre promove o “Programa Pátria Voluntária”, sendo um programa nacional que visa fomentar a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo, além de estimular o apoio à população em situação de vulnerabilidade.

Recentemente esse programa aconteceu no “Arsenal de marinha do Rio de Janeiro” (AMRJ), onde nas instalações do seu hospital ocorreu a campanha de doação de sangue, mobilizando militares e servidores civis da área do Comando do 1º Distrito Naval. Nossa Marinha sempre está de parabéns.

Outro fator que nos orgulha da nossa força de mar é em relação a preservação do meio ambiente. Nesse mês de agosto, em conjunto com a Força Aérea Brasileira, atuou no combate aos vestígios de óleo e lixo nas praias do Arquipélago de Fernando de Noronha. É a Marinha atuando na preservação do nosso ecossistema e meio ambiente marinho.

Vários filhos de Oficias da Marinha de Guerra estão abraçando a carreira de Oficial da Marinha Mercante. Em breve o filho de um grande amigo estará se formando na turma deste ano do CIABA. Com certeza o CMG (RM1) Santiago e família estão na ansiedade deste tão sonhado dia. Depois disso, toda a força adiante para o mar.

Uma das maiores empresas de navegação do mundo, a “Maersk”, inovará com o seu primeiro navio a operar com metanol neutro em carbono, garantindo o famoso “combustível verde”. Cerca de dez mil toneladas de e-metanol serão produzidos para o consumo anual dessa embarcação. O meio ambiente e o planeta Terra agradecem.

O Capitão de Fragata (EN) Carlos Evandro da Cunha Bezerra hoje atua na Seção de Armamento no complexo da Base Naval de Val de Cães. Ele que bem pouco tempo atrás foi o Imediato dessa Organização Militar. Amigo do colunista desde a época do Colégio Ideal (1993), onde estudamos e nos preparamos para nossas carreiras, esteve na Efomm em 1994, saindo para terminar seu curso de Engenharia Mecânica na UFPA, para enfim entrar no Quadro de Engenheiros.

A professora Selma Grello é uma leitora assídua e fiel de nossa coluna. Sempre enviando mensagens e comentários que nos deixam felizes. Podemos afirmar que é uma verdadeira motivadora de profissionais. Pena que um dia temos que aposentar de nossas funções. Com certeza no seu tempo de CIABA, seu trabalho deixou saudades até os dias de hoje. Obrigado, professora.

O colunista não vê a hora de atracar em Angra dos Reis e rever muitos amigos. Vida de mercante também é assim, fazemos amizades em todos os lugares por onde passamos, seja nacional ou internacional. São momentos que levamos para vida.

“O segredo para ser um Comandante bem sucedido é ver o navio pelos olhos da tripulação”. Essas célebres palavras estão no livro “Esse barco também é seu” do Capitão de Mar e Guerra D. Michael Abrashoff. Os “reis” de muitas empresas poderiam adotar essa prática e ver sua instituição através dos olhos dos seus colaboradores, invés de ficarem sentando no trono esperando ver e acontecer.

O Comandante Abrashoff comenta também que só então seria possível descobrir o que estava realmente errado e com isso ajudar as pessoas, nesse caso, os marinheiros, ganhando mais responsabilidades para consertar o que está errado. Para mim, isso se chama motivação, união e agregar valores. Colocar no papel é fácil, praticar é difícil para muitos, mas nem todos. Fica a dica para os “reis”.

A coluna do nosso grande e saudoso amigo e Alyrio Sabbá pode ser lida no “Portal da Navegação” em seu próprio espaço. Ele esteve noticiando no nosso setor por mais de meio século. Tive uma grata lembrança do nobre jornalista nesses dias: 17 de Agosto de 2017, pouco mais de 4 anos atrás, entregava ao mesmo a placa de “Tripulante Honorário do NT Oscar Niemeyer”. Foi um dia marcante para ambos.

A nossa conterrânea amiga de Icoaraci, Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, primeira Comandante feminina da Marinha Mercante Brasileira sempre se destacou na vida no mar. Desde os tempos de Escola já demonstrava interesse em seguir a carreira. Somos testemunhas de sua brilhante e exemplar trajetória, onde serve de motivação para várias Oficiais chegar ao Comando, além de estimular também as Oficiais de Máquinas para chegarem ao cargo de Chefe. Não é a toa que têm reconhecimentos nacionais e internacionais. Em breve estará recebendo outra homenagem, se Deus quiser. “Essa depois eu conto”. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next