NAVEGAÇÃO EM FOCO – Soamar recepciona comandante da Marinha

Contra Almirante Capristano, Almirante de Esquadra Almir Guanier, Relton Pinto e Vice Almirante Valter Citavicius
Miguel Salgado, Luiz Omar Pinheiro, Almirante de Esquadra Garnier, Relton Pinto, Rachel Gribel e Sonia Guedes

A Sociedade Amigos da Marinha Pará (Soamar-PA) realizou, no dia 18 de agosto, um congraçamento de boas-vindas ao Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, que esteve presente em Belém para cumprir agenda administrativa e operativa, com visita às Organizações Militares da Marinha no Pará.
O evento contou com a presença do Presidente da Soamar-PA, Relton Osvaldo Pinto, e de demais membros da Diretoria da instituição: Sônia Guedes, Milva Rebelo, Carlos Nascimento, Miguel Salgado, Rachel Gribel, Leonel Pinto, Breno Dias, Assis Neto, Kleber Menezes e Luiz Omar Pinheiro. O Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, também esteve presente junto com a Diretora das Voluntárias Cisne Branco – Seccional Belém, Marly da Motta Câmara, o General de Exército Negraes, Comandante Militar do Norte, e Major-Brigadeiro Medeiros, Comandante do Comando Aéreo Norte (I COMAR), o Contra-Almirante Capistrano, Chefe de Gabinete do Ministro da Defesa, CMG Abreu, Chefe do Estado-Maior do 4 DN, CMG André Luís, Capitão dos Portos, CMG Mônica Luna, Diretora do Hospital Naval, e as Tenentes Ohana e Angela Bazzoni do Departamento de Comunicação do Distrito.

Caramuru Alimentos S/A arremata em leilão área do porto de Santana/AP.

Navio em operação de carregamento de farelo de soja da Caramuru em Porto de Santana.

A Caramuru Alimentos S/A, representada pela corretora Itaú, arrematou a área MCP-02 no Porto de Santana no Estado do Amapá, por R$ 5.850 milhões. Fato ocorrido no leilão realizado pela Agência Nacional de Transporte Aquaviários – ANTAQ. A área em questão tem um total de 3.186 m2 com o prazo contratual de 25 anos, investimento total de R$ 41.3 milhões e uma movimentação de 4.3 milhões de toneladas.
Por sinal, a Caramuru já tem uma forte atuação no Porto de Santana, pois há mais de três anos que a empresa vem usando o porto para realizar os embarques de farelo de soja para o mercado externo, como Europa e Asia. Mantendo assim, uma média de 12 embarques por ano e perfazendo um total de 360 mil toneladas embarcadas por ano de Farelo de soja que são produzidas na fábrica em Miritituba e que chegam ao porto de Santana por barcaças.
Com a arrematação da área MCP-02, a Camaruru Alimentos, planeja aumentar sua participação no porto, pois o projeto será construir no local uma indústria de olho de soja e a construção de silos para o armazenamento do seu farelo de soja e assim aumentar o volume de toneladas embarcadas no porto.

Mares & Rios

No último dia 13 de Agosto, no Centro de Instrução Braz de Aguiar (CIABA), ocorreu a Cerimônia de Conclusão da segunda turma do ano de 2021 do Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Máquinas (APMA – 02/2021). Na ocasião 37 alunos, sendo 35 homens e duas mulheres, concluíram, com êxito, o curso. Aturma foi batizada com o nome “Professor Gelmirez Ribeiro Rodrigues”.

A ANTAQ autorizou a Cargill Agrícola S/A a iniciar as atividades da Estação de Transbordo de Cargas – ETC , localizada em Miritituba, em Itaituba, sudoeste do Pará, para operação integral de movimentação e armazenamento de cargas com perfil de granel sólidos.

Ainda sobre a ANTAQ, a agência realizou na tarde desta quinta-feira uma reunião, por videoconferência, com operadores do transporte de cargas e de passageiros na navegação interior para discutir a proposta de revisão e consolidação dos normativos da Agência que afetam o setor. O assunto é tema da Agenda Regulatória da ANTAQ no biênio 2020/2021 e objetiva simplificar o estoque regulatório da navegação interior.

O Porto da Ponta da Madeira, em São Luís/MA, recebeu, no dia 18 o navio “Sea Vitoria”, primeiro de transporte de minério do mundo a usar tecnologia inovadora de geração de bolhas de ar artificial ao redor do casco com o objetivo de redução no consumo de combustível, que pode gerar um redução de ate 4,4% de emissão anual de dióxido de carbono na atmosfera terrestre.

Durante o lançamento da Semana de Prevenção ao Escalpelamento, que será realizada entre os dias 20 e 28 de agosto, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, falou que Marinha tem como meta e zerar este tipo de acidente. Em 2019, foram 13 casos registrados. No ano seguinte, caiu para 8 e, neste ano, foram 7 casos até o momento.

Pelas redes sociais, o Comandante da Marinha informou que conheceu de perto as relevantes tarefas desempenhadas pela centenária Capitania Fluvial de Santarém (CFS), em prol da segurança da navegação e da salvaguarda da vida humana no oeste do Pará, berço de importantes rios nacionais, como o Amazonas, o Tapajós e o Trombetas (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next