NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha inaugura serviço referência em saúde do idoso

O Hospital Naval de Belém, Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), que tem como diretora a CMG Monica Luna, inaugurou o Núcleo de Atendimento ao Idoso na Marinha (NAIM) e o Serviço de Medicina Integral (SMI), em Belém (PA), no início do mês de agosto. O evento foi presidido pelo Comandante do 4º Distrito Naval Vice Almirante Valter Citavicius, e teve a participação do Diretor do Centro Médico Assistencial da Marinha, o Contra Almirante Barra.
O SMI tem por objetivo o atendimento por médicos capacitados a resolver a maioria dos problemas de saúde, sem necessidade de marcação de consultas, direcionando ao especialista quando indicado e o NAIM é composto por uma equipe multidisciplinar qualificada para o atendimento do idoso com idade igual ou superior a 60 anos, frágil ou com risco de fragilização, ou seja, idosos mais vulneráveis aos agravos da saúde que são identificados e encaminhados pelo SMI.
A atuação da equipe está direcionada para a prevenção de quedas e doenças, reduzindo assim a necessidade de hospitalização, através de atendimento geriátrico, exercícios físicos, estímulos de memória e linguagem e apoio psicológico. Em média, 25% dos idosos possuem algum grau de fragilidade, correspondendo a cerca de 600 pacientes na área do Comando do 4º Distrito Naval.

SeMOB estuda implantação de linha fluvial municipal

A superintendente de Mobilidade Urbana, Ana Valéria Borges, com o diretor de Transporte da SeMOB, Fernando Pinho

Na última sexta-feira (20), a prefeitura de Belém, através de representantes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB), realizaram a primeira viagem experimental de um catamarã. O objetivo foi avaliar preliminarmente a possibilidade de implantação de uma linha fluvial, que faça a ligação do centro de Belém, Icoaraci e Outeiro, de forma rápida e segura.
A embarcação que teve a viagem iniciada no Terminal Hidroviário Ruy Barata, passou pela UFPA, Ver-o-Peso, Icoaraci e Outeiro, em viagem que durou cerca de 25 minutos. A viagem de ônibus demora cerca do triplo disso, relatam alguns usuários.
A embarcação utilizada tinha capacidade de 152 passageiros, ambiente climatizado, com assentos acolchoados e lugares reservados para usuários com prioridade, banheiro adequado para pessoas com dificuldade de locomoção, lanchonete, espaço para bebedouro e repositório de álcool em gel.
Após a viagem, a superintendente Ana Valéria Borges, acompanhada de sua diretoria e equipe técnica, se mostrou satisfeita com a performance da embarcação, com sua velocidade, conforto e segurança. Após esse teste inicial, começam os estudos mais apurados que permitam avaliar a viabilidade econômico-financeira dessa iniciativa.
Nas redes sociais, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, disse esperar incluir, em breve, o transporte fluvial no sistema de transporte público da cidade.

CONHECENDO A AMAZÔNIA # Rio Amazonas, o Rei de todos os rios do mundo.

Encontro das águas do Rio Negro com Rio Amazonas

O rio Amazonas tem origem na nascente do rio Apurímac, na Cordilheira dos Andes, no Peru, e desce, da nascente até a planície peruana, em torno de 5,4km de altura. Até o delta (ou foz), no oceano Atlântico, trecho conhecido como Barra Norte do Rio Amazonas, há um desnível de 60 metros que faz o rio correr em um único sentido
O “Rei de todos os Rios”, o nosso Rio Amazonas, é dividido da seguinte maneira: da região Peruana até a fronteira com o Brasil, na cidade de Tabatinga/AM, é chamado de rio Maranon. Da fronteira até o encontro com o rio Negro, recebe o nome de rio Solimões e, deste encontro das águas até a foz, no Oceano Atlântico, chama-se Amazonas.
A extensão total é de 6.992 km, O Nilo, no norte da África, tem 6.650 km. Além de ocupar uma área gigantesca de 7.050.000 km2, deságua 209.000m3/seg de águas barrentas no mar. Com isso, nosso rio Amazonas é o maior rio em extensão e volume de água, o que o credencia o título de “O Rei de todos os rios do mundo”. Após conhecer como se divide o Rio Amazonas, na próxima terça, trataremos sobre os seus principais rios afluentes..

Mares & Rios

Hoje, estreamos o quadro “Conhecendo a Amazônia”. A coluna agradece ao Prático Cezar Augusto de Lima pela colaboração no texto sobre o “rei de todos os rios”, o rio Amazonas. A região é caracterizada por imensa complexidade socioeconômica e diversidade ambiental, com ecossistemas que contribuem para a diversidade que permeia a biodiversidade amazônica. É lindo de se ver e se vivenciar.

Amanhã, dia 25 de agosto, comemora-se o dia do soldado. A escolha da data foi em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que se tornou patrono do Exército Brasileiro. Soldados são militares que defendem a nação seja no Exército, Marinha ou Aeronáutica, além das corporações ligadas ao Estado, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Assim que resolver o entrave causado por uma liminar do STF que suspendeu a lei que alterou os limites do Parque do Jamanxim, o Governo Federal poderá dar início ao leilão da concessão da Ferrogrão. O leilão em questão tem previsão para o início do próximo ano. Vale lembrar que a Ferrogrão é a ferrovia que vai ligar Sinop, em Mato Grosso, ao Porto de Miritituba, no Rio Tapajós ,em Itaituba, no Pará.

Neste mês de agosto, um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, composto por 82 militares do 2º Batalhão de Operações Ribeirinha (2ºBtlOpRib), que tem como Comandante o Capitão de Fragata Fuzileiro Felix, deslocou-se para São Félix do Xingu com a finalidade de participar da Operação “Samaúma” de combate a crimes ambientais.

Militares da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental deram início à “Semana de Prevenção ao Escalpelamento”, com a distribuição de cartilhas educativas e a colocação de cobertura de eixo no motor das embarcações, em Breves, no arquipélago do Marajó, no Pará.

Após a frutífera passagem pelo Pará, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, deixou uma mensagem no Twitter sobre a experiência que teve pela primeira vez a bordo do homônimo Garnier Sampaio: “Grande honra! Desejo bons ventos e mares tranquilos à briosa tripulação do nosso valente NHo Garnier Sampaio (H-37). Águia do Norte – Aqui se é valente” (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next