NAVEGAÇÃO EM FOCO – Ciaba inaugura Sala em Homenagem a Alyrio Sabbá

Comandante Josué; Sthéphany Sanches, aluna e integrante da equipe do “Jornal Canal 16”; e familiares de Alyrio Sabbá no descerramento da placa de Inauguração da sala.
Os filhos do Jornalista homenageado Carlos Maneschy, Socorro Sabbá, Edson Sabbá, e o sobrinho José Alyrio Sabbá
Carlos Maneschy, filho do saudoso jornalista Alyrio Sabbá, em agradecimento pela homenagem.
Chefe do Estado Maior do Comando do 4º Distrito Naval, Comandante Abreu; Comandante do CIABA, CMG Josué Junior; colunista Luiz Omar e a Soamarina Rachel Gribel, diretora da SOAMAR/PA.

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), que tem como comandante o CMG Josué Fonseca Teixeira Junior, inaugurou, na quinta-feira, 26, a sala do Grêmio Acadêmico “Jornal Canal 16 – Jornalista ALYRIO JUAREZ OTTONI SABBÁ”. Fundado em 2010, o “Jornal Canal 16” é o grêmio pertencente aos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) que tem como objetivo produzir conteúdo de mídia para divulgar as principais atividades do Centro e dos discentes.
O comandante do CIABA discursou sobre a relação próxima do Soamarino e Jornalista Alyrio Sabbá com o centro. Relação essa, que vem desde o tempo em que o jornalista se formou em Rádio Telegrafista na extinta escola de marinha mercante do Pará (EMMPA). Inclusive, na década de 70, foi Alyrio que batizou o CIABA como “Universidade do Mar”, esta sendo a maior homenagem ao centro.
A família do jornalista se fez presente no evento, com os filhos Carlos Maneschy, Socorro Sabbá, Edson Sabbá e o sobrinho José Alyrio Sabbá. Carlos foi quem usou da palavra pra falar em nome da família, fazendo os devidos agradecimentos à direção do Centro. A família se sente honrada em ver o nome de Alyrio Sabbá, sendo imortalizado no lugar o qual ele era grande admirador e se sentia a vontade.
Também estiveram presentes, a Soamarina Rachel Gribel (Relações Públicas da Soamar/PA), o colunista Luiz Omar Pinheiro e os Comandantes de OM do 4º Distrito Naval, CMG Abreu (Chefe do Estado-Maior do 4º DN), na oportunidade representando o Vice Almirante Valter Citavicius, que estava em viagem; o CMG Inamura (Comandante do Grupamento Naval); CMG Costeira (Comandante da Base Naval de Belém) e a CMG Mônica Luna (Diretora do Hospital Naval). Além de uma pequena representação de alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

Mares & Rios

A Praticagem da Bacia Amazônica, da ZP-01, registrou, até julho, movimento de 90 navios petroleiros que subiram o Rio Amazonas até Manaus e Coari, uma média de 12 navios por mês. Como todo navio que sobe o Rio também desce, temos um total de 180 navios atendidos pela Praticagem de janeiro a julho.

A Nortelog, empresa de navegação fluvial e logística que tem filiais em Belém e Macapá, atua no segmento de transporte rodofluvial, conectando os estados do Pará e Amapá. Tem como Presidente, o executivo Kleber Campos, que também é Presidente da Federação do Transporte do Pará (Fetrans/PA). A empresa mantém uma linha expressa de Belém/Macapá e Macapá/Belém, com frequência diária de segunda a sábado.

Nesta semana, a Marinha e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) interditaram um garimpo clandestino em Vila Canopus, em Altamira. Mais de 80 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav) do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib), que tem como Comandante, o Capitão de Fragata Fuzileiro Félix, localizou um garimpo ilegal, que foi abandonado. Agentes da SEMAS destruíram dois motores de maraca, uma retroescavadeira, um gerador elétrico e todas as lonas encontradas.

A ação faz parte da Operação “Samaúma” tem como objetivo realizar atividades de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), atuando na prevenção e na repressão a crimes ambientais, em terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, em áreas de propriedade ou sob posse da União.

Ontem, comemorou-se o dia nacional do voluntariado. Nesta data, não há como não recordar das Voluntárias Cisne Branco da Marinha, em Belém sob a direção da Sra. Marly da Motta Câmara, esposa do Comandante do 4º Distrito Naval, o Vice-Almirante Valter Citavicius, que tem o propósito de contribuir para o bem estar dos militares e servidores civis da Marinha, por meio de atividades sociais complementares àquelas já realizadas pela MB. É uma família!

Fechando o mês de agosto, dia 30, temos dois aniversariantes comemorando idade nova: o soamarino Cezar Cruz e a amiga soamarina Sônia Guedes. Ela, além de ser executiva, também é educadora e deve comemorar o evento ao lado de seu esposo, Alcir, e do filho Assis Neto. A coluna deseja saúde e felicidades aos aniversariantes! (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next