CONVÉS PRINCIPAL – Jornalista Alyrio Sabbá é homenageado com sala no CIABA.

Descerramento da placa de inauguração da sala “Jornal Canal 16 – Jornalista ALYRIO JUAREZ OTTONI SABBÁ”.

Mais uma bela homenagem que o nosso ilustríssimo jornalista Alyrio Sabbá recebe. Desta vez foi de uma das instituições pela qual tinha bastante estima e consideração: a nossa “Universidade do Mar”, “o poderoso CIABA”, como descrevia nos textos de sua coluna.
O evento ocorreu no dia 26 de Agosto. A sala recebeu a denominação de “Jornal Canal 16 – Jornalista Alyrio Juarez Otoni Sabbá”. Familiares compareceram ao Centro de Instrução, como os seus filhos Carlos Maneschy, Edson Sabbá, Socorro Sabbá e o sobrinho José Alyrio Sabbá.
O “Canal 16” destina-se a produzir conteúdo de mídia para divulgação das atividades discentes da “Escola de Formação de oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) e é pertencente a “Sociedade Acadêmica Vikings” (SAVI) do Grêmio dos Alunos.
O jornalista Alyrio Sabbá, além de soamarino, também foi Aluno da antiga “Escola de marinha Mercante do Pará” (EMMPA), sendo formado na função de Radiotelegrafista. Sua coluna estamparam as páginas do jornal “O Liberal” por mais de 50 anos, além do “Portal da Navegação” que tem a administração do seu filho Edson Sabbá.
Nascido em 27 de Abril de 1931 e falecido em 07 de Abril de 2021, o jornalista foi um grande incentivador deste novo colunista, nas quais seus textos inspiraram a escrever, pois sempre teve compromisso com a razão, verdade e veracidades dos fatos.
Os filhos do nosso saudoso Alyrio Sabbá, juntamente com o Capitão de Mar e Guerra Josué e representante do Corpo de Alunos realizaram o descerramento da Placa da sala, que funcionará “a todo vapor”.
O Sr. Carlos Maneschy agradeceu em nome do jornalista e de toda a sua família ao CIABA e a Marinha do Brasil por tão honrosa homenagem àquele que singrou as águas e levou as informações de nosso setor para a mídia nacional e internacional.
Em virtude da pandemia, a cerimônia foi restrita, tendo somente a participação do pessoal diretamente envolvido.
Informações e fotos cedidos gentilmente pela Assessoria de Comunicação do CIABA (Ten. Layza).

40º Cerimônia da ABRAMMIL.

Coronel Regis Lermen e sua Diretoria cumpriram programação do evento com louvor e dignidade.
Personalidades civis e militares foram condecoradas com as diversas Medalhas da Abrammil.
Apresentação do Grupo com Gaitas Escocesas contagiou o público presente.
Oficiais das Forças Armadas e Auxiliares receberam condecorações da Abrammil.

No evento da “Academia Brasileira de Medalhística Militar” realizado no dia 27 de Agosto, no Cube de Aeronáutica do Rio de Janeiro, situado às proximidades do aeroporto “Santos Dumont”, muitas autoridades de altas patentes das Forças Armadas e Auxiliares, Procuradores Federais e Estaduais, Juízes, Médicos, Delegados de Polícia Civil e Federal compareceram a solenidade, considerada uma das melhores já realizadas, com mais de 4 horas de duração, incluindo o coquetel no final.
É uma das Cerimônias mais complexas, face às quantidades de diplomas, quadros, medalhas, bandeiras e tantas honrarias concedidas a personalidades e instituições.
Dentre as Medalhas entregues, destacamos a “Medalha de Mérito da Abrammil”, em seus vários graus e de “Amigo da Abrammil”.
A Cerimônia contou ainda com as presenças especiais da Banda de Música da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, que entoou diversos hinos e canções, além de Grupo de Gaiteiros, que com suas coreografias e toque das gaitas escocesas, prenderam a atenção do público presente, arrancando aplausos ao final.
O Presidente Regis Lermen e toda sua Diretoria, aliados aos Acadêmicos presentes, com certeza cumpriram seu dever em mais um grande evento. Parabéns Abrammil.
Algumas fotos do Acadêmico José Cândido para a coluna.

Navegando

Hoje oficialmente comemora-se a abertura da “Semana da Pátria”. Em outras épocas, estudantes saiam às ruas para os tradicionais desfiles escolares, colorindo nossos bairros com as cores da Bandeira Nacional, sendo encerrado no dia 07 de Setembro com o tradicional “Desfile Cívico Militar”. Infelizmente, em mais um ano, não teremos os cerimoniais em virtude da pandemia que já nos assola desde o primeiro semestre de 2020. Torçamos para que em 2022 tudo esteja normalizado.

A “Casa da FEB” apresenta em seu site a visitação virtual ao seu famoso Museu, no Rio de Janeiro. Sem dúvida nenhuma uma medida certeira, pois poderá ser acessado por todos, principalmente nesse período de pandemia e para quem mora em outras cidades ou países. Faça sua visita acessando o link:
https://www.casadafeb.com/post/visita-virtual-ao-museu-da-casa-da-feb

Rumores estão correndo de que haverá mudanças em cargos de alta direção na Transpetro e de que os nomes já foram escolhidos. Voltaremos posteriormente assim que tivermos confirmação dos fatos.

Numa história que escutei da “rádio de popa” muitos anos atrás informava que um navio tinha recebido ajuda de outro, em que se suspeitava de suicídio de um tripulante que se jogou no mar. As buscas envolveram outras embarcações, não achando a pessoa, infelizmente. O navio que recebeu o chamado e prestou auxílio, ao chegar no porto, o afretador deu off-hire, cobrando o tempo pelo atraso. A conclusão que tirei nesse momento foi que a vida humana sempre será a mais importante em relação aos navios, atrasos, off-hire e etc. Com certeza o Comandante se sentiu com o dever cumprido em prestar assistência, pois negar se constituiria crime.

O nosso grande amigo “gigante” Danrlei Pinheiro, hoje representando o Sindmar como Delegado em Belém, é um dos leitores de nossa coluna, sempre agradecendo o envio. Nos poucos momentos em que nos encontramos na Cidade das Mangueiras, geralmente nos eventos e cerimônias da Marinha, mostrou-se uma pessoa agradável e cordial. Fico devendo uma visita a Delegacia do Sindmar na nossa terrinha.

A coluna “Navegação em Foco” do amigo Luiz Omar Pinheiro no jornal “O Liberal” do último domingo trouxe a grande homenagem do Capitão de Mar e Guerra Josué e sua tripulação ao nosso eterno amigo Alyrio Sabbá. A coluna também pode ser vista no “Portal da Navegação”.

A indústria naval aos poucos vai se recuperando da crise que atingiu o setor. Após cinco anos, o estaleiro “Rio Grande” voltou às atividades. O navio “Siem Helix I” entrou no seu dique para realizar reparos por durante 45 dias. Torçamos para que tenhamos mais estaleiros voltando a ação. Se a indústria naval cresce, o Brasil também cresce.

O Capitão de Cabotagem Allan Moreira enviou atenciosa mensagem de agradecimento ao colunista pela matéria de sua condecoração. Foi justíssima a homenagem por tudo que vem realizando em prol da Marinha Mercante, da sociedade e do Brasil. Com certeza a função de Comando lhe espera mais a frente e estaremos torcendo aqui por isso.

A próxima grande Cerimônia da Abrammil, que será a 41ª , irá ocorrer no dia 26 de Novembro de 2021 no “Forte de Copacabana”. Se tudo der certo, o colunista estará presente. Antes disso, diversos eventos da Academia ocorrerão ao longo dos meses. Publicaremos posteriormente à medida dos acontecimentos.

Um grande evento da Comunidade Marítima que sempre ocorre nesse mês de Setembro é a Cerimônia do Dia Marítimo Mundial, realizada sempre na última quinta-feira (neste ano será no dia 30). Os eventos acontecerão em diversos órgãos da Marinha do Brasil. No Rio de Janeiro ocorrerão as entregas da Medalha do Mérito Marítimo e do título de “Comodoro da Marinha Mercante”.

A indicação do “Comodoro da Marinha Mercante” é feita pelo “Centro dos Capitães da Marinha Mercante”, após cumprir alguns requisitos constantes na Normam-21, enquanto que os indicados para a Medalha de Mérito Marítimo são feitas pelas empresas de navegação diretamente à “DPC” (Diretoria de Portos e Costas). (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next