CONVÉS PRINCIPAL – “O MAR COMO DESTINO” Biografia do CLC Alvaro José de Almeida Junior.

O CLC Alvaro na capa do seu livro.
O CLC Alvaro e o Rei Pelé.

O Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Junior, grande expressão da nossa Marinha Mercante Brasileira, conforme verdade noticiada pelo saudoso e ilustre amigo Alyrio Sabbá, lançou sua biografia alguns anos atrás.
O livro ”O mar como destino” conta sua história desde os tempos de sua infância na região ribeirinha de Belém, passando pela Escola de Marinha Mercante do Pará, até sua chegada ao Comando dos grandes navios, onde muito deles, tirou do estaleiro, com o status de primeiro Comandante.
Sua trajetória nos navios das empresas de navegações “Costeira” e “Aliança” mostram seu amor pela vida no mar. Em muitas estadas nos portos, diversas autoridades civis e militares estiveram a bordo de seu navio. O rei “Pelé” foi um deles, na época em que estava no auge da carreira.
Diversas autoridades receberam o livro por ocasião de seu lançamento. O colunista participou, juntamente com o CLC Afonso Correa, das entregas de exemplares ao Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Valter Citavicius Filho e ao Comandante do CIABA, Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Junior, no ano de 2020.
Uma boa leitura para aqueles que desejam conhecer feitos heroicos do CLC Alvaro. Para aquisição, entre no site do Centro dos Capitães da Marinha Mercante e contate a Secretaria.

Contramestre José Dantas de Amorim Filho recebeu a Medalha de Mérito Marítimo.

Contramestre Dantas recebendo a Medalha de Mérito Marítimo do Capitão de Mar e Guerra Washington Luiz, Capitão dos Portos do Estado do Espírito Santo.
Contramestre Dantas ao lado do Capitão de Mar e Guerra Washington Luiz e tripulação da Capitania dos Portos do Estado do Espírito Santo.

Recentemente um ex tripulante do colunista recebeu a Medalha de Mérito Marítimo, no momento em que fechou com chave de ouro a sua carreira no mar, da qual tanto se dedicou com entusiasmo e dedicação.
O Contramestre José Dantas de Amorim Filho, após mais de dois anos aguardando, finalmente pôde colocar em seu uniforme a condecoração dada pela Marinha do Brasil àqueles que se destacam no mar e no desempenho de suas atribuições.
A Cerimônia de entrega ocorreu na Capitania dos Portos do Estado do Espírito Santos, tendo a presença do seu Comandante, Capitão de Mar e Guerra Washington Luiz e seu Oficialato, com destaques para as Tenentes Úrsula Alcântara e Roberta Motta.
Devido a pandemia que assola a humanidade, a Cerimônia foi restrita e aconteceu no Gabinete do Capitão dos Portos, levando-se em consideração as recomendações para prevenção e combate ao coronavírus.
Em seu depoimento, o Contramestre Dantas, de forma emocionada, proferiu as seguintes palavras: “Essa homenagem foi a mais importante da minha vida. Eu e minha família nunca iremos esquecer. Foi um momento que coincidiu com minha aposentadoria. Sou grato a Deus e a Marinha do Brasil por esse momento ímpar na minha vida”.
Ao colunista, enviou a seguinte mensagem: “Ao senhor Comandante, também sempre serei grato por ser o único a me fazer uma homenagem a bordo no Dia do Marinheiro, depois de tantos anos de profissão, que eu aprendi com ele o que é patriotismo e romantismo mercante”. Parabéns, Contramestre, condecoração justíssima e merecida.

Navegando

O nosso grande amigo Chefe de Máquinas Martins, agora na sua aposentadoria, dedica-se ao cultivo de hortaliças na sua residência, desenvolvendo um grande trabalho com crianças e adolescentes sobre agricultura. Ele que foi um dos grandes Chefes de nossa Marinha Mercante. Parabéns pelo projeto.

O Praticante Oficial de Náutica Danilo Rozeira manteve cordial contato com o colunista durante a semana. Ele que foi o Comandante Aluno da Turma “Atlante” e primeiro lugar no curso Fundamental de Náutica e Geral de 2020. Para ele os nossos desejos de bons ventos e mares tranquilos.

O Capitão de Longo Curso Ricardo Alfredo está realizando neste momento sua última viagem antes da aposentadoria, vindo do exterior, devendo chegar ao Brasil no final deste mês de setembro. Após longos anos na Marinha Mercante, chegou a hora de vestir o pijama e curtir o tempo integral ao lado da família. Tivemos a oportunidade de um render ao outro num grande navio.

O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho está vibrando e acompanhando a navegação astronômica realizada a bordo do navio sob o Comando do colunista. Um dos Oficiais mais experientes e que também gosta de executar esse tipo de cálculo é o Primeiro Oficial de Náutica Luiz Henrique Anselmo de Oliveira, que ao lado de três Praticantes, vem mantendo as tradições das grandes navegações.

Muito feliz está a nossa amiga, Capitão de Longo Curso Vanessa Cunha, agora com nova roupagem. A bordo do NT “Log In Endurance”, assumiu o Comando desta Unidade em grande estilo. Voltaremos oportunamente com matéria sobre essa nova etapa de sua vida.

“Nunca ache que alguém é melhor do que você e nunca se ache melhor que ninguém. Cada um tem um caminho a seguir e uma lição para aprender”. Os reis se acham maiorais, imaginando que seus tronos são permanentes. Deveriam ter essa reflexão e unir a quem consideram seus súditos, invés de espalhá-los.

A “Abrammil” (Academia Brasileira de Medalhística Militar), que recentemente condecorou o Capitão de Cabotagem Allan Moreira, agora se prepara para outro evento que será a “Ação Social” em novembro do presente ano. Estaremos acompanhando.

Falando ainda na Academia, recentemente realizaram grande Ação Social em Padre Miguel no Rio de Janeiro, onde vários Acadêmicos se fizeram presentes. A Abrammil está sempre colaborando com a sociedade brasileira, com o apoio do seu Presidente, Coronel Regis Lermen e sua diretoria.

Durante a semana, o Coronel Régis Lermen esteve em visita ao Coronel Moares, Comandante do Forte de Copacabana, em 08 de Setembro de 2021 e ao Inspetor Pedro da Guarda Municipal do Rio de Janeiro no dia 09. Sempre sendo bem recebido por importantes autoridades da cidade maravilhosa.

A nossa amiga Hildelene Bahia participou de importante evento na última semana. Ela que é reconhecida nacionalmente e internacionalmente, já sendo homenageada no exterior. Tornou-se a primeira Comandante feminina da Marinha Mercante Brasileira, chegando ao mais alto grau, o de Capitão de Longo Curso. Voltaremos com detalhas do evento.

Ainda sobre a ação da Conttmaf e do Sindmar na luta pela manutenção dos empregos de marítimos brasileiros, há ainda fortes empresas fazendo lobby por uma Cabotagem sem regras. Devemos ter como exemplo os Estados Unidos, que nunca abriram mão de ter americanos ou cidadãos americanos em sua cabotagem e água interiores.

O Capitão de Mar e Guerra (IM) Luiz Otranto enviou significativa mensagem recentemente. Atualmente é Diretor do “Centro de Intendência da Marinha em Belém” (CeIMBe) e estará transmitindo a função em janeiro de 2022. Vários projetos foram realizados com sucesso nessa sua passagem por Belém.

O Capitão de Mar e Guerra Josué reconheceu a Praticante Oficial de Máquinas Raíra, por ocasião da última matéria sobre os Praticantes embarcados com o colunista. Pessoas que realmente marcam em nossas vidas sempre são lembradas. A Turma “Atlante” deixou recordações que jamais serão esquecidas pelo nosso nobre Comandante.

A coluna é lida pelos Alunos do CIAGA e do CIABA, que sempre atenciosos, enviam mensagens para o colunista. Agora sou eu que agradeço: vocês são os futuros da nossa Marinha Mercante Brasileira e em breve estaremos navegando juntos. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next