CONVÉS PRINCIPAL – “Soldado Cidadão”, parceria entre Senac-PA e Marinha do Brasil.

Aula Inaugural do Projeto “Soldado Cidadão” realizada em 1º de Setembro de 2021.

O Senac-Belém tem um grande Projeto denominado “Cidadão Soldado” do qual é parceiro desde o surgimento em 2004 com todos os militares.
Assim sendo, no dia 1º de Setembro de 2021, o Centro de Educação Profissional do Senac recebeu 40 novos alunos das Forças Armadas, onde iniciaram os cursos de Assistente Financeiro e Etiquetas com 160 horas/aula cada.
Os objetivos desses cursos profissionais visam as formações profissionais para jovens que prestam o Serviço Militar, sendo de grande importância em suas vidas após o término do período da ativa.
O Capitão de Fragata (RM1-IM) Leandro Miranda Corrêa de Souza esteve presente no evento e incentivou os alunos a abraçarem a oportunidade de qualificação profissional. Ele atualmente é o Gerente do Projeto “Soldado Cidadão” no âmbito do 4º Distrito Naval.
O Senac possui um banco de dados dos jovens capacitados, que serve para apresentar os formados as empresas do Estado do Pará, ajudando-os a ingressar no mercado de trabalho
A Gerente do Senac-Belém é a Srta. Brenda Gonçalves Fortes, sobrinha da nossa ilustríssima professora Selma Grello.
Parabéns ao Senac-Belém e a Marinha do Brasil por essa iniciativa.

Pioneiras da Marinha Mercante comemoram 20 Anos de Formatura.

CLC Hildelene ao lado do CMG Josué, por ocasião da comemoração dos 20 anos da formatura das pioneiras da EFOMM.

Algumas Oficiais da primeira turma pioneira com ingresso da mulher na Marinha Mercante. Da esquerda para direita: Ana Paula, Luciene, Hildelene, Vitória Régia, Ana Cláudia e Valdenora.

As pioneiras da primeira turma de mulheres a entrar para a “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) completaram seu aniversário de 20 anos de formatura, isso em 2020, porém somente no dia 10 de Setembro de 2021 puderam celebrar, em virtude da pandemia que teve alguns estágios avançados no ano passado.
Participaram ao evento as Oficiais: Ana Pula, Luciene, Hildelene, Vitória Régia, Ana Cláudia, Leomar e Valdenora, que também contou com a presença marcante do Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Junior, Comandante do CIABA. Outras Oficiais não puderam comparecer em virtude do trabalho, porém enviaram familiares como representantes, que foram os casos da Simone e Janaina.
A Hildelene, primeira mulher a assumir o Comando de navios de grande porte, hoje trabalha numa estatal desde a sua Praticagem. Já a Vitória Régia ingressou no Quadro Técnico da Marinha do Brasil onde atualmente está no posto de Capitã de Corveta. A Luciene é professora e encarregada do simulador do CIABA. As demais continuam a exercer suas funções em empresas privadas do setor.
Essa turma ingressou na EFOMM em 1997, quando o colunista estava no 4º Ano, participando de parte da sua formação, como o Período de Adaptação, onde a amizade nasceu.
Todas elas são vencedoras, pois na época quebraram os paradigmas de que a carreira na Marinha Mercante era somente para homens, além da discriminação. Mostraram que a bordo podiam desempenhar as funções com eficiência. Não é a toa que a maioria chegou a função de Comando tanto na Marinha do Brasil como na Marinha mercante Brasileira.
Parabéns as pioneiras!

Navegando

O Dia Marítimo Mundial será celebrado no dia 30 de Setembro de 2021. Vários detalhes já podem ser consultados na página da IMO (Organização Marítima Internacional). No Brasil, a autoridade Marítima, no caso a Marinha do Brasil, representada pela “Diretoria de Portos e Costas” (DPC) está preparando o evento, conforme os protocolos de combate a pandemia.

Os marítimos australianos estão solicitando sua inclusão em serem considerados trabalhadores essenciais para o desenvolvimento do seu país. A Indústria Marítima Australiana (MIAL) se juntou com o Ministério para reconhecer a contribuição que a Marinha Mercante Australiana fez no passado, além dos impactos e sacrifícios durantes as guerras.

Tal qual tivemos a Comandante Hildelene como a primeira Comandante em navios mercantes brasileiros, a Malásia comemorou o fato de ter promovido sua primeira Capitã Mercante. A Eaglestar Marine Holding anunciou a promoção da Capitã Eezmaira Sazzea Binti Shaharuzzaman a mais alta função em um navio mercante. A primeira viagem da pioneira feminina daquele país teve início em 13 de Agosto de 2021 no Comando do MT “Seri Bijaksana”, um gaseiro “GNL” de 153 mil metros cúbicos.

A empresa “Wilson Sons”, maior operadora de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, tem investido para reduzir o impacto ambiental de suas operações, bem como contribuir com o esforço global pelo equilíbrio do clima. Nota 10.

O Vice-Almirante Lima Filho, Presidente do Tribunal Marítimo, recebeu a visita da Diretoria da Antaq para importante reunião, sendo tratados de assuntos de nosso setor. Os focos nas atividades marítimas e portuárias, sempre buscam a melhor prestação de serviço do Estado à sociedade brasileira.

A “Escola de Guerra Naval” (EGN) realizou o lançamento de três livros produzidos no âmbito do “Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos” (PPEGM). São eles: “Maritime Studies: Visons and Perspectives”, “Arranjos Metodológicos” e “Explorando Futuros Possíveis”. O evento aconteceu em 1º de Setembro de 2021, com sessão de autógrafos pelos autores das obras.

Incidente envolvendo o navio gaseiro “Forte de São Marcos”, atracado no porto de Aratu, teve o heroísmo dos homens do mar, como sempre o fazem e são treinados. O Comandante e toda a sua tripulação estão de parabéns. Torçamos para que a empresa reconheça esse feito.

O nosso grande amigo Capitão de Longo Curso Marco Antônio Carvalho, que há pouco tempo transmitiu o Comando a outro colega, não deixa de acompanhar as viagens dos navios nacionais em sua residência. Até mau tempo pela frente ele informa aos que estão no mar. Demonstrações de amor a profissão. Em breve retornará.

O Comandante Carvalho também é idealizador da “Rádio Panda” que transmite notícias da mídia para os marítimos que estão no mar através da plataforma whatsapp. Sem dúvida ajuda a ficarmos atualizados. Nossos parabéns ao Comandante pela iniciativa.

No dia 17 de Setembro de 2021 estará ocorrendo o 1º Fórum Brasileiro de Inteligência Artificial para Navios Autônomos, via Web, totalmente gratuito. Para assistir, acesse o link:
https://ciannacluster.wixsite.com/cianna

O colunista agradece ao Sr. Alejandro Caprario pelo convite para participar do Fórum, porém devido estar no mar, não poderá marcar presença. O evento contará com importantes autoridades da Marinha do Brasil, dentre eles o Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho, que fará a abertura na tarde do dia 17.

O nosso grande amigo chileno, Sr. José Luz, que faz parte da Praticagem do Estreito de Magalhães e Ilhas Chilenas do Pacífico recebe a coluna quando de sua publicação. Ele, igualmente ao colunista, já convidou a família para conhecer Valparaíso onde tem residência. Convite este que futuramente esperamos cumprir.

O abraço vai para o Prático Darian, da Praticagem de Salvador, que sempre nos envia mensagens motivadoras. Ele que é um grande amigo. Tive a oportunidade de conhecê-lo quando ainda era Praticante de Prático e o colunista “Pratitica” (1º Ano da EFOMM), a bordo do NT “Jacarandá” da Flumar, em 1995. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next