Marinha promove conscientização de combate ao lixo no Pará, Amapá, Maranhão e Piauí

Em Santarém, no Oeste do Pará, militares da CFS retiram garrafão plástico do meio ambiente
Praias do estado do Piauí recebem ação da Marinha pelo World Clean up Day 2021
Militares da CPMA e estudantes voluntários colaboram com limpeza ambiental
Militar da Marinha palestra sobre preservação ambiental em Imperatriz (MA)
No Oiapoque (AP), cidadão é informado sobre descarte correto do lixo

Mais de 100 militares do Comando do 4º Distrito Naval participaram de grande mobilização, no dia 18 de setembro, em celebração ao World Clean up Day 2021 (WCUD 2021) – Mar Limpo é Vida, para uma maratona de limpeza de orlas de praias, rios e mar nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, e conscientização sobre como o impacto de medidas corretas de descarte de lixo coopera com o fomento sustentável da economia do mar e preservação da Amazônia Azul.

No Pará, 21 militares da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental(CPAOR) recolheram 90 quilos de resíduos em praias de Icoaraci (PA), Curuça (PA) e Abaetetuba (PA) e proferiram palestras para moradores de comunidades ribeirinhas e sociedade em geral. No Oeste do Estado, 24 militares da Capitania Fluvial de Santarém sensibilizaram 60 tripulantes e passageiros de embarcações sobre a poluição hídrica dos rios, durante a fiscalização do tráfego aquaviário em praias fluviais do Rio Tapajós. Na ocasião, ainda foram coletados 70 sacos de lixo na Praia do Maracanã e na
orla de Santarém, com participação de 16 representantes do Centro Universitário da Amazônia e do Centro Municipal de Informação e Educação
Ambiental.

A Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), com um efetivo de 25 militares, retirou 103 sacos de lixo das praias Araçagi, Raposa, Calhau e Ponta D’Areia, em São Luis (MA). A atividade teve a colaboração de 57 estudantes do Colégio Marista Maranhense e de membros da Secretaria do Meio Ambiente de Raposa. Já a Agência Fluvial de Imperatriz conscientizou 45 pessoas durante inspeção naval no Porto da Balsa e no Iate Clube de Imperatriz, com apoio de representantes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil.

O local escolhido pela Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) para promover o WCUD 2021 foi a praia da “Fazendinha”, em Macapá (AP), onde foram empregados dez militares, sendo retirados 17 sacos de lixo. Foram, também, realizadas palestras educativas para 53 pessoas em proveito das atividades de inspeção naval no Rio Amazonas. A Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque coletou 27 sacos de lixo na orla do município do Oiapoque (AP), com a presença de 14 militares. Dentre os materiais retirados do meio ambiente estavam garrafas pet, isopor, freezer, latas de bebidas e copos descartáveis.

Na cidade de Luís Correia (PI), seis militares da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), juntamente com o reforço de pessoal da Prefeitura e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, recolheram 500 quilos de lixo da praia de Atalaia, onde atuaram ainda na conscientização da população, pescadores e turistas sobre a importância e o cuidado de se manter as praias e o mar limpos e livre de poluição. Uma equipe de inspeção naval também esteve na capital do Estado, mobilizando a comunidade marítima em prol da causa.

Por Portal da Navegação, via Marinha do Brasil.

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next