CONVÉS PRINCIPAL – CIABA reinagura Capela com visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré participou da Cerimônia Religiosa de Reinauguração da Capela do CIABA.

No último dia 15 de Setembro, o “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) realizou Cerimônia Religiosa de reinauguração do Centro Ecumênico “João XXIII”.
Por ocasião do evento, a Capela recebeu a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora, a mesma que participa das romarias do Círio de Nazaré, realizadas em Belém do Pará, no mês de Outubro.
O Capitão de Corveta (CN) José Maria Gomes de Oliveira, atualmente na função Capelão Naval do Comando do 4º Distrito Naval, celebrou a Cerimônia, que contou com as presenças do Comandante do CIABA, Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior, dos Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM), além de representantes do Corpo Docente e parte da Tripulação dessa Organização Militar.
O Centro Ecumênico ficou fechado para reforma durante dois meses. A estrutura recebeu novos telhados, forros, calhas pluviais e portas, bem como pintura e reparos na sacristia e no presbitério.
A “Sociedade Acadêmica Vikings” (SAVI) possui o Grêmio Religioso, onde os futuros Oficiais de várias religiões realizam atividades que os aproximam de Deus, com ações que enriquecem seus requisitos.

Capitão de Cabotagem Vanessa Cunha inicia suas atividades na empresa “Log In”.

A coluna parabeniza a Capitão de Cabotagem Vanessa Cunha (foto), uma das primeiras mulheres a ser promovida a Comandante na Marinha Mercante Brasileira, ao lado das nossas estimadas Hildelene Bahia e Geovanna, que atualmente são Capitães de Longo Curso.
A Comandante Vanessa, agora em nova empresa, recentemente embarcou no navio de contêineres “Log In Endurance”, para treinamentos, familiarização e ambientação, uma vez que é a primeira vez que está a bordo de uma embarcação dessa natureza.
Conforme suas palavras, o ambiente é excelente, com novos padrões a serem cumpridos, tudo para salvaguarda da vida humana no mar, segurança da tripulação, da carga, navio e do meio ambiente.
O colunista teve a oportunidade de conhecê-la pessoalmente em 2017, quando realizamos o curso de “Shiphandling”, juntamente com outros Comandantes.
Que novos ares e missões venham para a Comandante Vanessa Cunha, com a certeza de que Deus está com ela.

Navegando

No amanhecer do dia 22 de Setembro de 2021 no Brasil, o colunista chegou no seu porto de destino Singapura. Após uma viagem de aproximadamente 32 dias, onde atravessamos os Oceanos Atlântico Sul e Índico, navegando pelo Estreito de Malaca, uma das áreas mais movimentadas do mundo, finalmente chegamos para cumprir mais uma missão.

É com pesar que o nosso grande amigo CLC Julião Cardoso Monteiro deixou a existência terrena para o Reino de Deus, no dia 19 de Setembro. Ele que inclusive foi professor deste Colunista quando estava na EFOMM na década de 90. Ministrava as matérias de Legislação Marítima, Meteorologia e outras disciplinas, sendo também o Chefe do Departamento de Náutica até 2005 no CIABA. Era muito amigo e contemporâneo do nosso saudoso jornalista Alyrio Sabbá, que dele forneceu inúmeras informações nas homenagens prestadas. A Comunidade Marítima presta as devidas homenagens ao ilustre Comandante Monteiro, que muito contribuiu para o Ensino Profissional Marítimo.

A Equipe “ABRAMMIL” (Academia Brasileira de Medalhística Militar) estará realizando uma grande feijoada de Confraternização no dia 16 de outubro de 2021 na “Padaria da Praia”, no Rio de Janeiro.

Ainda sobre a Academia, o companheiro Flávio Tonino recentemente teve a iniciativa de realizar a Ação Social no Rio de Janeiro, onde 120 pessoas receberam alimentação adequada. O Presidente Regis Lermen transmitiu as gratas palavras: “É durante as fases da maior adversidade que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si mesmo e aos outros”.

No próximo sábado, dia 25 de Setembro, a partir das 10:00 horas, o CIABA realizará a Regata Ecológica em Comemoração aos 200 Anos da Independência do Brasil e ao Dia Mundial da Limpeza, na Baía do Guajará. Na ocasião, os Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) participarão da competição na categoria “laser” e na modalidade de “quantidade de lixo recolhido”. Excelente iniciativa.

Em carta redigida à “DPC” (Diretoria de Portos e Costas) pelo Capitão de Cabotagem Alexandro Marcelo Caprario por ocasião do “1º Fórum Brasileiro de Inteligência Artificial para Navios e Navios Autônomo”, destaque para a participação do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM) com sua visão correta e estratégica sobre o tema.

A empresa de navegação “Log In”, através do seu Conselho de Administração, dará continuidade à oferta de aquisição de controle acionário pela companhia “MSC”. O próximo passo será de prestar aos representantes dessa empresa os esclarecimentos sobre as informações publicadas e divulgadas.

A passagem pelo Cabo Horn, pelo Estreito de Drake, nem sempre são bem vindas. Recentemente um navio VLCC teve duas vítimas fatais que foram atingidas por grande onda. No dia 11 de Setembro de 2021, o petroleiro “Arafura” teve confirmadas as trágicas mortes do Imediato e do Contramestre, de nacionalidade indiana, quando se destinava a “Long Beach”, costa oeste dos Estados Unidos. O colunista já esteve navegando por essa área e realmente não é para brincadeira.

As estatísticas mais recentes da “BIMCO / ICS” apontam que o número de marítimas certificadas pelo STCW quase que dobrou desde seu último relatório em 2016. Agora está com o total de 24.059 no mundo todo, sendo que 7.289 são Oficiais. A maioria das mulheres do mar trabalha em balsas e navios de cruzeiros. No Brasil, muitas já chegaram às funções máximas de Comandante e Chefe de Máquinas, tanto em navios de grande porte como em embarcações de apoio. É a força da mulher no setor.

A “Escola de Guerra Naval” (EGN) também participou do evento “World Clean Up Day 2021” ao realizar ação de limpeza na Praia Vermelha, em 18 de Setembro. A data simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos urbanos.

Agradecemos a atenciosa mensagem do Capelão Silas Fernandes Pereira, que dos Estados Unidos onde residiu por um tempo, agora se prepara para o retorno ao Brasil. Um grande amigo sem dúvida nenhuma. Estivemos juntos pela última vez em 2019, ao participarmos de evento na Capitania dos Portos do Estado de Pernambuco, homenageando seu Comandante na época, Capitão de Mar e Guerra Maurício Bravo.

Importante notícia foi publicada na coluna “Navegação em Foco” do nosso amigo Luiz Omar Pinheiro, no jornal “O Liberal” e no “Portal da Navegação” do último dia 21: a Marinha do Brasil participando de simulação de vazamento de óleo no rio Amazonas. Sem dúvida nenhuma um grande treinamento para os envolvidos, preparando-se para eventos dessa natureza.

A navegação do colunista pelo Estreito de Malaca, mantendo a calma e seriedades das manobras dão tranquilidade aos Oficiais de Náutica para conduzirem com segurança. Afinal de contas, estamos em uma das áreas mais movimentadas do mundo. Um Comandante que transmite carga positiva tende a realizar manobras com determinação. Um Comandante nervoso poderá transmitir pensamentos negativos. Então, energia positiva sempre tem que estar nos pensamentos. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next