NAVEGAÇÃO EM FOCO – Aeronáutica celebra aniversário de Marechal do Ar Eduardo Gomes

Major Aviador André Melo, Comandante da tropa, acompanhando o Major-Brigadeiro Medeiros durante a revista à tropa.

A Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE) realizou nesta semana a cerimônia militar alusiva ao 125º aniversário de nascimento do Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), Marechal do Ar Eduardo Gomes. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Comando Aéreo Norte – I COMAR, Major – Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e contou com a presença de Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da Guarnição.
Durante o evento, o Comandante do I COMAR fez a aposição de flores no busto do Marechal do Ar Eduardo Gomes, num ato de respeito e homenagem ao primeiro Comandante da 1ª Zona Aérea, que deu origem ao Primeiro Comando Aéreo Regional, hoje Comando Aéreo Norte.
Como parte das homenagens, foi hasteada a insígnia do Patrono da Força Aérea pelo Segundo-Tenente Aviador Edson Aluízio Gonçalves Silva. Ao término da cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Comandante do Comando Aéreo Norte.

Iguatemi realiza instalação de Ecobatímetro Monofeixe

NApOc “Iguatemi” fundeado durante realização do TAM do Ecobatímetro Monofeixe Kongsberg EA440

No início da semana, o Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi”, meio subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e comandado pelo CC Vinicius Barcelos Rangel, conduziu o Teste de Aceitação no Porto (TAP) e o Teste de Aceitação no Mar (TAM) do Ecobatímetro Monofeixe Kongsberg EA440, etapas finais do processo de instalação do sistema a bordo. Os testes contaram com o apoio de militares do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), em Belém.
A instalação do equipamento foi decorrente do Termo de Execução Descentralizada (TED) n° 331/2018, celebrado entre a Marinha do Brasil e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O acordo visa ao emprego do NApOc “Iguatemi” em Levantamentos Hidrográficos (LH) na área marítima da foz do Rio Amazonas.
A disponibilidade do Ecobatímetro Monofeixe em mais um meio subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval, sob o comando do Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, pode contribuir com a atualização da cartografia náutica na região Norte do país, permitindo maior segurança à navegação e ao tráfego de navios mercantes de maior calado na Barra Norte do Rio Amazonas, fator preponderante para o incremento do potencial de escoamento da produção econômica.

O amanhecer (foto acima) no Rio Trombetas visto pelos Práticos Carlos Eduardo e Guilherme Quindere a bordo do HB Tambaqui, comandado pelo CLC Macedo. O navio pertencente à empresa Hidrovias do Brasil e carregou 73 mil toneladas de bauxita com destino ao Porto de Vila do Conde

Mares & Rios

Nesta semana, as palestras ministradas no XXI CEPE – Curso de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), foram proferidas on-line pelo CMG (R1) Adalberto e presencialmente pelo Tenente Coronel Raimundo Calderaro.

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) colocou em funcionamento o Ecoponto do Sistema de Gestão Ambiental. O Ecoponto é um abrigo temporário que serve para segregar e armazenar o lixo para realização do descarte correto. A Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB) recolherá os resíduos para aplicar uma destinação final adequada.

Após 32 dias de viagem, o navio N/T “André Rebouças”, que tem no comando o CLC Ricardo Monteiro, chegou ao Porto de destino, em Singapura. O Comandante, juntamente com a tripulação, atravessaram os oceanos Atlântico Sul e Índico, e também navegaram pelo Estreito de Malaca, uma das áreas mais movimentadas do mundo. Mais uma missão cumprida.

Nesta semana, o Comandante do Comando Aéreo Norte (l COMAR), Major Brigadeiro do Ar Mauricio Medeiros, participou de uma reunião com integrantes da Diretoria do Círio de Nazaré e da Esquadrilha da Fumaça, a fim de definir a participação da Força Aérea Brasileira (FAB) no Círio deste ano (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next