CONVÉS PRINCIPAL – “Marinheiras e Brejeiras” e “Entre Cristas e Cavados” – livros para sorrir

O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, dentre suas atribuições, além de ter desempenhado a função de Comando em navios e atualmente exercendo as atividades de Embaixador da IMO no Brasil, também escreve livros que divertem o público que gosta de boa leitura.
O livro “Marinheiros e Brejeiras”, em quatro volumes, trazem histórias reais de cenários pitorescos ocorridos com vários marítimos ao longo das estadias nos portos e em viagens. O Comandante Gondar presenciou muitos desses acontecimentos engraçados e publicou em vários exemplares, valendo a pena ler e dá boas risadas.
Um dos seus últimos lançamentos, o livro “Entre Cristas e Cavados – Lições ao Nível do Mar” foi muito bem aceito na Comunidade Marítima, sendo inclusive utilizado por este colunista para premiar tripulantes padrões a bordo dos navios e na Passagem de Comando realizada em 2020.
A sensação sentida ao ler é de que estamos participando da situação naquele exato momento. O CLC Gondar souber evolver os leitores, adentrando a fundo nas histórias de pessoas que com orgulho horaram nossa profissão, porém, como todos temos histórias engraçadas, essas aconteceram e deixaram registros marcantes.
Para aquisições dos livros, basta entrar em contato com o próprio Comandante Gondar ou pelo site do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante”.
Recomendo a leitura!

Dia Mundial da Limpeza – CIABA Contribuindo para a Preservação do Meio Ambiente

A “Universidade do Mar”, que é o nosso querido CIABA, mostra também estar preocupado com a conservação do meio ambiente, seja ele marinho, terrestre ou aéreo.
No ultimo dia 18 de Setembro, por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Limpeza, o Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior e seus Oficiais realizaram a inauguração do “Ecoponto”, onde se fará a segregação das diversas classes de lixo, como parte do “Sistema de Gestão Ambiental” dessa Organização Militar.
O local é um abrigo temporário, que servirá para segregar e armazenar corretamente o lixo originado nessa Unidade da Marinha do Brasil. Os contentores seguem o padrão de cores de Coleta Seletiva de Lixo estabelecido pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Posteriormente, a Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB) recolherá os resíduos dando destinação final adequada. Nosso CIABA interagindo com os órgãos de Meio Ambiente e a Sociedade na luta pela preservação do Meio Ambiente.
Um efusivo “Bravo Zulu” para o Comandante e toda a Tripulação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – CIABA.

Navegando

O Comandante Menezes, ainda sensibilizado com a matéria sobre sua entrada no Golfo Pérsico durante a guerra entre Iraque e Kuwait nos informou que o autor do texto que saiu da Revista Marítima Brasileira na época foi do ilustre Capitão de Longo Curso Di Renna, que também esteve nessa viagem.

O Mar da China Oriental é cheio de embarcações de todos os tipos e tamanhos, por isso os serviços de quartos no Passadiço devem ter alerta máximo. Recentemente um navio cargueiro colidiu com uma embarcação de pesca chinês, afundando-o tendo sete tripulantes a bordo. Isso aconteceu na noite do dia 22 de Setembro de 2021, onde quatro foram resgatados e houve a perda de uma vida. Dois tripulantes continuam desaparecidos.

Falando em Mar da China, o Estreito de Malaca, que leva os navios até essa área, também é cheio de embarcações de pesca, que trafegam e realizam suas atividades em plena “Zona de Separação de Tráfego”. Os cuidados se redobram ao transitar no canal.

A pandemia ainda continua a atingir os marítimos de várias nacionalidades. No dia 21 de Setembro de 2021, o navio porta-contêiner “MSC Lauren” atestou positivo para um tripulante ao chegar no ancoradouro de Callao, no Chile, procedente do Peru. Imediatamente o navio foi colocado em quarentena de no mínimo 15 dias. Os clientes terão suas entregas atrasadas por conta dessa ocorrência. O importante é que os tripulantes estão bem.

Saíram as listas dos Candidatos classificados para a próxima fase do Processo Seletivo da EFOMM – 2022, tanto do CIAGA quanto do CIABA. O colunista deseja sorte a todos na próxima fase. Para os que por ventura não conseguiram a aprovação desejada: nunca desistam. Persistam nos seus sonhos de entrar para uma das mais belas carreiras profissionais.

Excelente iniciativa promovida pela “Capitania dos Portos do Estado do Maranhão”. Em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR-MA) e com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), entre os dias 13 e 17 de Setembro, 15 militares voluntários participaram da Campanha da Doação de Sangue. Essa importante ação ajudou os bancos de sangue e plaquetas dos hemocentros, que muito diminuíram em função da pandemia da Covid-19.

Está dando o que falar a aprovação da “BR do Mar” pela “Comissão de Assuntos Econômicos” (CAE) do Senado, reduzindo o efetivo de marítimos brasileiros de 2/3 (como estava no texto original) para 1/3. O Sindmar está atuando em Brasília para tentar reverter ao que estava previsto. Devemos escolher melhor nossos políticos. É inacreditável tirar empregos de brasileiros e dá para os estrangeiros.

O Navio Escola “Brasil” que no momento realiza a “XXXV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha” esteve recentemente em Lisboa-Portugal, onde os participaram de diversas atividades com militares da Marinha Portuguesa. Os Guardas-Marinha realizam essa importante interação internacional antes de serem declarados 2º Tenentes dos Quadros da Armada, Fuzileiros Navais e de Intendência.

O colunista já teve oportunidade de viajar com um dos integrantes da família Sabbá. Trata-se do 2º Oficial de Náutica Roberto Benedito Sabbá, que assumiu suas funções no antigo navio “Guaporé´” e também foi responsável por acompanhar um novo navio de uma estatal, durante sua construção no estaleiro. Hoje, o 2ON Sabbá exerce cargo em terra. Bons tempos eram aqueles.

O grande amigo Capitão de Longo Curso Fabrício Lima de Souza também está com seu navio em Singapura. Diariamente mantemos contato e trocamos experiências nas diversas operações que ocorrem nesse porto. O CLC Fabrício sempre solícito, continua mantendo a mesma humildade característica que sempre teve desde os tempos de escola no CIABA. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next