NAVEGAÇÃO EM FOCO – CIABA realiza Regata Ecológica em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza

A 1ª Regata Ecológica do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) foi realizada no fim de semana em comemoração ao “Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up Day/ WCUD 2021) – Mar Limpo é Vida!”.
A regata ecológica teve o propósito de desenvolver a consciência ambiental dos futuros oficiais da Marinha Mercante e contribuir para a promoção da limpeza da Baía do Guajará, em Belém.
Durante o evento, foram disputados dois prêmios ecológicos: “Maior quantidade de lixo recolhido” e “Lixo mais exótico”. No total, foram recolhidos 556,4 kg de lixo flutuante às margens do CIABA. O material recolhido passará por triagem e encaminhado para reciclagem.
Na ocasião, também foi disputado o prêmio na classe “LASER”. Nesta categoria, teve a participação dos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e competidores de clubes náuticos da região. Ao todo participaram 18 embarcações.

CONHECENDO A AMAZÔNIA – As cidades transfronteiriças da Amazônia

Do alto, a cidade de Tabatinga, no Alto Solimões, faz fronteira com Colômbia e Peru

Na região do Alto Solimões, extremo oeste do Amazonas, localiza-se a chamada Tríplice Fronteira Amazônica, formada pelas cidades de Tabatinga/Brasil, Santa Rosa/Peru e Letícia/Colômbia. A sessão “Conhecendo a Amazônia” traz singularidades desta região. Começamos pelas cidades transfronteiriças Letícia e Tabatinga.
Tabatinga é um município do interior do Amazonas fundado em 1983 e tem população estimada pelo IBGE (2021) em 68.502 habitantes. Mesmo estando em países diferentes, Tabatinga e Letícia cresceram tanto nos últimos anos que formam um único núcleo urbano, processo conhecido como conurbação.
Já a cidade de Letícia é mais antiga. Fundada em 1867, tem população acima de 40 mil habitantes, fica no coração da Amazônia colombiana, onde vivem mais de 60% dos habitantes da região. Entre as populações indígenas que resistem, estão os Huitotos, Incas, Tucano, e Ticunas.
Letícia se conecta à Tabatinga pela Avenida da Amizade, que começa no aeroporto da cidade brasileira, chegando ao município vizinho da Amazônia colombiana como um cordão umbilical. A região é uma intensa mistura cultural, com referências brasileiras, colombianas e peruanas.
Para quem está em Tabatinga e quer ir à Letícia, é simples: basta cruzar a fronteira a pé, de moto ou carro. Não há barreiras.

Social na Ilha

Em Mosqueiro, onde a coluna desfruta do privilégio de autoridades ligadas à segurança pública serem cativos leitores, ocorreu a comemoração pelo aniversário do Delegado Diretor da Polícia Especializada da Polícia Civil, Benedito Magno. O evento foi comemorado em grande estilo. Na foto, o Deputado Estadual Nilton Neves; o Juiz José Torquato; o Delegado Benedito Magno; as Promotoras de Justiça Ana Maria Magalhães e Ana Julia Costa; e o Jornalista Beto Messias. Saúde!

Mares & Rios

O colunista está feliz com o pronto restabelecimento do Comandante Adalberto Pereira de Castro Neto, Comodoro da empresa Hidrovias do Brasil, e Comandante do Navio “HB Tambaqui” desde 2013 – ano que o navio começou a operar na Amazônia.

Em viagem para o Oriente, o N/T “André Rebouças” fará três operações em terminais diferentes (dois em Singapura e um Ship to Ship na Malasia) e depois retornará ao Brasil. O navio comandado pelo CLC Ricardo Monteiro transportou um milhão de barris de LSFO – combustível com baixo teor de enxofre.

A travessia de Monte Alegre, trecho do rio que sofre constantes mudanças, já está com seus dados batimétricos atualizados graças ao trabalho realizado pelo Conselho Técnico da Cooperativa Unipilot, que congrega os práticos da ZP-01 Bacia Amazônica. O Conselho é formado pelos Práticos Alvim Spinola, Leandro Caiaffa e Daniel Martinez, além do Hidrógrafo Anderson Gregório.

Durante o Sairé 2021, a Capitania Fluvial de Santarém atuou ordenando o tráfego aquaviário na praia de Alter do Chão. A equipe de inspeção naval realizou abordagens e orientou os proprietários de embarcações quanto aos cuidados da navegação durante o evento. Sempre é preciso redobrar a atenção por causa, principalmente, dos banhistas.

Marcelo Salgado, o “Príncipe dos Práticos”, está desfrutando do merecido descanso na cidade serrana de Petrópolis, no Rio de Janeiro, ao lado da esposa Keila Vieira. Aproveite, amigo!
(LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next