NAsH “Oswaldo Cruz” promove cerca de mil atendimentos médicos e odontológicos a ribeirinhos no Amazonas e Pará.

Oito comunidades ribeirinhas de difícil acesso, localizadas no interior dos Estados do Amazonas e Pará, receberam o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Oswaldo Cruz”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, no período de 13 de setembro a 2 de outubro.

Equipado com consultórios médicos, odontológicos, laboratório, sala de vacina, centro cirúrgico, sala de raio-x, farmácia e uma equipe de saúde composta por médicos, dentistas, farmacêutico e enfermeiros, o navio realizou junto às comunidades ribeirinhas ações de promoção, cuidado e de atenção básica à saúde por meio de consultas médicas, exames laboratoriais, testes rápidos, distribuição de medicamentos e vacinação. A equipe de saúde do “Oswaldo Cruz” realizou cerca de mil atendimentos médicos, 95 atendimentos odontológicos, entregou 17 mil medicamentos e distribuiu 260 kits de higiene bucal.

Atendimento odontológico realizado a bordo do navio

Devido à dificuldade de acesso às comunidades mais longínquas, onde a profundidade dos rios é insuficiente para a passagem dos navios, foram utilizadas lanchas de apoio para transportar a equipe de saúde às comunidades, junto com equipamentos médicos e odontológicos portáteis para atendimento em terra. “A equipe da Marinha nos ajuda bastante, principalmente porque vai até a comunidade que fica muito longe de um hospital”, destacou Luciana Martins, moradora da comunidade Boca dos Currais, do município de Oriximiná (PA).

Por Portal da Navegação, via Marinha do Brasil.

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next