CONVÉS PRINCIPAL – Grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira sempre presentes nas cerimônias

A Marinha Mercante Brasileira, hoje tem suas grandes expressões, que se fazem sempre presentes nos eventos e cerimoniais, sejam eles militares ou civis. Dentre eles, podemos destacar dois nomes conhecidos: Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar e Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia.
O CLC Gondar, por longos e valorosos anos esteve no Comando dos navios da empresa “Aliança Navegação”. Hoje exercendo funções em terra, continua contribuindo para o crescimento de nossa Marinha Mercante. Possui altas condecorações em sua brilhante trajetória, como as Medalhas Tamandaré e Mérito Naval (Grau de Oficial) da nossa briosa Marinha de Guerra. Atualmente é o Embaixador da “IMO” (Organização Marítima Internacional) no Brasil.
A CLC Hildelene, formada na pioneira turma de mulheres do CIABA, em 2000, foi a primeira a alcançar a função de Comandante nos navios de grande porte, em uma empresa estatal. Tendo reconhecimento nacional e internacional, possui também as mais altas condecorações de várias instituições civis e militares. Em breve, estará recebendo outra homenagem de significativa importância.
Na foto, ao lado da Sra. Anete Gomide Pimenta, atual Diretora Financeira “Sociedade Amigos da Marinha – Seção Rio de Janeiro” (Soamar-Rio), e do colunista, quando da realização da Aula Inaugural dos Alunos do 1º Ano do “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA) e posterior incorporação do Estandarte da Marinha Mercante Brasileira na Guarda-Bandeira dessa instituição, realizada em 02 de Fevereiro de 2017.

Homenagem a professora Selma Grello

Professora Selma Grello

A nossa querida e estimada professora Selma Grello, no presente dia, aguarda as felicitações de todos os amigos que fazem parte do seu círculo de amizade, uma vez que se trata de data de significativa importância.
Ela repassou, a este devotado colunista, documentos importantes dos anos de 1966, 1969 e 1981 que traçam sua trajetória profissional. Como já dissemos, esteve à frente do Ensino Profissional Marítimo no CIABA.
Em um deles, datado de 04 de Novembro de 1969, dirigida pelo então Capitão dos Portos do Estado do Pará e Amapá, Capitão de Mar e Guerra José Maria Barreira da Fonseca, dirigido ao Diretor de Portos e Costas (DPC), aponta a professora Selma como tendo as credenciais necessárias para seguir adiante o projeto de elevar o nível de instrução e adestramento dos marítimos, tendo como resultado um maior rendimento nas operações das embarcações, a dignificação da profissão de marítimo e uma contribuição à elevação da instrução na área do e no próprio país.
As coordenações dos cursos previstos exigiriam a presença à sua frente de uma pessoa apta a realizá-los, com preferência nos conhecimentos técnicos de instrução, principalmente no campo da alfabetização de adultos. A professora Selma Grello foi a escolhida, sem contestação.
O empreendimento foi o embrião do futuro Centro de Instrução de Marítimos em Belém, que seria denominado CIABA. Na época, ela trabalhava na empresa “Enasa”.
A professora, sem dúvida nenhuma, teve sua elevada participação na história da Marinha Mercante Brasileira, onde várias gerações foram formadas sob seus ensinamentos.
Parabéns, professora Selma Grello! Bravo Zulu!

Navegando

Vai se aproximando outro grande evento do calendário da “Academia Brasileira de Medalhística Militar” (Abrammil), que tem na sua Presidência o Coronel da Reserva do Exército, Paraquedista Militar Regis Lermen, além de sua Diretoria de Eventos. Trata-se da 45ª Ação Social que será realizada no Shopping Polo I, em Madureira, no Rio de Janeiro. O material arrecadado será entregue em creches e asilos. Voltaremos como mais detalhes posteriormente.

A “Capitania dos Portos do Estado do Amapá” (CPAP), jurisdição sob o Comando do 4º Distrito Naval, participou e prestou total apoio a segurança da Romaria Fluvial de Nossa Senhora de Nazaré, realizado no último dia 09 de Outubro, fazendo parte das comemorações do Círio daquela cidade.

Importante matéria no site do Sindmar com o título “A cabotagem brasileira está sob ataque” merece destaque e digna de ser lida por aqueles que atuam no nosso setor marítimo. O autor, Capitão de Longo Curso Carlos Müller, Presidente do Sindmar e da Conttmaf, afirma que “nas condições oferecidas no programa BR do Mar, a tripulação brasileira a bordo poderá ser o último elo genuinamente nacional entre o país e a sua cabotagem”. Marinha Mercante também é Soberania Nacional.

Atenciosa mensagem recebida do Capitão de Mar Guerra (RM1) José Eduardo Vieira Carneiro, que foi Comandante da “Base naval de Val de Cães” (BNVC), de onde o colunista é “Amigo Honorário”. Após se transferir para reserva da nossa briosa Marinha do Brasil, ainda continua na ativa prestando seus relevantes serviços na “Superintendência do Ensino Profissional Marítimo” da DPC (Diretoria de Portos e Costas).

O site “Portal da Navegação”, que tem a coordenação do ilustre Sr. Edson Sabbá, continua agora dinâmico com notícias que abrangem a região amazônica, o Brasil e o mundo. Um excelente meio de informação do setor aquaviário, além da nossa Autoridade Marítima Brasileira, representada pela Marinha do Brasil..

A empresa “Log-In” cada dia vem mostrando crescimento no seu modal marítimo. Recentemente fez a encomenda de dois navios porta-contêineres para se juntar a sua atual frota, sendo a previsão da entrega do primeiro em dezembro de 2023 e o segundo em maio de 2024. Tudo indica que futuramente se tornará a maior empresa de bandeira brasileira. Enquanto isso, outras só vêm se declinando ladeira abaixo.

Recebido do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM), através de sua Diretoria de Comunicação Social, a edição 154 da Revista Eletrônica (3º Trimestre – Julho a Setembro). Matérias de grande importância do nosso setor abrilhantam suas páginas, dentre dos quais destacamos as condecorações recebidas por Capitães da Marinha Mercante, ocorridas no mês de Setembro. Citações estas que saíram na coluna “Convés Principal”. Agradecimentos ao CLC Alvaro e CLC Afonso pela divulgação da coluna e do Portal.

Ainda sobre a Revista Eletrônica do CCMM, o colunista prometeu ao CLC Afonso importante matéria sobre o cálculo de carga dos navios petroleiros. Provavelmente estará na edição de Janeiro de 2022, quando esperamos que seja um ano de plenas realizações e que a pandemia nos dê alívio.

O Navio-Escola “Brasil” continua realizando sua “XXXV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha”. No dia 06 de Outubro, esteve em Londres onde realizou visitas a algumas instituições, bem como receberam importantes autoridades a bordo. A viagem prossegue e os futuros Oficiais de nossa briosa Marinha de Guerra continuam com suas interações diplomáticas ao longo dos países pelo qual irão passar.

No último dia 05 de Outubro, o Diretor Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar recebeu o Presidente de uma grande e importante empresa estatal com o objetivo de promover estreitamento e laços entre as duas instituições. O Poder Marítimo Nacional foi fortalecido.

O Navio Veleiro “Cisne Branco” da Marinha do Brasil viaja pela América do Sul e México, levando a mensagem das comemorações dos 200 anos de nossa Independência. Esteve recentemente em Guayaquil, no Equador, sendo recebido pela Marinha desse país, representando pelo Capitão dos Portos Danilo Espinoza. O veleiro está realizando viagem de instrução, passando por várias cidades.

Em Guayquil, o veleiro foi recebido por uma salva de tiros da Marinha equatoriana. Com 77 tripulantes, tem no seu Comando o Capitão de Mar e Guerra Marcos André. Esteve presente também o Embaixador do Brasil no Equador, Sr. Evandro de Barros.

Ontem, dia 17 de Outubro, a coluna do nosso saudoso amigo Alyrio Sabbá estaria completando mais um ano de existência. Sentimos falta de suas palavras. Esteve presente por mais de meio século nas páginas do jornal “O Liberal” de Belém do Pará, além de fazer parte do “Portal da Navegação”, dirigido pelo seu filho Edson Sabbá. A coluna presta homenagem a esta valiosa data. Nosso amigo nos acompanha ao lado de Deus.

A Medalha de Mérito Marítimo que apareceu na nossa edição anterior pertence ao Capitão de Longo Curso Renato Ramos Diniz, que nos enviou gentilmente e publicamos na matéria. O Comandante, em breve, estará retornando ao mar.

A coluna de hoje se encerra com o magnífico pôr do sol ocorrido no Oceano Índico, entre a Ilha de Madagascar e a África do Sul, no dia 16 de Outubro. Na ocasião, com seis horas adiantados em relação ao fuso horário brasileiro, o colunista e mais 27 tripulantes realizam viagem de retorno a bordo de um “Gigante do Mar”, após cumprir escala em Singapura (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next