CONVÉS PRINCIPAL – Relembrando o recebimento da Medalha “Amigo da Marinha” do Vice-Almirante Valter.

A edição de hoje relembra um dos grandes momentos do colunista ocorrido no dia 05 de Outubro de 2020, portanto mais de um ano: na presença do Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, atual Comandante do 4º Distrito Naval, recebia a distinta Medalha “Amigo da Marinha”.
O evento contou com a presença do Capitão de Longo Curso Afonso de Almeida Corrêa, que na ocasião presenteou o Vice-Almirante Valter com o livro “O mar como destino”, biografia do Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior.
Na época, o singelo evento foi adaptado devido a pandemia de Covid-19, aproveitando a visita institucional da comitiva do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM) ao Comando do 4º Distrito Naval.
O colunista tinha sido agraciado com a Medalha em 2019, porém devido compromissos profissionais, estando em alto mar numa viagem internacional com destino a China, não pôde comparecer ao evento realizado no CIABA.
Renovo as palavras ditas ao Vice-Almirante e a Assessoria de Comunicação do Comando do 4º Distrito Naval, representada pela Tenente Ohana: “a Marinha sempre poderá contar com esse amigo, colocando-me a disposição”.
No site “Portal da navegação” pode ser acessado a matéria da coluna do Alyrio Sabbá sobre o evento, acessando o link:
http://portaldanavegacao.com/2020/10/24/marinha-realizou-imposicao-da-medalha-amigo-da-marinha-em-belem/

Tribunal Marítimo realiza importante Workshop junto com a Antaq

No dia 19 de Outubro, importante workshop foi realizado envolvendo o Tribunal Marítimo (TM), que tem na sua Presidência o Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho, e a Agência de Transportes Aquaviários (Antaq), representada pelo seu Diretor Geral, Sr. Eduardo Nery Machado Filho.
Sob o tema “Em busca de uma sinergia para a prestação de melhores serviços à Indústria Marítima”, realizada por videoconferência, vários assuntos foram debatidos, merecendo destaques as ações para reduções de acidentes na Amazônia, relacionados ao transporte de passageiros, ao escalpelamento e à segurança das embarcações.
O foco do workshop foi o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade, contando ainda com palestras do Superintendente da “Outorgas”, Sr. Alberto Furtado de Vasconcelos Neto, e do “Gerente de Afretamento da Navegação”, Sr. Augusto Berton Vedan.
Já pelo Tribunal Marítimo, além da palestra do Presidente Lima Filho, o Capitão de Mar e Guerra (RM1) Dionísio Tavares da Câmara Júnior, abordou o Registro de Propriedade Marítima e o Registro Especial Brasileiro. Ele que foi Comandante do Estado Maior do 4º Distrito Naval.
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha.

Navegando

O colunista e sua tripulação finalmente adentraram águas do Oceano Atlântico Sul, após passar por mau tempo no Cabo da Boa Esperança, característico dessa região. Agora com rumo apontado para o Brasil, vai chegando o fim da viagem previsto para início de novembro.

Muito bem festejada a comemoração do 129º Aniversário do CIABA realizado na última terça-feira (19). O colunista recebeu atencioso convite, mas por se encontrar no mar, não pôde comparecer ao brilhante evento. O Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior vem realizando excelente trabalho na nossa querida “Universidade do Mar”.

Em Janeiro de 2022, importantes Organizações Militares sediadas em Belém, sob jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, terão novos Comandantes. Dentre eles destacamos o “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), “Base Naval de Val de Cães” (BNVC), “Centro de Intendência da Marinha em Belém” (CeIMBe) e “Hospital Naval de Belém” (HNbe).

Por falar em “HNBe”, vai se concretizando o Comando da Capitão de Mar e Guerra (Médica) Mônica Medeiros Luna, que foi a primeira mulher a dirigir essa Organização Militar, em toda a sua história. Dizem que o destino escolhe as pessoas certas. Não foi por acaso que a mesma realizou excelente trabalho, em um dos momentos delicados na história da humanidade devido a pandemia de Covid-19 que ainda vivemos.

Barcaça “Norsul 11” concluiu com aproveitamento sua docagem no estaleiro da “Wilson Sons”. Cumprindo seu 3º ciclo obrigatório dessa tipo de manutenção, em breve estará retornado às suas atividades de transportes de bobinas de aço entre os portos de Vitória (ES) e São Francisco do Sul (SC).

A empresa “Log In”, crescendo a cada dia, vem tendo excelente desempenho nesse ano. Após anunciar a construção de dois novos porta-contêineres, aumentando a sua frota, agora teve avaliação de risco melhorada pela “S&P” (Standard & Poors).

No mês de setembro, os estaleiros chineses ultrapassaram os sul-coreanos em relação as encomendas globais de construção naval. No passado, o Brasil já teve entre os primeiros nesse tipo de construção. Quando pensávamos que estávamos voltando no tempo, veio um golpe duríssimo para o setor.

Nosso grande amigo Capitão de Longo Curso João Carlos Francisco Gonçalves, que teve o colunista como seu Praticante Oficial de Náutica no VLCC “Barão de Mauá”, isso em 1997, é só alegria. Ele é portador das mais altas comendas da Marinha do Brasil, as Medalhas de Mérito Tamandaré e do Mérito Naval (Grau Oficial). A bordo costumavam dizer que éramos pai e filho pela semelhança.

Parte dos Oficiais de Máquinas da turma “Ayrton Senna da Silva” atuam nas termoelétricas localizadas ao longo da costa nordestina. É uma grande opção para o pessoal formado na seção. Entre eles estão os grandes amigos Germando Araújo da Costa e Marcus Vinícius Dias Alves, todos cearenses.

Já o amigo da mesma turma Dennis do Nascimento Monteiro, paraense de coração, atua na função de Chefe de Máquinas de uma grande empresa offshore. No retorno do colunista a Belém marcaremos um reencontro, onde as famílias serão apresentadas.

Emocionante e brava as palavras do Capitão de Mar e Guerra Baptista Santos, que foi Comandante do CIABA recentemente: “Só quem comandou sabe a responsabilidade de ter um navio e tripulação aguardando sua decisão”. Sábios dizeres.

Todas as turmas que passam na EFOMM, ou em qualquer instituição, seja ela civil ou militar, sempre tem aquela pessoa que anima e levanta o astral. Na minha turma, cito o grande irmão Milton Imbiriba, que mesmo nas condições adversas, procurou animar a todos, isso ocorrendo até os dias de hoje. Detalhe: não gosta que lhe chamem de Milton, e sim, Imbiriba.

Nosso grande amigo Luiz Omar Pinheiro, colunista do jornal “O Liberal” de Belém do Pará e do “Portal da Navegação”, foi merecidamente agraciado com o título “Amigo do CIABA” entregue na última terça-feira, juntamente outras autoridades civis e militares. Parabéns!

Outra importante personalidade do nosso setor agraciado com o título “Amigo do CIABA” foi o Sr. Relton Osvaldo Pureza Pinto, atual Presidente da nossa SOAMAR-Pará e quem comanda o Grupo “Atlântica Matapi”. Justa homenagem.

Agradecimentos especiais ao Sr. Edson Sabbá, que muito vem ajudando o colunista no sentido de melhorar a cada dia no “Convés Principal”, com sugestões que estamos implantando para dinamizar e tornar a leitura agradável a todos que acessam. A motivação que nos dá só tendem a nos colocar no caminho certo (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next