CONVÉS PRINCIPAL – Remadores campeões do CIAGA competem com novos barcos.

As “Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM’s), tanto do CIAGA quanto do CIABA, têm revelados grandes velejadores e remadores. Não é a toa que os Alunos participam de importantes competições durante o ciclo escolar.
No último dia 17, esses bravos competidores, pela primeira vez participaram de um torneio, que aconteceu na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.
O “56º Torneio de Remo do Futuro”, organizado pela “Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro” (FRERJ), os Alunos do CIAGA estrearam seus novos barcos a remo, sendo dois “Yoletes 4X” que comportam quatro remadores e um timoneiro.
O resultado não poderia ter sido outro: os remadores do CIAGA/EFOMM conquistaram o primeiro lugar na prova “Yolete 4X Alberto Masculino 500 metros”, que teve o apoio do “Clube Naval Piraquê”, onde atualmente os futuros Oficiais da Marinha Mercante estão treinando.
A coluna parabeniza o Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva e sua brilhante Equipe de Remo pela conquista.
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha.

Embarcações no litoral do Pará são apreendidas pela Marinha do Brasil.

A Marinha do Brasil sempre atuando em prol e defesas de nossas águas territoriais e interiores, também auxilia no combate às criminalidades que ocorrem no meio hídrico, sejam embarcações nacionais ou internacionais.
No dia 09 de Outubro, duas embarcações de pesca, “Roberto Júnior A” e “Roberto Júnior IV” foram apreendidas pelo Navio de Apoio Oceânico (NApOC) “Iguatemi”, pertencente ao “Comando de Patrulha Naval do Norte”, esta por sua vez subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval.
Por estar praticando infrações em descumprimento a “Lei da Segurança do Tráfego Aquaviário”, as embarcações pesqueiras foram escoltadas até o porto de Santana (AP) e apresentadas à “Capitania dos Portos do Amapá” (CPAP).
Uma delas não possuía licença válida para pesca, sendo multada pelo IBAMA e sua carga de pescado com 10, 5 toneladas apreendida, juntamente com rede de pesca de 4.200 metros.
Os peixes foram repassados para o SESC do Amapá, sendo doados para 24 instituições de apoio a pessoas carentes.
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha.

Navegando

Emocionante a participação da Marinha do Brasil nas homenagens prestadas durante a “Campanha do Dias Das Crianças”. Várias Organizações Militares, sediadas em localidades diferentes, ao longo dos Estados da Federação, realizaram distribuições de brinquedos para crianças carentes e participantes do “Programa Forças nos Esportes”.

No dia 27 de Outubro, mais um Oficial da Marinha Mercante estará recebendo a “Medalha de Mérito Marítimo”. Trata-se de um Capitão de Longo Curso que exerceu suas atividades até a função de Comandante. O evento ocorrerá na “Capitania dos Portos da Amazônia Oriental” (CPAOR). Voltaremos com matéria dessa justa homenagem.

Por falar nessa Capitania, considerada uma das movimentadas do Brasil, o seu Comandante, Capitão de Mar e Guerra André Luís Martini Vieira, vem realizando excelente trabalho. No período de 8 a 15 de Outubro a CPAOR fez doação de 100 coletes salva-vidas e instalou gratuitamente 17 coberturas nos eixos de motores das embarcações utilizadas nos transportes da população ribeirinha.

O “Clube Satélite Rio Comprido Vésper” realizou importante evento Distrital no Rio de Janeiro, atuando no Combate a Pólio. O clube se fez presente com a doação de molduras para fotos, além de 50 livrinhos para colorir, 50 kits de higiene bucal e 200 pirulitos. Os sorrisos das crianças… Não tem preço.

Atenciosa mensagem foi enviada a este colunista pela professora Selma Grello por ocasião de matéria publicada na coluna. Suas palavras enaltecedoras encheu de alegria esse iniciante na arte de escrever. Conte conosco, ilustre professora. Obrigado por nos contar sua brilhante história.

O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho deve estar sentindo saudades dos cálculos astronômicos realizados no navio sob o Comando do colunista. Desde que passamos pelo sul da Ilha de Madagascar até o presente momento, já no Oceano Atlântico Sul, o mar e o céu não nos deram tréguas. Esperamos que até a chegada no Brasil possamos realizar o tão famoso Ponto Estrela e assim fechar a viagem com chave de ouro.

O Capitão de Corveta (T) Antônio Rodrigues da Silva Neto, atual Superintendente de Ensino do “Centro de Instrução Braz de Aguiar” é considerado um grande amigo pelo colunista. Com seu elevado conhecimento, já formou diversas turmas de aquaviários para a Marinha Mercante Brasileira. Sempre que visitamos a “Universidade do mar”, o abraço é o gesto que realizamos, após a continência.

Outro grande amigo, que também não podemos esquecer o abraço, é o Tenente Luiz Fernando Stavis Júnior, que atua na EFOMM do CIABA. Ele também tem o sangue mercante na veia, uma vez que foi formando em nossa “Universidade do Mar”.

A Força Aérea Brasileira (FAB) comemorou o seu dia, além do Dia do Aviador. Organizações Militares em várias regiões realizaram expressivas cerimônias desta data marcante no calendário da Aeronáutica. Diversas personalidades civis e militares foram condecoradas com a Medalha do Mérito Aeronáutico.

Em Belém, no Comando Aéreo Norte (I Comar), a cerimônia foi realizada na sexta-feira (22), sendo presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Parabéns a FAB, que no ar ou em terra, garantem a nossa soberania nacional.

Ótima notícia para o povo pernambucano. Em Recife será sediada a nova Escola de Sargentos de Carreira do Exército. Essa nova instituição englobará os cursos existentes na “Escola de Sargentos das Armas” (ESA), “Escola de Sargentos de Logística” e “Centro de Instrução de Aviação do Exército”. É a força terrestre do Brasil. Bravo Zulu!

A maior batalha de Porta-Aviões durante a Segunda Guerra Mundial ocorreu no Mar das Filipinas, durante o mês de Junho de 1944. Na vitória norte-americana, a Força Tarefa 58, considerada a mais veloz de Porta-Aviões, varreu tudo o que encontrou pela frente.

A mais complexa operação anfíbia que o mundo já viu ocorreu no “Dia D”. Os Oficiais da Marinha dos Estados Unidos eram mestres em técnicas anfíbias. Essa operação foi adiada do dia 04 de Junho para 05 devido mau tempo na região. Entre os dias 05 e 06 de Junho, a BBC transmitiu o sinal codificado para a resistência francesa, informando o Dia D (… feres o meu coração com um langor monótono…). Exatamente no dia 06, os aliados desembarcaram com 155 mil tropas na Normandia.

O grande amigo Márcio Fernando Silva de Moraes, que é Suboficial da Marinha Mercante Brasileira, atuando na função de Condutor / Bombeador, é só sorriso. Ele que foi nomeado para embarque no navio a qual o colunista está embarcado. É uma excelente nave. Porém estará sob o Comando de outro CLC. Não faltarão oportunidades de navegarmos juntos mais a frente.

Abraços especiais para o Coronel Moura Júnior do Exército Brasileiro. Ele que é irmão paraquedista e atualmente presta relevantes serviços a nação, atuando como civil nessa instituição militar de renome, uma vez que está reserva, após uma longa carreira que se iniciou na “Escola Preparatória de Cadetes do Exército”. Tivemos a oportunidade de nos conhecer a bordo de um grande navio. Essa história depois eu conto. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next