NAVEGAÇÃO EM FOCO – Comando Aérea Norte celebra seu 80º Aniversário

Comandante Major Brigadeiro do ar Maurício Medeiros e os agraciados

O Comando Aéreo Norte – I COMAR realizou, nesta segunda-feira (25), em Belém (PA), a cerimônia militar em comemoração ao seu octogésimo aniversário de criação. A solenidade foi presidida pelo Comandante, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e contou com a presença dos Comandantes, Chefes e Prefeito das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém e das demais autoridades que foram homenageadas com o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira.
Durante a cerimônia, foi realizada a imposição da Medalha Militar por Tempo de Serviço. A condecoração destina-se a reconhecer os militares da Aeronáutica, em serviço ativo, que tenham completado 10, 20, 30, 40 e 50 anos de serviços prestados. A menção “militar padrão” ou “servidor civil padrão” foi outro momento de destaque da solenidade. O título é conferido a militares e civis em reconhecimento pelo elevado padrão de conduta e de desempenho de suas atividades profissionais.
Na mesma ocasião, também houve a entrega do Título Honorífico “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira”, que tem a finalidade de distinguir civil e militar da reserva, brasileiro ou estrangeiro, que por sua atividade ou interesse por assunto da Força Aérea Brasileira presta valiosa ajuda e prestimosa cooperação às organizações do Comando da Aeronáutica. Os agraciados com o Título Honorífico foram: Wellington Santiago da Silva, Superintendente da Polícia Federal do Pará; Fábio Luis de Araujo Rodrigues, Superintendente do Aeroporto Internacional de Belém Júlio César Ribeiro; Nayara Barbalho Cruz, Coordenadora Estadual de Política para o Autismo; Gilberto de Castro Bitar, Vice-Presidente na Associação Brasileira de Pilotos de Aeronaves Leves; e Cláudio Augusto Chaves das Mercês, Ex-Secretário de Saneamento no município de Belém.
Foram agraciados com a medalha militar:
De OURO, com passador de Ouro: SO SAD Edilair Branches Vasconcelos Gomes, SO BCO Izaldo José Carvalho da Costa e o SO SAD Raimundo Nascimento Castro;
De PRATA, com passador de Prata: SO SMU Adonai do Espírito Santo Júnior e 2S SAD Andre Fleury Alves da Silva.

RECORDAR É VIVER – Bons tempos da Frota Amazônica – Frotama

Carlos Eduardo, Luis Fernando e Luiz Omar

O ano era 1981, a bordo do Navio Tapajós que tinha como Comandante Titular, o lendário CLC Eliezer Rong de Araújo. Neste período, os Comandantes Titulares ficavam em Belém, enquanto o navio fazia a viagem para o Amazonas. Nestas viagens, embarcavam como Comandante os Imediatos que estavam adestrando para assumirem os comandos. Nesta viagem em questão, em março de 1981, o navio estava sendo comandado pelo capitão de cabotagem, Abílio Silva. Como Práticos da viagem de Belém/Manaus/Belém, via estreito de Breves, Ademir da Silva Lopes e Miguel Frazão do Amaral.
No registro da foto, na época praticante de náutica e hoje Prático da Bacia Amazônica Carlos Eduardo Morais, o então 1º oficial de náutica e, hoje, aposentado Luis Fernando “bate fino” e o praticante de prático e, hoje, Prático Luiz Omar Pinheiro.

Dia do Professor no CIABA

Descerramento da placa de inauguração da Sala de Pesquisa do Corpo Docente

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), sob o comando do CMG Josué Teixeira, no dia 18 de outubro, comemorou o Dia do Professor com a inauguração da Sala de Pesquisa do Corpo Docente “Professor Paulo Vitor de Matos Zigmantas”, em homenagem ao Docente Decano com 40 anos de CIABA, falecido em fevereiro. A equipagem da sala contou com a colaboração voluntária de 88 ex-alunos do Professor Paulo Vitor.

Mares & Rios

É com pesar que a coluna recebe a notícia da partida do amigo, ex-presidente da CDP e atual Diretor da Cargill, Clythio Van Bugenhout. Nossos mais sinceros sentimentos à família de um grande nome do setor portuário do Pará.

No Centro Tecnológico da Marinha, em Iperó, a 125 km da capital São Paulo, a Marinha do Brasil desenvolve o primeiro submarino com tecnologia nuclear do país. Trabalhando na renovação da frota de submarino, conseguiu desenvolver o primeiro motor submarino que irá utilizar tecnologia nuclear. O modelo possui autonomia de sete anos.

A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) realizou, no período de 19 a 21 de outubro, o Intercâmbio General Mark Clark – Marechal Mascarenhas de Moraes com o objetivo de promover o diálogo entre escolas militares de alto nível do Exército Brasileiro e dos Estados Unidos da América.

Ontem, quem completou idade nova foi Geraldo Vasconcelos, Capitão de Longo Curso e Prático da Barra do Pará. São mais de 30 no exercício da profissão. Hoje, é dia de comemorar os 70 anos bem vividos do Capitão Fluvial e bacharel em Ciências Náuticas, Edson Lima “Sabonete”, Presidente do Sindicato dos Of. de Naútica e Práticos. A coluna deseja felicidades (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next