NAVEGAÇÃO EM FOCO – Os novos Vice-Almirantes do corpo da Armada

Sílvio Luís dos Santos -Comando do 5º Distrito Naval
Antonio Capistrano de Freitas Filho – Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha
Sérgio Renato Berna Salgueirinho -Diretor de Portos e Costa (DPC)
Guilherme da Silva Costa – Comando do 8º Distrito Naval

Na mesma reunião do Almirantado, realizada no mês de outubro, que indicou os novos Almirantes de Esquadra da Marinha do Brasil, também foram promovidos quatro Contra-Almirantes aos postos de Vice-Almirantes, que terão os nomes apresentado ao Presidente Jair Bolsonaro para a devida promoção no próximo mês de novembro. São eles: Sílvio Luís dos Santos, declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1988 e assumirá o Comando do 5º Distrito Naval; Antonio Capistrano de Freitas Filho, declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1988 e será o Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha; Guilherme da Silva Costa, declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1989 e Comandará o 8º Distrito Naval; e Sérgio Renato Berna Salgueirinho, declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1989 e será o Diretor de Portos e Costa (DPC).

CONHECENDO A AMAZÔNIA – Tefé, a cidade que era dos espanhóis

Praça e Igreja Matriz de Santa Teresa, Centro de Tefé/AM.

A historiografia oficial conta que a ambição territorial da Espanha no Amazonas, nos tempos coloniais, foi capitaneada pelo jesuíta Samuel Frit.
No fim do século XVII, várias aldeias foram fundadas pelo religioso Tefé foi uma dessas aldeias. Fritz estava realmente convencido de que a região pertencia à Espanha. Portugal, certamente, não aceitou e já sabemos onde a história chegou.
A denominação dada ao município vem da tribo indígena das “Tapibás”. “Tefé” significa “cidade pequena”. Hoje, o município amazonense está inserido no corredor turístico do rio Amazonas, com conexões internacionais, que envolvem cidades da Colômbia como Letícia, Bogotá e Iquitos, além de cidades que envolvem a Amazônia peruana, que compõe a Amazônia Internacional, sendo destinos que atraem milhares de turistas o ano todo em cidades como Macchupichu (Cuzco) e para o Caribe.
Tefé é, ainda, o portão de entrada para a reserva Mamirauá, patrimônio natural da Humanidade tombado pela UNESCO.
A cidade tem cerca de 60 mil habitantes e distância 520 km da capital Manaus.

Comenda

Durante a solenidade em comemoração do dia do Aviador, realizada mês passado, o Capitão-de-Mar-e-Guerra André Luiz Maetini Vieira, Capitão dos Portos da Bacia Amazônia Oriental, foi agraciado com a comenda “Ordem do Mérito Aeronáutico” (foto), entregue pelo Major Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, que presidiu a cerimônia.

Mares & Rios

No próximo sábado, será comemorado o Dia do Amigo da Marinha. A data é marcada pelo reconhecimento às personalidades marítimas que prestam serviços relevantes com a entrega de medalhas e diplomas. A data foi uma iniciativa do Patrono e Criador da Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR), o Almirante de Esquadra Maximiano da Fonseca, que faz aniversário neste dia.

A portaria assinada pelo então Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Moura Neto estabelece que todos os eventos festivos cuja data cair em finais de semana serão comemorados até a sexta-feira que antecede sua data, sem causar prejuízo à rotina da OM. Por conta disso, a cerimônia de entrega das Medalhas e Diplomas que será presidida pelo Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, Comandante do 4º Distrito Naval, será realizada na próxima sexta, dia 5 de novembro, quando 21 novos Soamarinos serão diplomados.

A Petrobras apresentou ao IBAMA um pedido de licença de operação para explorar petróleo na foz do Rio Amazonas, na costa dos estados do Pará e Amapá. O projeto que, caso venha a ocorrer, será de grande importância econômica, porém o pedido esbarra porque se trata de área de sensibilidade ambiental. Em 2016, um complexo recifes de corais foi descoberto na região.

A Marinha segue avançando na construção do submarino com propulsão nuclear. O projeto confere nova dimensão à defesa da Pátria, fortalecendo a soberania. Representa também um esforço em prol do domínio do ciclo do combustível, beneficiando outros setores nacionais.

O Comando Militar do Nordeste – CMNE, que tem como Comandante o General de Exército Richard Ferreira Nunes, realizou no último dia 25 de outubro, a solenidade de reativação da 7ª Divisão de Exército (7ª DE). O grande comando operacional subordinado ao CMNE, é mais apto para emissão de ordens e orientação das diversas atividades de preparo, além de seu acompanhamento. E terá como 1º Comandante da 7ª DE, o General de Divisão Vinicius Ferreira Martinelli (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next