CONVÉS PRINCIPAL – Viagem no Tempo – Capitão dos Portos da Amazônia Oriental em visita ao NT “Oscar Niemeyer

O colunista recebendo o Capitão dos Portos Carvalho Neto no Portaló do NT “Oscar Niemeyer”.
Comandante Carvalho Neto com a Tripulação e Terminal de Belém.
Comandante Carvalho Neto cumprimentando os membros da Tripulação na recepção do Portaló.

A coluna faz uma breve viagem no tempo. Exatamente no dia 22 de Junho de 2016, o colunista e sua tripulação a bordo do gaseiro NT “Oscar Niemeyer”, atracado no Terminal “Miramar”, em Belém (PA), recebeu a honrosa visita do Capitão dos Portos da Amazônia Oriental (CAPOR), Capitão de Mar e Guerra Aristide de Carvalho Neto.
Com honras ao Portaló do navio, tripulação presente e formada ao longo do Convés Principal, o Comandante Carvalho Neto conheceu as instalações do primeiro navio do Promef, antigo “Programa de Construção e Modernização da Frota”, tais como área de carga, Superestrutura, Passadiço e Praça de Máquinas.
O carisma e simpatia do Capitão dos Portos foi tão humilde que fez questão de cumprimentar todos os tripulantes, um a um, elogiando a postura, disciplina e apresentação pessoal.
Um almoço de “Longo Curso” foi servido aos presentes, sendo encerrada a visita com a despedida do Comandante novamente no Portaló, tendo mais uma vez as presenças dos tripulantes e uma salva no apito da embarcação.
Na época, a escada do navio, além da borda, estava com as bandeiras perfiladas, formando a palavra “CPAOR”, em saudação a este grande Oficial Superior da Marinha do Brasil.
Hoje, na reserva, o Comandante Carvalho Neto mantém contato com o colunista, onde reside em Belém. Amigo nunca se esquece.

O Comandante Poeta

CLC Gondar – O comandante poeta

Uma coisa há de se concordar com o Capitão de Longo Curso Cláudio Antônio da Cruz Oliveira: “o CLC Gondar, brincalhão como sempre, costuma dizer que é músico e poeta, e Comandante nas horas vagas”.
Em um concurso para países lusófonos, promovido pela Academia de Letras de Santa Catarina, o Comandante Gondar, com o poema “Estação Fantasia”, conseguiu o inédito quarto lugar na classificação geral.
No total houve 2.837 inscrições entre 05 de Dezembro de 2020 a 05 de Março de 2021. Os classificados participarão da Coletânea Josias Getulienses III, com direito a Certificado e Medalha.
A “Vivara Editora Nacional” orientou, através de um edital público, o concurso de poesias e poemas, intitulado Poesia Livre 2021.
Parabéns ao Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar por mais essa brilhante conquista.

Navegando

A próxima turma a se formar pela “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) será a “Drakkar”, cujo Patrono é o nosso saudoso Mestre Paulo Vítor Zigmantas. A Cerimônia de Declaração de Praticantes está prevista para 07 de Dezembro.

Nos próximos dias o colunista estará passando o Comando do navio suezmax para o Capitão de Longo Curso Luciano Santos Rodrigues, que retornará cheio de gás para cumprir missão importante nos Estados Unidos. Para a tripulação que desembarca, desejamos bom repouso ao lado dos familiares. Para a tripulação que embarca, sucessos nas navegações e operações e que Deus esteja com todos.

Os rotarianos do “Clube Satélite Rio Comprido Vésper” já se preparam para as comemorações de final do ano. Significativo almoço será realizado em 12 de Dezembro no “Germânia”, no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião será realizado o Primeiro Campeonato de Boliche Alemão, com premiações para os primeiros lugares. A Presidente Patrícia Magluta e o Diretor de Protocolo José Cândido estão a mil por hora.

O Capitão de Longo Curso Ayrton Martins Caldeira Filho, conhecido a bordo como “china”, devido seus traços orientais, agora navega pelo nordeste no comando de um poderoso navio gaseiro. No passado, ficávamos revezando no NT “Oscar Niemeyer”, em momentos áureos quando conquistou o título de Navio-1000 do ano de 2016.

Dois grandes Oficiais exercendo suas funções estiveram embarcados em um grande navio suezmax de empresa estatal. São eles o 1º Oficial de Náutica Daniel Moura, que atualmente desempenha suas atividades na empresa “Log In”, e a 2ª Oficial de Náutica Juciclea Suzane, moradora da cidade Senador Dix-Sept Rosado (RN), hoje trabalhando em navio FPSO na Bacia de Campos..

O Oficial Daniel Moura já serviu ao Exército Brasileiro, como Sargento no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2BIS), em Belém do Pará. Ele que é o irmão mais novo do Coronel Paraquedista Moura Júnior, cuja filha está na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

No próximo sábado estará acontecendo a 45ª Ação Social da Abrammil (Academia Brasileira de Medalhística Militar), que será realizada no Shopping Polo I, bairro de Madureira, Rio de Janeiro. As doações poderão ser de fraldas, remédios, material de limpeza, escolar e cestas de alimentação. A data para entregas poderão ocorrer até o dia 06 de Novembro. Faça sua contribuição. “Participe. Ajude a ajudar. Dar de si, sem pensar em si”, palavras do Coronel Regis Lermen.

O Oficial da Reserva da Marinha Fábio Lobato estará visitando nossa querida cidade entre os dias 04 e 10 de Novembro. Ele que pertenceu ao Corpo da Armada de nossa briosa. Atualmente na vida civil, ministra cursos para offshore e portuários através da “Anchor Treinamentos”, com sede no Rio de Janeiro, e extensa expansão a outros estados.

Como falava nosso amigo Mestre Jornalista Alyrio Sabbá, “formiga quando quer se perder, cria asas”, ou ainda, “mentiras têm pernas curtas”. Atualmente muitas empresas de navegações e offshore passam imagens totalmente diferentes da realidade. Marketing existe pra ser mostrado, porém da realidade e não da imaginação.

Nosso amigo Luiz Omar Pinheiro deve está triste com o Paysandu, que por uma infelicidade do destino não conseguiu o acesso a Série B. Futebol é isso, cheio de altos e baixos. A bordo temos as nossas rivalidades, no bom sentido, assistindo aos jogos enquanto temos sinal do Brasil, depois ficamos só pela internet. Ano que vem tentamos de novo. Detalhe: o colunista também é bicolor.

Amanhã se comemora o Dia da União dos Escoteiros do Brasil. Entidades que auxiliam, disciplinam e ensinam crianças e jovens de várias localidades. Entre os vários testes pelos quais passam, destaca-se o de sobrevivência. Parabéns, escoteiros!

O Delegado Regional do Sindmar Darlei Pinheiro, outro gigante, já esteve representando a classe marítima na IMO (Organização Marítima Internacional), em Londres. Por sua grande participação na nossa Marinha Mercante Brasileira, além do bom relacionamento com a Marinha de Guerra, é detentor de várias condecorações, entre elas a Medalha de Mérito Tamandaré.

Da turma “Atlante” não esquecemos do amigo, agora Praticante Oficial de Náutica Faustino. Em seu tempo na EFOMM, atuou no Grêmio de Náutica. Apesar do encontro uma única vez até o presente momento, a amizade ficou para a eternidade. Boa sorte na Praticagem!

O “Portal da Navegação” é amplamente divulgado a bordo dos navios de bandeiras brasileiras, em empresas privadas e estatais, levando conhecimento de notícias de grande relevância do setor aquaviário. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next