NAVEGAÇÃO EM FOCO – 4º Distrito Naval realizará cerimônia aos Amigos da Marinha

O prático Leônidas Silva, homenageado.

Amanhã, a partir das 9h da manhã, na sede do Comando do 4º Distrito Naval, em solenidade presidida pelo Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, 21 personalidades de Belém vão receber Medalha e Diploma de “Amigo da Marinha”. O Presidente da SOAMAR-PA, Relton Osvaldo Pinto, também estará presente no evento.
Serão agraciadas as seguintes personalidades: Renato Ogawa, Prefeito de Barcarena; Sebastião Rocha, Prefeito de Santana no Amapá; Fabrício Gama, Vereador de Belém; Ronilson Paraguassu, Vereador de Belém; Ana Claudia Neves, Secretaria de Educação; Carnot Guimarães, Gerente da Anatel; Edmilson Viana, Engenheiro Químico; Edival Tork, Presidente Docas de Santana; Euripides Cruz Filho, Diretor-Geral da ARCON; Leônidas Silva, Prático Bacia Amazônica (em memória); Luiz Eduardo Fonseca, empresário; Maria Juliana Souza, empresária; Mauro Bonna, jornalista; Milton Taizó Yamada, empresário; Osvaldo Bezerra, empresário; Raimundo Celso Cruz, ARCON; Relton Lucas Pinto, Grupo Matapi; Thiago Cleiton Oliveira, comerciante; Walbert Mecenas Gonçalves, advogado; Jean Stephane Huber, Diretor da Amazonas Industria de Alimentos e Movimento República de Emaús.

RECORDAR É VIVER – Turma de capitães de cabotagem formada no CIABA

Turma de Capitães de Cabotagem

O ano era 1985. O Centro de Instrução Braz de Aguiar (CIABA) formava uma turma de Capitães de Cabotagem. Turma que levou o nome de “Prático José Maria de Carvalho Filho”, na época Presidente da Associação de Praticagem da Bacia Amazônica-APABAM.
Esta turma pode ser considerada de notáveis. Dois alunos, Kato e Cezar Augusto, tornaram-se Práticos do Rio Amazonas e ainda estão no exercício da profissão. A grande maioria dos demais chegou ao posto de Capitão de Longo Curso. Até hoje estão embarcados como Comandante nas empresas brasileiras.
Na foto, de pé, da esquerda para direita em pé: Bechara, Sobrinho, Alves, Regis, Monteiro, Batista, Viana, Célio, Rios, Bezerra, Braga, Machado e Cezar Augusto. Sentados: Wilson; De Paula; Paulo Brito; Guilherme Tadeu, Delegado do Sindicato dos Oficiais de Náutica no Pará; José Maria Carvalho, Prático da Bacia Amazônica e Patrono da Turma; Nélio; Maia; Kato e Adelino.

Mares & Rios

Na cerimônia de entrega da Medalha e Diploma de “Amigo da Marinha”, marcada para amanhã, o Prático Leônidas Craveiro da Silva vai ser homenageado “em memória”. O filho caçula, Leonardo Craveiro, será o representante da família.

A relação com os nomes dos Capitães-de-Mar-e-Guerra que foram promovidos à Contra Almirante na última reunião do Almirantado será divulgada pela coluna do próximo domingo.

Os trabalhos para a elaboração do Anuário de Logística Fluvial, promovido pelo Grupo Liberal e os principais players do segmento do Estado do Pará, já começaram. Algumas visitas estão agendadas para semana que vem. Será um marco na logística da navegação da região Norte.

Será inaugurada, em dezembro, a sala de aula padrão do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA). As obras estão a todo favor. A sala levará o nome da Empresa de Praticagem do Norte – Nortepilot.

O BRally parou por três dias em Belém do Pará. Os velejadores que vieram conhecer a Amazônia ficaram encantados com a capital paraense. Agora, a flotilha de 14 embarcações a vela está subindo o gigante Amazonas. O destino é a vila de Alter do Chão, em Santarém. Chegada prevista para o dia 16.

Aniversariantes: Dia 1, Davi Starepravo, Prático da Barra do Pará que, apesar de ser jovem na idade, é veterano no serviço de Praticagem, com mais de 30 anos de profissão; Dia 05, Breno Dias, jovem executivo que está à frente da empresa Transdourada Navegação, empresa fundada pelos pais Aracy e Bill que segue se destacando nas atividades de logística de combustíveis nos modais fluvial e rodoviário. A coluna deseja felicidades (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next