Novo terminal portuário fluvial auxilia comunidades ribeirinhas no Rio Amazonas

IP4, no município de Silves (AM), facilitará a vida de mais de 9 mil moradores da região

A Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), do município de Silves (AM), já está em operação. Com investimentos de R$ 22 milhões, O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), concluiu, neste mês, as obras de construção da IP4. Demanda antiga da população, a nova instalação para desembarque de cargas e passageiros no Rio Amazonas vai beneficiar os mais de 9 mil moradores da região e dos municípios próximos.

Importância

Apesar de ser de pequeno porte, o porto é considerado de grande importância para a população, uma vez que as cidades da região têm alta demanda de transporte hidroviário e ainda não contavam com um local para esse tipo de operação com infraestrutura e segurança para atender as embarcações regionais. Os pequenos portos exercem o papel social de facilitar a integração entre as comunidades ribeirinhas e os seus usuários. A instalação, que equivale a uma pequena rodoviária às margens do rio, ainda impulsiona o desenvolvimento econômico e melhora a qualidade de vida da população.

As obras incluíram terminal de passageiros, armazém de carga, fábrica de gelo/câmara frigorífica, estacionamento, guarita, subestação, estação de tratamento de esgoto, sistema naval com capacidade para atender embarcações regionais locais e outros.

Instalações

Construídas pelo DNIT, as Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4s) precisam atender a requisitos de eficiência, segurança, atendimento ao interesse público, conforto e preservação do meio ambiente. Além disso, devem constar no Sistema Nacional de Viação (SNV), operar exclusivamente com embarcações de navegação interior e estar fora da poligonal do porto organizado.

Portal da Navegação, via Ministério da Infraestrutura.

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next