CONVÉS PRINCIPAL – Futuros Comandantes da Marinha Mercante são formados no CIABA.

Nova turma de Capitães de Cabotagem foi formada pela nossa “Universidade do Mar”, que é o CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar)
Cerca de 40 Alunos ascenderam à categoria ao concluírem com aproveitamento o “Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica” (APNT-T2/2021). Essa é a segunda turma que a escola forma nesse ano, vencendo as adversidades impostas pela pandemia.
A Cerimônia de Conclusão do Curso foi realizada no Auditório do próprio Centro de Instrução, na manhã do dia 05 de Novembro, tendo as presenças destacadas do Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior, Comandante do CIABA, do Capitão de Corveta (T) Antônio Rodrigues da Silva Neto, Superintendente de Ensino, além dos Oficiais e de familiares dos formandos.
O Patrono da Turma foi o Contra-Almirante Braz de Aguiar, escolhidos pelos futuros Comandantes, homenageando o centenário de nascimento desse ilustre Oficial da Marinha de Guerra, bem como por ser o nome da escola querida, localizada no portal da Amazônia Oriental, berço de líderes da Marinha Mercante Brasileira.
Em toda a sua história, essa turma de APNT foi a maior já formada, o que congratula a instituição de ensino que não parou durante a pandemia.
Em virtude do momento que vivemos, a cerimônia foi restrita somente aos participantes envolvidos diretamente e de alguns familiares
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – CIABA.

Capitão de Longo Curso Luciano Rodrigues assume o comando do navio em substituição ao colunista

O CLC Luciano Rodrigues ao lado do colunista, logo após a assinatura do Termo de Passagem de Comando no Diário de Navegação.

No dia 10 de Novembro de 2021, o NT “André Rebouças”, pertencente a uma grande empresa de navegação estatal, teve substituição no seu Comando.
O Capitão de Longo Curso Luciano Santos Rodrigues substituiu o colunista, também Capitão de Longo Curso, que por fim cumpriu uma longa viagem de ida e retorno do porto de Singapura e Malásia.
O Comandante Luciano retorna pela segunda vez à essa Unidade, onde terá nobre missão de cumprir a próxima viagem para um país de primeiro mundo: Estados unidos das Américas.
Já o colunista desfrutará de um repouso ao lado dos familiares, amigos e colegas residentes na querida cidade das mangueiras, onde saciará o desejo de um “filhote no tucupi” e “arroz paraense”, como preferidos.
A coluna “Convés Principal”, o “Portal da Navegação” e o site “Luís Celso News” desejam uma boa viagem à tripulação que ora assumiu, com operações e missões sendo realizadas com sucessos, e que Deus os acompanhe mantendo mares calmos e ventos a favor.

Navegando

A formatura dos Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da marinha Mercante” (EFOMM) do CIAGA está confirmada para o dia 02 de Dezembro, enquanto que a do CIABA está para 07 de Dezembro. O colunista recebeu os convites para presenças nas duas, como Deus irá permitir.

Na Turma do 3º do CIAGA, o grande amigo Norton, do curso de Náutica, será um dos que terão as platinas de Praticante em breve. Pertencendo ao Grêmio de Náutica, passará as responsabilidades para o então Aluno do 2º Ano Smith. Boa sorte aos dois.

O Capitão de Longo Curso José Menezes Filhos é muito bem querido pelos Alunos de ambas as Escolas de Formação, CIAGA e CIABA. Com seu carisma e sua maneira de ajudar, sempre conquista a todos. Um belo exemplo a ser seguido.

A querida Auxiliar de Saúde Gisênia também está muito feliz. Na data de quarta-feira (10) ela foi substituída por outro tripulante da mesma função, para seguir ao seu porto de residência e aproveitar seu grande repouso ao lado dos familiares e amigos. Mesmo com as restrições da pandemia, a empresa na qual trabalha está cumprindo o período de embarque de seus tripulantes.

O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Carvalho, que tem a “rádio panda” como seu forte, é só “zoação” com os amigos quando está em período de descanso. Uma vez que é chamado para embarque vem o choro. Faltam poucos dias para voltar ao batente. Sem dúvida nenhuma, o colunista pode afirmar sem medo de errar: é um grande comandante.

As atitudes das outras pessoas também revelam se somos bons ou ruins. Na despedida do Comando do suezmax, os Praticantes Oficiais de Náutica Gabriel, Jair e Gabriela ficaram tristes. O Jair e a Gabriela choraram. O Gabriel conseguiu disfarçar um pouquinho. São excelentes profissionais. Se desejarem, chegarão ao Comando por merecimentos e competências. Não fiquem tristes. Um dia nos reencontraremos.

Uma grande Cerimônia ocorrida em Brasília aconteceu no dia 05 de Novembro: a ativação da “Escola Superior de Defesa”. Seu primeiro Comandante é o Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos. Várias autoridades civis e militares se fizeram presentes ao evento.

O Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior, atual Comandante do CIABA, onde em janeiro de 2022 estará passando o Comando, aprovou com eficácia a matéria sobre a Turma “Atlante” na edição anterior. O título foi bem sugestivo. Parece “Star Wars”.

A ABFIP (Associação Brasileira das Forças Internacionais da PAZ) voltou a realizar Cerimônia presencial, em virtude da pandemia da Covid-19, após mais de um ano e meio. O colunista estará recebendo grande homenagem dessa instituição.

No “X Workshop de Direito Marítimo” que será realizado pelo Tribunal Marítimo em 24 de Novembro, terá no Painel I o tema “Reciclagem de embarcações no Brasil: convenções internacionais e legislação pertinente”. O evento poderá ser acompanhado pelo youtube, no canal do Tribunal.

O Veleiro “Cisne Branco” está com força total, voltando a representar nossa nação nos países amigos. Seu Comandante e Tripulação estão motivados para que a bandeira brasileira jamais deixe de arvorar. Um retorno triunfal para aqueles que sempre estão embarcados no cumprimento do seu dever. Bravo Zulu!

Um dos tripulantes que embarcou recentemente, o Auxiliar de Saúde Jairo Jatobá, relembrou velhos tempos quando a bordo do navio gaseiro NT “Grajaú”. Ele que esteve naquela unidade na função de Moço de Convés. Hoje como suboficial da Marinha mercante, presta serviços com grande profissionalismo. Sempre bom relembrar o passado. Coisas boas, claro.

A professora Selma Grello curte bastante a coluna, que sempre sai três vezes na semana. Ela também é uma grande amiga do nosso querido mestre Alyrio Sabbá. Sua história na Marinha do Brasil e na Marinha Mercante Brasileira é bela, conforme já contamos por aqui. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next