CONVÉS PRINCIPAL – Capitão de Longo Curso Hildelene e o colunista são homenageados com a Medalha Tiradentes

Comendador Rodrigo Agostini entregando a Medalha Tiradentes a CLC Hildelene.
CLC Gondar, CLC Hildelene e Comendador Rodrigo Agostini.
Comendador Rodrigo Agostini entregando a Medalha Tiradentes ao colunista, CLC Ricardo Monteiro.
CLC Hildelene Lobato Bahia e o colunista.
CLC Gondar, o colunista e o Comendador Rodrigo Agostini.

No dia 11 de Novembro de 2021, em singela e importante Cerimônia, foi realizada as entregas das Medalhas Tiradentes a nossa querida amiga Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia e ao colunista.
O evento ocorreu na sede do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” no Rio de Janeiro, contando com as presenças do Comendador Rodrigo Agostini, do Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, do Praticante Oficial de Náutica Jailyson de Araújo Bezerra Vieira e da Secretária do CCMM, Sra. Cristina.
O Comendador Rodrigo Agostini, em sua presença especial, entregou as comendas aos agraciados, proferindo belas palavras motivadoras e de congratulações que enalteceram o colunista e a Comandante Hildelene.
A Medalha Tiradentes, Patrono da Polícia, foi outorgada pela “Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz – Batalhão Suez” (ABFIP – BTLSZ) e é conferida àqueles por sua meritória atuação juntos às Forças de Paz, enaltecendo o nome do Brasil e pela sua dedicação à preservação da sua memória histórica e valores cívicos militares.
A condecoração oficial foi imposta aos agraciados em 08 de Junho de 2021, na cidade de São Paulo, mas por motivos de embarque somente agora o colunista pôde receber, exatamente algumas horas após passar o Comando do navio.
Algumas fotos do evento especialmente para a coluna.

Capitão dos Portos da Amazônia Oriental recebe a visita do Capitão de Longo Curso Carvalho

CMG André Luiz Martini Vieira com CLC Marco Antônio Carvalho

No dia 11 de Novembro, o Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Capitão de Mar e Guerra André Luiz Martini Vieira recebeu importante visita do seu ilustríssimo colega de turma Capitão de Longo Curso Marco Antônio Carvalho.
O Comandante Martini, bem como o CLC Carvalho, são oriundos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Braz de guiar” (CIABA), tradicional “Universidade do Mar”, da Turma de 1992.
Na época, o CMG Martini se formou no Curso Fundamental de Máquinas, enquanto que o CLC Carvalho foi do Curso Fundamental de Radiocomunicações, hoje extinto.
A visita serviu para fortalecer os laços de amizades desde a época de escola, mantendo o bom relacionamento existente entre a Marinha do Brasil e a Marinha Mercante Brasileira.

Navegando

Logo após o desembarque do colunista, foi cumprida a curta agenda de rever grandes amigos no Rio de Janeiro. Entre eles o Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, o Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar e a Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, que são grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.

Também serviu para conhecer novos amigos, entre eles o Comendador Rodrigo Agostini. Gente de finíssima educação e que muito contribui para o engrandecimento da humanidade, ajudando diversas pessoas carentes com seus projetos sociais. Atualmente cursando Segurança Pública.

Para relembrar, mesmo sem conhecer pessoalmente, o Comendador Rodrigo Agostini congratulou o colunista com a moção do Título de “Cidadão Patriota” pela “ONIP” (Ordem Internacional dos Embaixadores da Paz) no Brasil. Isso em 27 de Abril 2019. Agradecimentos ao amigo.

O Comando em Chefe da Esquadra comemorou seu 199º Aniversário de criação no último dia 10 de Novembro. O evento realizado na Base Naval do Rio de Janeiro teve as presenças de várias autoridades civis e militares, entre elas o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos. Parabéns, Esquadra!

O Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva foi ao posto máximo da Marinha do Brasil, chegando a quatro estrelas no almirantado, quando era Comandante em Chefe da Esquadra. Isso em 25 de Novembro de 2018. Posteriormente viria a assumir o Comando da “Escola Superior de Guerra” (ESG) e o “Comando de Operações Navais” (CON), onde desempenha essa função até os dias atuais.

Essa “BR do Mar” está sempre em constantes mudanças, agradando e desagradando os marítimos vez por outra. Novamente a classe pede a reinserção de 2/3 de brasileiros no texto. O “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” condiciona apoio ao programa à manutenção das premissas, os quais considera proteção a empregos da Marinha Mercante Nacional.

Conforme noticiamos anteriormente, o Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, além de contribuir e ajudar na formação dos Alunos do CIAGA e CIABA, também tem grande participação com os Aspirantes da Escola Naval, da qual também é muito querido. Como digo, pessoas assim jamais serão esquecidas. O exemplo deve ser seguido e multiplicado.

O Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, depois de uma longa vida dedicada à nação e a Marinha do Brasil, em breve estará passando o Comando do 4º Distrito Naval, onde realizou um magnífico trabalho, vivenciando um dos momentos mais delicados da história da humanidade, onde um inimigo impiedoso e perigoso continua sendo combatido por várias instituições, dentre elas a Força de Mar.

Nessa data, em que comemoramos a Proclamação da República, vários heróis do passado vêm à tona, dentre eles o Marechal Deodoro da Fonseca, Rui Barbosa, Marechal Floriano Peixoto, o Imperador D. Pedro II e outros renomes importantes que estão nos livros de nossa história. Temos um grande Hino que celebra esse marco de nosso Brasil. Vale a pena escutar.

Hoje, às 18:00 horas, importante Live ocorrerá com o tema “Heróis Nacionais” com Luciane Santiago e o Comendador Rodrigo Agostini. Assuntos como a entrega de moções e honrarias no dia 24 de Novembro próximo serão comentados. O importante evento será na Câmara dos Vereadores de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. A transmissão será pela plataforma “instagram”.

A empresa “Log-In”, uma das que mais vem crescendo no país e dentro da qual está sendo pretendidas por outras grandes internacionais, acaba de lançar seu primeiro relatório de sustentabilidade. Não é a toa que excelentes Oficiais migraram de outras empresas para fazer parte de seus quadros.

Perguntado a um dos Oficiais que fazem parte do quadro de mar da “Log-In” qual um dos pontos fortes dessa empresa, a resposta foi surpreendente: o respeito para com seus funcionários. Com respeito se consegue motivação. Com motivação se consegue competência. Com competência se consegue desenvolvimento. Com desenvolvimento se consegue o orgulho de pertencer a uma empresa. Palavras deste colunista.

Agradecimentos para o repórter fotográfico e amigo Luis Celso que, em sua coluna “Navegando no Social” do último domingo, publicou matéria da entrega da Medalha Tiradentes a dois Comandantes da Marinha Mercante. Para a leitura, basta acessa o link:
https://luiscelsonews.com.br/2021/11/13/comandantes-da-marinha-mercante-homenageados-pela-abfip/

Jantar de despedida do Vice-Almirante Valter Citavicius Filho foi uma das matérias de destaque na coluna “Navegação em Foco” do amigo colunista Luiz Omar Pinheiro, que estampou as paginas do jornal “O Liberal” do último domingo, além do “Portal da Navegação” e do site “Luis Celso News”. Importantes personalidades estiveram presentes no evento realizado no “Manjar das Garças”.

Tripulação de heróis debelou fogo ocorrido na Praça de Máquinas do “PSV Torda” da empresa “Wilson Sons”. O fato ocorreu na Bacia de Campos. Para quem já viveu esses acontecimentos, principalmente Comandantes, Chefes de Máquinas e Imediatos, sabem o quanto a situação é tensa. Parabéns aos heróis da tripulação. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next