CONVÉS PRINCIPAL – Visita do colunista ao Grêmio de Náutica do CIAGA

CLC Menezes e CLC Ricardo Monteiro ao lado dos Alunos do Grêmio de Náutica do CIAGA.

Uma grata surpresa, não programada, foi realizada pelo Capitão de Longo Curso José Menezes Filho. No dia 10 de Novembro de 2021, o colunista, como convidado, visitou o Grêmio de Náutica dos Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA).
A ida nessa Organização Militar aconteceu após algumas horas em que o colunista havia desembarcado do NT “André Rebouças”, onde esteve no Comando, último do ano de 2021.
Foi um momento para conhecer e interagir com os Alunos do 3º Ano, como o amigo Norton, que em breve estará se formando em Praticante Oficial de Náutica, e do Aluno Smith, atualmente no 2º Ano, que estará assumindo a Presidência do Grêmio, em Dezembro.
A demonstração do Simulador, que no momento estava na barra do porto do Rio de Janeiro, serviu para demonstrar os treinamentos que os futuros Oficiais realizam durante o Período Escolar, como preparação para a prática que em breve terão nos navios mercantes e de apoio offshore.
Serviu também para transmitir conhecimentos nas viagens de Longo Curso da qual recentemente realizou-se para Singapura e Malásia. Os Alunos ficaram fascinados com tantas informações adquiridas ao longo da carreira mercante.
A visita foi tão proveitosa que futuramente os Alunos estarão agendando uma Live com o colunista para um bate papo profissional. Estaremos lá.

Afilhado da Turma “ATLANTE” participa da entrega de medalha ao colunista

Praticante Oficial de Náutica Vieira ao lado do colunista.

Era para ser uma surpresa ao colunista, porém a mesma ocorreu de forma antecipada em alguns minutos: o encontro com o Praticante Oficial de Náutica Jailyson de Araújo Bezerra Vieira, formado na Turma “Atlante” de 2020, cujo Patrono é o Capitão de Longo Curso Ricardo Monteiro da Fonseca.
Caminhando pela Avenida Rio Branco, no Centro comercial do Rio de Janeiro, o colunista é abordado no cruzamento com a Avenida Visconde de Inhaúma por um jovem alto e de boa aparência (claro, é da Atlante), que se identificou como Vieira, da Turma em que o colunista é Patrono. Primeiro gesto: um aperto de mão com abraço.
Outra coincidência: ambos estávamos com destino ao “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM) para Cerimônia de entrega de Medalhas, tendo as presenças de grandes expressões, entre elas o Comendador Rodrigo Agostini, Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar (Embaixador da IMO no Brasil) e Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia (Primeira Comandante Feminina).
Ao chegarmos com o Comandante Gondar, a surpresa já tinha acontecido, em um dos momentos menos prováveis, com várias pessoas no local. Patrono e afilhado se encontravam.
Conforme palavras do próprio Praticante Vieira, sentiu-se muito honrado e emocionado em estar ao lado de grandes Comandante da Marinha Mercante Brasileira.
Agora as palavras do colunista: “nós que estamos honrados em interagir com os nossos futuros substitutos nos Comandos dos navios”.
Em breve o Oficial estará iniciando sua Praticagem nos navios da empresa “Aliança”, uma das melhores de bandeira brasileira.

Navegando

O Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar, Embaixador da IMO no Brasil, em breve estará recebendo nova comenda. Trata-se da “Medalha Duque Caxiense”, cuja cerimônia será realizada no dia 24 de Novembro. Bem merecida essa homenagem a uma das grandes expressões da Marinha Mercante.

Reino Unido já mostrou sua opinião e afirma que não irá assinar acordo para eliminar produção de petróleo e gás. A “Beyond Oil and Gas Alliance” composta por vários países impulsionados pela Dinamarca e Costa Rica, teve recusa britânica.

O Capitão de Mar e Guerra (RM1) José Alexandre Santiago da Silva, juntamente com sua esposa Adriana e filha, estão contando as horas para a formatura do futuro Oficial da Marinha Mercante Brasileira, o Aluno do 3º Ano de Náutica Rodrigo Santiago. Estamos na torcida para que, em um futuro não muito distante, chegue ao Comando de navios. Ansiedade bate nessa hora. Corações dos pais ficam mais ansiosos que o dos filhos.

Importante publicação denominada “A tua marinha” foi enviada por meio eletrônico foi enviada ao colunista pelo grande amigo Capitão de Mar e Guerra (RM1) José Eduardo Vieira Carneiro, que comandou a Base Naval de Val de Cães (BNVC). Agradecimentos ao amigo, na certeza de que será lida na íntegra.

A megaempresa “Evergreen” aumentou de seis para oito as encomendas de porta-contêineres com o estaleiro chinês “CSSC”. Serão novos navios de 23.888 TEU’s, com previsão de entregas das duas últimas unidades para o final de 2024 e início de 2025. Empresas sérias crescem dessa maneira.

Grande repercussão na cidade de Miraí teve a Cerimônia realizada no dia 11 de Novembro, quando o Comendador Rodrigo Agostini condecorou o colunista e a Comandante Hildelene. Através do seu Portal, facebook e instagram, a notícia foi divulgada com orgulho. O Comendador também é jornalista.

O que vimos no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, realizado no ultimo domingo (14), um inglês campeão mundial ostentar a bandeira brasileira no pódio durante sua premiação. Antes disso, deu uma volta pelo circuito de “Interlagos” com o símbolo de nossa Pátria amada. Uma lição para aqueles brasileiros que queimam, pisam e denigrem o nosso símbolo nacional.

Nosso grande amigo Fábio Guilherme Lima Torres agora fixa residência em Recife, com toda sua família e mobília. Ele que também é Capitão de Longo Curso e esteve no Comando dos grandes navios suezmax de empresa estatal. Foi o primeiro Comandante do NT “André Rebouças”, onde o colunista esteve recentemente. Seu pai, outro grande Capitão de Longo Curso, Rui Torres, está aposentando após longa vida no mar. Orgulho de família.

A Tenente Ohana Gonçalves dos Reis Martinho presta um excelente trabalho a frente da Assessoria de Comunicação Social do Comando do 4º Distrito Naval. Com sua finíssima educação e presteza já serviu sob os Comandos do Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, e agora com o Vice-Almirante Valter Citavícius Filho.

Lembranças do nosso grande colega de turma Aristófanes de Araújo Miranda, cuja última vez que estivemos presente foi na Cerimônia de 20 anos da formatura da Turma “Ayrton Senna da Silva”, realizada no CIABA. Um dos bons acontecimentos de escola era chegar na sala de aula, todas as manhãs, e ver seu rosto desenhado no quadro. Muito querido esse amigo.

Atenciosa mensagem foi enviada pela professora Selma Grello ao saber que o colunista esteve recentemente com o Comandante José Menezes Filho. Ela trabalhou com o Almirante Renato Miranda Monteiro a frente do Ensino Profissional Marítimo, na época Capitão dos Portos.

O Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva estará passando o Comando de Operações Navais em Cerimônia que será realizada no dia 16 de Dezembro. Depois de uma grande carreira na Marinha do Brasil e por relevantes serviços prestados a nação, estará deixando a ativa com o dever cumprido. Mas não irá parar por aí. Sua competência e profissionalismo serão aproveitados para outra missão honrosa. “Essa depois eu conto” (AS).

Ao mesmo tempo que a sociedade congratula o Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, que estará entrando para a reserva, boas vindas são dadas ao Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, que no dia 06 de Dezembro estará assumindo o Comando do 4º Distrito Naval. Bons mares venham e ventos soprem a favor aos dois.

No dia 06 de Dezembro será realizada a tradicional Cerimônia de Entrega de Prêmios para os Alunos da Turma “Drakkar”, cuja formatura acontecerá um dia depois (07). Espera-se um ótimo evento tal qual ocorreu em 2020. O Capitão de Mar e Guerra Josué estará formando sua última turma a frente do Comando do Centro de Instrução.

Mesmo estando de repouso, a coluna continua sendo escrita com força total, agora com até mais tempo, uma vez que no navio tinha que arrumar horário para isso. Tudo que fazemos com dedicação, além de ser terapia, ajuda a evitar o estresse da corrida do dia a dia. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next