CONVÉS PRINCIPAL – Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo ministra palestra no CIABA.

Importante palestra foi ministrada pelo Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo (TM), Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho, no dia 08 de Novembro, na tradicional “Universidade do Mar”, que é o CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar).
O público alvo foram os Alunos do 3º Ano da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM), que no próximo dia 07 de Dezembro estarão recebendo as Platinas de Praticantes Oficiais de Náutica e de Máquinas.
Com o tema “As Atividades e Tarefas do Tribunal Marítimo com ênfases nos julgamentos dos Acidentes e Fatos da Navegação e a relevância dos IAFN”, os Alunos puderam conhecer algumas funções da nossa Corte Marítima.
Tiveram participação também como ouvintes na palestra diversos representantes da Comunidade Marítima e da “Sociedade Amigos da Marinha” (SOAMAR-Pará), além do Corpo Docente e Discente do Centro de Instrução.
Pelos conhecimentos e atuações do Vice-Almirante Lima Filho na área marítima, onde inclusive já foi “Diretor de Portos e Costas” (DPC), os futuros Oficiais da Marinha Mercante, que em breve ganharão os mares e oceanos, saíram com uma boa base das atividades exercidas pelo Tribunal Marítimo.
Fonte consultada: Assessoria de Comunicação Social – CIABA.

Sobena promoveu 13º Seminário de Meio Ambiente Marinho e Eficiência Energética.

Mesa de Abertura do Seminário que contou com autoridades civis e militares.
O Vice-Almirante Cursino realizou a abertura Oficial do evento.

O 13º Seminário de meio Ambiente Marinho e Eficiência Energética foi realizado nos dias 17 e 18 de Novembro de 2021, promovida pela “SOBENA” (Sociedade Brasileira de Engenharia Naval). O evento foi online ao público, porém parte aconteceu na DPC (Diretoria de Portos e Costas).
A abertura do Seminário teve a participação do Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira, atual Diretor da DPC, e pelo Presidente da Sobena, Sr. Ricardo Portella.
Entre os assuntos de grandes importâncias abordados, podemos citar as Inovações na Prevenção e Reposta a Derramamentos de Óleo no Mar, que teve o Capitão de Longo Curso José Menezes como Moderador dos palestrantes, e o Gerenciamento de Água de Lastro dos Navios.
O primeiro dia de palestras foi fechado com as perspectivas para a despoluição da Baía de Guanabara.
Já no segundo dia foram abordados assuntos como a Eficiência Energética na Indústria Marítima, onde vários representantes de empresas como a Vale, Norsul, Siemens Gamesa e Silverstream, mostraram como estão os preparativos do planejamento nesse assunto de vital importância na atualidade
Esse Seminário é promovido a cada dois anos, como o objetivo de promover a interação entre os principais stakeholders do mercado sobre as mais relevantes questões ambientais que se apresentam para o Setor Naval e Offshore no Brasil.

Navegando

Na próxima quarta-feira (24) estará acontecendo o “XI Seminário de Direito Marítimo” no canal do Tribunal Marítimo (TM) no Youtube. O evento será aberto ao público e acontecerá no horário das 09:00 às 13:30 horas. Importantes assuntos serão ministrados.

O Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior inovou ao fazer uma linda homenagem a um grande mestre que deixa a nossa Universidade do Mar para aposentadoria. Voltaremos ao assunto posteriormente. Bem que as empresas de navegação poderiam adotar essas atitudes ao se despedirem dos tripulantes que se aposentam. Nota 10 para o Comandante Josué. Administrar é também reconhecer pessoas.

Cresce movimento contra privatização dos portos. À medida que avançam os preparativos para desestatização dos portos organizados, cresce também o movimento de resistência ao processo. Fica a dúvida: será bom para o Brasil ou não? Só o tempo nos dirá, caso aconteça.

O amigo Comendador Rodrigo Agostini, uma semana após entregar a Medalha Tiradentes ao colunista, agora recebeu duas importantes condecorações: a Medalha Policial Lei e Ordem, da “Associação Brasileira das Forças Internacional de Paz” (ABFIP) e a Medalha de Mérito dos Pacificadores das Forças de Paz da ONU. Parabéns ao Comendador. Medalhas que demonstram seus relevantes serviços prestados a nação.

A Presidência da República e os setores da economia articulam para que o Senado vote nessa semana, em plenário, o projeto de incentivo da Cabotagem, denominado de “BR do Mar”. Segundo o Presidente da ABAC (Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem) afirma que o texto traz vulnerabilidade para o setor ao permitir que sejam constituídas empresas brasileiras sem frota própria.

O Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva, em importante mensagem agradeceu pela colaboração na formação dos nossos futuros Oficiais de Náutica com a transmissão das experiências vividas após muitos anos no mar.

Lendo o livro “Mentes Perigosas” da autora Ana Beatriz (recomendo a leitura), descreve que os Psicopatas (Sociais, nesse caso) são inteligentes, envolventes e contam com a fraqueza das pessoas que normalmente se deixam envolver. Infelizmente conheço muitos assim em vários setores da sociedade. Uma grande parte já foi vítima dessas pessoas. Zero vergonha e zero escrúpulo para obter benefícios próprios.

Eles costumam usar até que estejam se beneficiando e para alcançar seus objetivos próprios. Quando não mais precisam, jogam para “escanteio”, chegando até agir de forma a prejudicar. Caso já tenham passado por isso ou viu pessoas passarem por essa situação, recomenda-se cautela com esse tipo, que são perigosos. Leiam o livro e tirem suas dúvidas.

O grande colega e amigo da Turma “Ayrton Senna da Silva”, o Capitão de Fragata Luiz Guilherme Martins Bueno de Paiva, estará deixando em breve o Comando do Esquadrão de Helicópteros em Manaus (AM). Já designado para a sua próxima comissão, manteve cordial contato com o colunista durante a semana. Boa sorte ao amigo. Torcemos juntos.

O Ministério da Defesa, representando pelo glorioso Exército Brasileiro, através do 8º Depósito de Suprimento congratulou a Sra. Brenda Gonçalves Fortes, do “Centro de Educação Profissional Armando Martins Correa Pinto”, pelo apoio no Seminário de Logística realizado nessa Organização Militar em 11 de Novembro de 2021. Parabéns e sucesso na carreira. Ela que é sobrinha da querida professora Selma Grello.

O Rotary Club Satélite RJ Rio Comprido Vésper inovou em suas palestras. Na sua 20ª Reunião realizada no dia 18 de Novembro, o assunto abordado foi “Viajar de Casa – Nova Modalidade de Turismo”. Em outras palavras, o famoso turismo virtual que na pandemia ganhou muitos adeptos, entre profissionais e clientela. A palestrante Maria Monteserrat Luz Cobo deu um exemplo que encantou a todos os presentes.

A “Amazônia Azul”, cuja data de comemoração aconteceu no dia 16 de Novembro, foi importante tema abordado durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), ocorrida entre 31 de Outubro e 12 de Novembro.

O Contra-Almirante (Ref) Reginaldo Gomes Garcia dos Reis foi homenageado com a Medalha Naval de Serviços Distintos no dia 11 de novembro, em Cerimônia realizada na Escola de Guerra Naval (EGN). Atualmente exerce o cargo de Superintende de Ensino dessa instituição.

Novo Edital foi aberto para Concurso da Marinha, ofertando 420 vagas no posto de Oficiais Temporários de nível superior do Serviço Militar Voluntário (SVM). As inscrições começam nessa terça-feira (23). Detalhes podem ser consultados na página da Marinha (www.mar.mil.br).

A Abrammil (Academia Brasileira de Medalhística Militar) esteve muito bem representada na Cerimônia de Passagem de Comando da Força Aérea Brasileira, com a presença do Presidente, Coronel Régis Lermen. No próximo dia 25, a Academia estará realizando mais uma grande cerimônia. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next