CONVÉS PRINCIPAL – Comandante Carlos Alberto – Despedida da Marinha Mercante Brasileira.

No dia 30 de Julho de 2021, a Marinha Mercante Brasileira se despediu de um dos seus valorosos Comandantes: o Capitão de Longo Curso Carlos Alberto Costa, que esteve na Fronape e posteriormente numa empresa estatal, somando-se 37 anos.
Seu primeiro Comando foi no NT “Rodeio”, antigo petroleiro da Frota Nacional, que hoje está somente em suas lembranças. Como todo Comandante sabe, o navio sob o primeiro Comando jamais se esquece.
Entre os outros Comandos em que esteve, podemos citar os navios tanques “Rebouças”, “Caravelas” e “Camocim”, que por muitos anos navegaram nas rotas do longo curso e da cabotagem brasileira.
O CLC Carlos também acompanhou a construção de um “Gigante do Mar”, o suezmax NT “Zumbi dos Palmares”, no “Estaleiro Atlântico Sul” (EAS), em Ipojuca (PE), sendo o seu primeiro Comandante, onde inclusive realizou Docagem na China em 2018.
Entre outros gigantes, também esteve a bordo dos NT’s “João Cândido”, “José do Patrocínio” e “Machado de Assis”, fazendo a rota do longo curso para países da Europa, China e Oriente Médio. Seu último Comando foi no navio aframax NT “Olavo Bilac”.
Sua jornada na Marinha Mercante por vezes se mostrou árdua, porém a trajetória de sua carreira os encheu de orgulho, vendo que o trabalho não foi em vão, deixando um legado aos jovens que o substituíram.
O sentimento de dever cumprido, que sempre guardará no coração, agora é a tônica do Comandante Carlos que desfrutará de sua aposentadoria ao lado de seus familiares e amigos.
Parabéns, CLC Carlos Alberto Costa!
A Marinha Mercante agradece seus serviços à nação brasileira.

Formaturas do Curso de Acesso a 2º Oficial de Máquinas (ACOM) e do Curso de Aperfeiçoamento para Contramestre (APAQ–CTR) no CIABA.

Formaturas das Turmas no CIABA.
Formando Lucas Sousa Costa, 1º Colocado na Classificação Final do Curso APAQ-CTR..

Duas importantíssimas Cerimônias ocorreram no dia 12 de Novembro no Auditório do CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar): Conclusões dos Cursos de Acesso a 2º Oficial de Máquinas – Básico (ACOM-B) e de Aperfeiçoamento para Contramestre – Básico (APAQ-CTR).
O Curso de ACOM-B teve a primeira parte concluída com êxito por 20 Alunos, que agora se preparam para o Período de Estágio a bordo dos navios mercantes e de apoio offshore para finamente ascenderem a categoria de 2º Oficial de Máquinas.
Já o Curso de APAQ-CTR foi dividido em três módulos, tendo iniciado em 22 de Fevereiro. Cerca de 28 Aquaviários tiveram a realização do curso facilitada pelo Centro de Instrução, sendo revezados entre seus períodos de embarques e repousos.
Em virtude da situação epidemiológica atual, a Cerimônia contou com a presença restrita de alguns familiares e de representantes da Comunidade Marítima.

Navegando

Logo mais, às 14:30 horas, estará acontecendo importantíssima Cerimônia na Câmara Municipal de Duque de Caxias (RJ), onde diversas personalidades civis e militares serão agraciadas com Medalhas e com várias Moções, dentre elas o Título de “Heróis Nacionais”. O evento será transmitido pelo instagram.

Nessa mesma Cerimônia, teremos alguns Oficiais da Marinha Mercante sendo homenageados, como o Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar, Embaixador da IMO no Brasil, que receberá a “Medalha Duque Caxiense”. Voltaremos a comentar sobre o evento.

O “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM) sempre realizou a indicação para que um Capitão de Longo Curso fosse inscrito no “Curso de Política e Estratégias Marítimas” (C-PEM) da Escola de Guerra Naval (EGN). Parece que no próximo ano a indicação veio de outra forma.

Agradecimentos do Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, à coluna que sempre divulga o trabalho da nossa Corte Marítima, sendo bastante prestigiada. Trabalho bem executado sempre será lembrado. O colunista agora parabeniza o Presidente por sua dedicação e profissionalismo ao conduzir o TM.

O Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira estará transmitindo o cargo de Diretor de Portos e Costas (DPC) ao seu colega de igual patente, Vice-Almirante Sérgio Renato Berna Salgueirinho, em Cerimônia que será realizada no dia 29 de Novembro.

O Vice-Almirante Salgueirinho foi Comandante da 2ª Divisão da Esquadra (ComDiv-2), sendo o último Comandante brasileiro da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL). Com certeza virá com bons propósitos

Desde o dia 18 de Novembro está aberto, no Centro do Rio de Janeiro, o 8º Salão de Artes Plásticas da Abrammil (Academia Brasileira de Medalhística Militar), devendo seu encerramento ocorrer no próximo dia 29. Vale a pena conferir.

No próximo dia 13 de Dezembro, onde será comemorado o Dia do Marinheiro, diversas personalidades civis e militares serão agraciadas com a Medalha do Mérito Tamandaré. Um Capitão de Longo Curso deverá receber a honrosa comenda. Voltaremos com o nome assim que tivermos a confirmação.

Nesse ano, a Premiação dos Alunos do 3º Ano do CIABA será realizada no dia 06 de Novembro, um dia antes da formatura. Ano passado, o colunista, como Patrono da Turma “Atlante”, realizou as entregas dos Prêmios do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM) e do “Instituto Brasileiro de Rebocagem” (IBR). Nessa próxima entrega, serão realizados por outros representantes.

O Imediato do “Log In Endurance”, Capitão de Cabotagem Allan Moreira, está de volta às suas atividades no mar. A rota do seu navio abrange toda a costa brasileira indo até Buenos Aires, na Argentina. Como dissemos, essa empresa de bandeira brasileira é uma das que mais crescem no país. Boa administração dá nisso.

Ontem, o navio que estava sob o Comando do colunista saiu do famoso Estreito de Magalhães, com temperatura em torno de 10° C, para ganhar as águas do Oceano Pacífico. Boa sorte à tripulação que ruma ao país americano. Agora sob o Comando do Capitão de Longo Curso Luciano Rodrigues.

Saudades do nosso glorioso e eterno Alyrio Sabbá. Sua coluna, por inúmeras vezes, sempre defendeu a classe marítima e fluvial contra os abusos das empresas que queriam tratar os tripulantes brasileiros iguais aos filipinos, indianos e por aí vai.

O primeiro porta-contêineres elétrico e autopropelido, ou seja, livre de emissões de carbono, o MV “Yara Birkeland”, partiu para sua primeira viagem na última sexta-feira (19), saindo de Oslo, na Noruega. A sua operação comercial será a partir de 2022. Essa embarcação foi construído pelo “Vard”.

O Capitão de Corveta (T) Antônio Rodrigues da Silva Neto está com a alma “lavada”. Nesse ano, a Superintendência de Ensino da nossa “Universidade do Mar”, que é o CIABA, formou turmas nas mais diversas categorias. Dever cumprido, onde terá a grande formatura no dia 07 de Dezembro de 2021. Estaremos presentes.

Depois de algum tempo, tivemos a grata surpresa de conversar com o Ex-Comandante do CIABA, Capitão de Mar e Guerra (RM1) Fábio da Silva Andrade. Em matéria que recordaremos posteriormente, o Comandante Fábio esteve a bordo do NT “Oscar Niemeyer”, quando atracado no Terminal de “Miramar”, em Belém (PA), para visita e almoço com a tripulação. Bom conversar com o amigo.

O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Carvalho, cumprindo quarentena pré-embarque no momento, juntamente com sua tripulação, no Rio de Janeiro. Logo estará voltando ao Comando de grande suezmax de uma empresa estatal. Através da sua Rádio Panda, estará repassando importantes assuntos. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next