NAVEGAÇÃO EM FOCO – Comandante do I COMAR visita o estado do Amapá

O Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, esteve presente no estado do Amapá para cumprir agenda de visitas institucionais aos Chefes do Poder Executivo e Judiciário. O objetivo da visita foi reforçar a representatividade do Comando da Aeronáutica na Amazônia Oriental por intermédio da reativação do I COMAR.
Pela manhã, o Oficial-General e sua comitiva se dirigiram ao Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), onde foram recebidos pelo presidente do TJAP, Desembargador Rommel Araújo. Com a presença dos Desembargadores João Lages, Jayme Ferreira e Mário Mazurek. No encontro, os presentes fizeram uma apresentação mútua, além de verbalizar o compromisso de colaboração interinstitucional entre a Justiça do Amapá e a Aeronáutica.
O Brigadeiro Medeiros visitou o Governador do estado, Antônio Waldez Góes da Silva, que estava acompanhado do Secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Coronel PM R/R José Carlos Correa de Souza, e do Comandante Geral da Polícia Militar do Amapá, Coronel PM José Paulo Matias dos Santos.
O Oficial-General explicou sobre a reativação do I COMAR e que a visita não ocorreu antes em virtude da pandemia. “A FAB, que sempre esteve presente para o desenvolvimento e integração da região, está à disposição do governo. Sabemos da dificuldade de logística na região amazônica e da importância da defesa do território amapaense, que possui uma extensa fronteira com outro país”, reforçou o Brigadeiro Medeiros. O encontro aconteceu no Palácio do Setentrião, sede do governo do estado.

Fuzileiros Navais realizam o exercício SUBEX-OpRib/2021 em Outeiro

Fuzileiros Navais embarcados nas ETT-6 para iniciar a travessia

O 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib), sob o comando do Capitão de Fragata Fuzileiro Félix, realizou o Exercício de Subunidades de Operações Ribeirinhas (SUBEX-OpRib/2021) em Outeiro. O objetivo do adestramento foi treinar as ações das Companhias do Batalhão em proveito de uma Operação Ribeirinha, com a finalidade de manter a prontidão operativa no ambiente operacional da Amazônia Oriental.
Foram realizados diversos adestramentos, tais como: planejamento nível subunidade; infiltração do pelotão de reconhecimento para reconhecer, balizar e guiar a tropa; navegação terrestre e fluvial; ações de combate em localidades; ações de reconhecimento de pontos críticos; e carregamento tático, travessia e desembarque ribeirinho.
A realização da SUBEX-OpRib/2021 foi de extrema importância para a qualificação e desenvolvimento profissional dos Guardiões do Portal da Amazônia.

XXI CEPE DA ADESG CHEGA na reta final

Nesta semana chega na reta final o ciclo de palestras que foram realizadas pelos Generais General de Brigada Jorge Luiz Abreu Ó de Almeida Filho, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Norte, General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, Comandante da 8ª Região Militar, General de Exército João Chalella Júnior, Comandante do Comando Militar do Norte, e do Vice Almirante Valter Citavicius Filho Comandante do 4° Distrito Naval.
O encerramento oficial será na próxima semana, com a palestra do Comandante do Exército Paulo Sérgio. O XXI CEPE, segundo o delegado Madson Brandão, foi considerado muito bom, tanto pelo nível das palestras como pela frequência dos estagiários. Na foto, o casal de estagiários Max e Maria Girard na companhia do General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, Comandante da 8ª Região Militar.

Mares & Rios

O Colunista faz parte do grupo de convidados que participa hoje almoço que o Major Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Comandante do I COMAR, está organizando em homenagem ao Vice-Almirante Valter Citavicius Filho que, no próximo dia 6 de dezembro, estará deixando o Comando do 4º Distrito Naval. Honrado!

Em relação aos casamentos comunitários realizados no último final de semana em Mosqueiro, foram pedidas urgência e dispensa de proclamas, tendo despachado todos os autos de casamento à Promotoria de Registro Público de Belém, inclusive o Promotor de Justiça Dr. João Gualberto.

A Cooperativa Unipilot, através da equipe técnica que tem à frente os Práticos Alvim, Martinez e Caiaffa, encerrou os trabalhos de batimetria do trecho entre a Ilha do Mouratuba e Ilha do Feijão. Este foi o trecho mais longo realizado pela equipe. Para encerrar o ano, resta a batimetria na costa da Ilha do Caldeirão, trecho que começou a apresentar pouca profundidade.

Na semana passada, o Comando Militar do Norte, por intermédio do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS), localizado em Marabá, que tem como comandante o Tenente Coronel Fabrício Moreira de Bastos, realizou o Estágio de Caçador de Corpo de Tropa 2021, com a participação de integrantes das polícias Rodoviária Federal e Civil, totalizando 16 estagiários.

O Estágio de Caçador Militar tem como objetivo preparar psicológica e taticamente o atirador para atuar em áreas rurais e urbanas empregando técnicas de tiro no combate convencional, garantia da lei e da ordem ou em situações de gerenciamento de crise.

Na reta final do XXI CEPE, promovido pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-PA), o Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, comandante do 4º Distrito Naval, palestrou, ontem, com o tema: Missão e Organização. Hoje, é a vez do General de Exército João Chalella Júnior Comandante do Comando Militar do Norte (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next