CONVÉS PRINCIPAL – Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar é homenageado pela Câmara Municipal de São Gonçalo

Autoridades Civis e Militares se fizeram presentes na Cerimônia.
CLC Hildelene, Vereador Alex Freitas, Comendador Rodrigo Agostini e CLC Gondar.
CLC Gondar ao lado de outros agraciados na Câmara Legislativa de São Gonçalo.
CLC Gondar com o Diploma e a Medalha “Estadista Getúlio Vargas” da Câmara Municipal de São Gonçalo.
CLC Gondar recebendo a Medalha “Estadista Getúlio Vargas”.

Gente que faz e é um dos maiores orgulhos da nossa Marinha Mercante Brasileira, considerado uma das grandes expressões. O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar recebeu importantes homenagens na Câmara Municipal de São Gonçalo, cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
A primeira homenagem foi o “Título de Cidadão Gonçalense”, que é a maior comenda concedida pelo Poder Legislativo para pessoas de destaques no município de São Gonçalo.
O Comandante também foi agraciado com a “Medalha Estadista Getúlio Vargas” em reconhecimentos aos seus relevantes serviços prestados a esse município.
Parabéns ao Comandante Gondar pelas homenagens. Ele que é o Embaixador da IMO no Brasil.

Comandantes da Marinha Mercante são homenageados em Duque de Caxias (RJ)

Importante Cerimônia de entrega de Honrarias ocorreu na cidade de Duque de Caxias em 24 de Novembro de 2021, onde diversas personalidades civis e militares foram condecoradas com medalhas e moções.
O evento realizado na Câmara Municipal de Vereadores dessa cidade fez parte do 8º Encontro de Autoridades, sendo promovido pelo Comendador Rodrigo Agostini, Presidente da AIEB-Brasil (Associação Internacional dos Embaixadores da Paz).
Entre as condecorações da solenidade estão as Moção “Heróis do Ano”, Medalha Tiradentes, Medalha Policial Lei e Ordem, Medalha Duque Caxiense e Moção da Câmara Municipal. Três Comandantes da Marinha Mercante Brasileira foram agraciados com Moções e Medalha.
O Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar foi homenageado com a Medalha Duque Caxiense, sendo o único a receber tal horaria, além da Moção “Heróis do Ano 2021”. A semana foi de reconhecimento a essa grande expressão da Marinha Mercante, que também recebeu homenagens da Câmara de São Gonçalo, conforme matéria na coluna.
A Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia e o colunista também foram agraciados com a Moção “Heróis do Ano 2021”.
O colunista não pôde comparecer ao evento, devendo receber a Moção em cerimônia a ser realizada posteriormente. Voltaremos com mais fotos do evento. Parabéns a todos os agraciados e ao Comendador Rodrigo Agostini pelo reconhecimento às “pessoas que fazem”.

Pelo seu especial conteúdo, publicamos na íntegra mensagem da professora Selma Grello

As pessoas inteligentes e qualificadas permanecem por muitos anos brilhando no “cenário profissional e pessoal”, e você é um profissional integrante desse conceito, por se tratar de conhecedor imbatível e incontestável dos assuntos relacionados com a Marinha Mercante Brasileira.
Congratulo-me com o “CIENTISTA” Comandante Menezes, admirado pelos amigos que fazem parte do seu círculo de amizades como também o público apreciador dos assuntos educacionais em geral, considerando o honroso conhecimento demonstrado por ocasião da explanação “Astronômicas relacionadas com a Bandeira Nacional”, onde se encontra realçada a estrela que representa o Estado do PARÁ.
Um afetuoso abraço, a você e família.
Selma Grello.

Navegando

“O Comandante Josué mostrou que é um administrador diferenciado e à frente no tempo. Além de ter feitos inúmeras melhorias no CIABA, mostrou inovações como foi a realizada na homenagem ao Professor Jaime. Com isso, entra para a galeria dos mais destacados. BRAVO ZULU” – Palavras do Capitão de Longo Curso Garcia.

A 77ª Sessão do “Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marinho” (MEPC) da “Organização Marítima Internacional” (IMO) teve início na última segunda-feira (22). A entidade buscará aproveitar o impulso criado pela COP26 para atualizar as metas da indústria marítima de redução de gases do efeito estufa.

Três Oficiais da Marinha Mercante receberam o Título de “Heróis do Ano 2021”. A moção foi realizada pela “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEP). Os agraciados: CLC Francisco Cesar Monteiro Gondar, CLC Hildelene Lobato Bahia, além do colunista.

A amiga Hildelene, com certeza absoluta, é considerada heroína nacional por tudo que vem fazendo pela Marinha Mercante Brasileira. Ela que saiu do Distrito de Icoaraci, em Belém do Pará, para cursar a EFOMM do CIABA, sendo a primeira mulher a Comandar navios de grande porte e chegar ao posto máximo de Capitão de Longo Curso. Ela que hoje serve de motivação e exemplos para a classe feminina.

O Comando Militar do Leste do nosso glorioso Exército Brasileiro prestou as últimas homenagens ao Coronel Amerino Raposo Filho, herói integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A cerimônia realizada no dia 23 e serviu para despedidas da família, amigos, autoridades civis e militares àquele que esteve no front de batalha durante a 2ª Guerra Mundial. Que o Pai Todo Poderoso o receba em seu reino.

Por problemas de passagens aéreas, o colunista não pôde comparecer na 41º Cerimônia da Abrammil, realizado no último dia 25. Sendo indicado para recebimento de Medalha da Academia, iremos torcer para que em Maio de 2022 possamos estar presentes nesse grande evento.

Vários Comandantes enviaram mensagens parabenizando o Capitão de Longo Curso Carlos Alberto Costa pela sua vida dedicada ao mar. A homenagem foi feita na edição da coluna no Portal da Navegação e no site do Luis Celso News. As empresas poderiam realizar um ambiente de despedida, tal qual fez o CMG Josué no CIABA.

Um amigo do colunista e da sociedade paraense, Capitão de Mar e Guerra, estará sendo promovido a Contra-Almirante. Ele que exerceu o Comando de uma importante Organização Militar subordinada ao 4º Distrito Naval. Voltaremos com o nome após a confirmação.

O Capitão de Mar e Guerra Leonardo Mattos, coordenador do Núcleo de Avaliação da Conjuntura (NAC) está convidando a todos para evento da Alumni-PPEGM cujo o tema será “O Prosub: momento atual e perspectiva” que será ministrada pelo Contra-Almirante Luiz Roberto Valicente, Assessor Chefe do Programa de Submarinos da Marinha na Diretoria Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha. A live será no dia 29 próximo das 10:00 às 11:30 horas.

Importante evento estará ocorrendo no Rio de Janeiro no dia 21 de Dezembro de 2021, que reunirá muitas personalidades civis e militares. Vários representantes da Marinha Mercante marcarão presenças.

O colunista recebeu o atencioso convite do Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior para a Cerimônia Militar de Conclusão do Curso de Formação de Oficiais e Declaração de Praticante-Aluno da Marinha Mercante Brasileira, a ser realizado no CIABA na manhã do dia 07 de Dezembro. Estaremos presentes.

A turma que irá se formar será a “Drakkar” e terá como Patrono o Professor Paulo Vítor Zigmantas, que com certeza absoluta, foi a melhor escolha. Como dizemos no linguajar cotidiano: “foi show de bola”. Sem dúvidas nosso decano estará assistindo ao lado dos heróis que estarão se formando.

Novos tempos estão chegando no Setor Marítimo no Brasil. Esperamos que as mudanças venham para agregar e facilitar a vida do pessoal embarcado que tanto tem sofrido por conta da pandemia. Perdemos muitos colegas de trabalhos, inclusive que estavam em pleno exercício da função.

Sobre a escolha do CLC para cursar a Escola de Guerra Naval, o assunto causou muitas dúvidas. Embora a escolha da indicação não tenha sido do CCMM, sabe-se que será algum CLC de uma empresa estatal. Pelo menos acreditamos que a tradição dos méritos da escolha seja mantida: um Comandante em atividade no mar, com significativa experiência de Comando no Longo Curso. Em sendo assim, ganha a meritocracia e os cursando do C-PEM terão convívio com um CLC que terá o que passar em termos de experiências vividas nos mares do mundo. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next