NAVEGAÇÃO EM FOCO – Almoço em homenagem ao Vice-Almirante Valter Citavicius Filho

O almoço que o Comandante do I COMAR Major Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros ofereceu ao Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, Comandante do 4º Distrito Naval, que estará deixando o Comando no próximo dia 6 de dezembro, foi impecável. Na oportunidade, o Brigadeiro Medeiros ainda apresentou os votos de despedida ao Vice-Almirante e entregou a Medalha da Amizade, uma tradição na Força Aérea desde a II Guerra Mundial. O Vice Almirante Valter, como sempre, emocionou-se e fez questão de expressar a alegria de comandar o 4º Distrito Naval e fazer grande número de amigos leais durante a passagem por Belém.
Também Participaram do Almoço, o General de Exército João Chalella, Comandante Militar do Norte, o General de Brigada Luiz Ó de Almeida , Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Norte, o Coronel Aviador Alessandro Mendes, Sub-Comandante do I COMAR, o Coronel Aviador Rômulo Moreira, Comandante da Base Aérea de Belém, o Capitão de Fragata Wesley Gonçalves da Cruz, Comandante do Esquadrão de helicópteros da Marinha, o colunista Luiz Omar Pinheiro, Presidente Soamar-Pará, Relton Osvaldo Pinto, e Carlos Nascimento, também membro da Soamar-Pará.
No final do evento, o Brigadeiro Medeiros fez questão de apresentar a equipe responsável pela organização gastronômica comandada pelo chef Suboficial Pereira.

Novo diretor de Portos e Costas toma posse

Momento da transmissão do cargo, Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Ganier, presidiu a solenidade de posse ao novo diretor da DPC, Vice Almirante Salgueirinho.

Representante da Autoridade Marítima para a segurança do trafego aquaviário a Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil tem um novo diretor. Assumiu o cargo, o Vice-Almirante Salgueirinho em substituição ao também Vice-Almirante Alexandre Cursino, que está deixando o serviço ativo da Marinha do Brasil. A solenidade de posse foi presidida pelo Comandante da Marinha Almirante de Esquadra Almir Garnier.
O novo diretor da DPC tem currículo largo, é natural de Niterói, foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1989. Tendo momentos marcantes como Capitão dos Portos do Rio de Janeiro, Chefe de Gabinete da Diretoria Geral do Pessoal da Marinha, Comandante do Navio Escola “Brasil”, Imediato do Navio-Aeródromo “São Paulo” e também foi último Comandante brasileiro da FTM-UNIFIL, inclusive na força-tarefa da ONU no Líbano, quando houve uma explosão no porto de Beirute, em agosto de 2020. O navio-Patrulha em que estava o Vice-Almirante Salgueirinho não foi atingido porque deixou o local horas antes.
A frente da DPC o Vice-Almirante passará dois anos. O órgão representa a Autoridade Marítima no que tange à normatização e à fiscalização dos assuntos ligados à segurança da navegação.

Cametá vai ganhar “Portal Tocantins”

O projeto do “Portal do Tocantins” vai deixar ainda mais bonita a orla de Cametá

Depois de cumprir agenda em Brasília/DF, o prefeito de Cametá, Victor Cassiano, anunciou a assinatura, no Ministério do Desenvolvimento Regional, do protocolo da construção da continuação da orla da cidade. São cerca de 250 metros até o novo Terminal Hidroviário. Foi anunciada, ainda, a construção de um complexo de bares, restaurantes e praças em frente ao novo cais, que será chamado de Portal do Tocantins. No total, serão investidos R $10.352.666,00. O novo espaço vai ser mais um atrativo para o turismo, além de gerar novos postos de emprego e renda para os cametaenses.
Estiveram na comitiva do prefeito Cassiano o Secretário de Planejamento e Gestão, Prof. Osvaldo Barros, o Diretor de Comunicação, Jonas Sena e ao Responsável pelo Projeto Andus e assessor de gabinete, Osvaldo Matos Filho.

Mares & Rios

Representantes do DNIT acompanharam, na última quarta-feira, a equipe do IBAMA em vistoria ao Pedral do Lourenço, na Hidrovia do Tocantins. A ação é mais uma etapa importante no processo de licenciamento ambiental do empreendimento, que fica entre a ilha de Bogéa e Santa Terezinha do Tauri, no Pará, com uma extensão de 43 km, local onde estão previstas as obras de derrocamento.

A Capitania dos Portos do Amapá, que tem como Comandante o Capitão de Fragata Kaysel Costa Ribeiro, juntamente com a Delegacia do Oiapoque, realizou na semana passada a Operação “Ágata 2021”, que reforçou as ações de fiscalização do tráfego aquaviário, a fim de assegurar e salvaguardar a vida humana no mar, rios e lagos. Na oportunidade foram realizadas 367 abordagens.

Com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Baptista Junior, a Força Aérea Brasileira recebeu na quarta-feira passada o primeiro lote de quatros aviões de caça F-39 Gripen em cerimônia realizada em Linkoping, na Suécia, sede da SAAB, fabricante do jato de combate. Ao todo, a FAB encomendou 36 aeronaves.

A Cooperativa Unipilot, que congrega os Práticos da ZP-01, solicitou à Capitania dos Portos do Amapá/AP alteração das coordenadas do fundeadouro em frente à capital, com o propósito de contribuir com a segurança da navegação. O banco do Chagas está aumentando e a atual área de fundeio está muito próxima do canal de navegação.

É assustadora a imagem de centenas de balsas que estão dragando o rio Madeira, no Amazonas. A extração mineral é proibida na região. As embarcações começaram a chegar ao local há cerca de 20 dias, quando surgiu a informação de que havia ouro na região da comunidade. O Greenpeace estima que sejam mais de 300 balsas operando sem licença. Além da mineração, é possível haver outras possíveis ilegalidades como mão de obra escrava, tráfico, contrabando e problemas com a capitania dos portos.

O delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Seção Pará, Madson Brandão, além de observar que o XXI CEPE está chegando ao final com grande sucesso, comemorou no último dia 24 o primeiro aninho de neto Lian Brandão Caliman (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next