NAVEGAÇÃO EM FOCO – Batalhão de Operações Ribeirinhas realiza cerimônia de Juramento à Bandeira dos Guardas-Marinha

O 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib), comandado pelo Capitão de Fragata Fuzileiro Félix, realizou a cerimônia de Juramento à Bandeira dos Guardas-Marinha (RM2), turma II/2021 do Estágio de Adaptação e Serviço/Estágio de Serviço Técnico para Oficiais (EAS-EST), presidida pelo Chefe do Estado Maior do Comando do 4º Distrito Naval, Capitão-de -Mar-e-Guerra (FN) Victor Sousa Abreu. Concluíram o EAS-EST 18 novos Guardas-Marinha,
sendo 15 mulheres. Todos prestaram o solene juramento ao Pavilhão Nacional.
Durante o Estágio, os Guardas-Marinha receberam conhecimentos imprescindíveis à Carreira Militar Naval, contidos nas seguintes disciplinas: Formação Militar Naval; Ordem Unida; Liderança; Operações Navais e Fainas de Bordo; Administração Naval; História e Tradições Navais; Armamento Portátil e Tiro; Comunicações Navais; e Noções de Sistemas de Intendência. Foram realizadas, ainda, atividades extraclasses que englobam palestras sobre a Amazônia Azul, o Poder Naval, a Prevenção de Narcóticos e Ética/Comportamento Social.

Marinha recebe casa do Almirante Tamandaré

Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré (1807- 1897), chegou ao posto máximo de Almirante depois de participar momentos críticos da história do Brasil, como as “Guerras de Independência”, “A Confederação do Equador”, “A Guerra contra Oribe e Rosas” e a “Guerra do Paraguai”. Por esta razão, é o Patrono da Marinha do Brasil. Almirante Tamandaré nasceu na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O prefeito da cidade, Fábio Branco, oficializou a doação à União da casa em que viveu o Almirante Tamandaré, por meio da Lei n° 8.714/2021, que refere-se à doação do imóvel que será restaurado pela Marinha, com a finalidade de tornar um espaço de memória e preservação da história do Almirante.
O Prefeito Municipal do Rio Grande, Fábio Branco, participou da cerimônia de aposição floral no Panteão de Tamandaré, realizada no mês passado, por ocasião da apresentação do novo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos. O ato foi uma homenagem ao Patrono da Marinha, onde repousam seus restos mortais e de sua esposa, na sede do Comando do 5º Distrito Naval.

XXI CEPE – equipe Delta realiza defesa do TCC

Os estagiários do XXI CEPE, turma “General de Exército Paulo Sérgio”, da ADESG, vão defender, hoje, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A equipe Delta é formada pelo arquiteto Gustavo Martins, o Ten-Cel do Exército Mendonça, o empresário José Alcolumbre, o Professor de Direito Marítimo do CIABA Renan Margalho, o Cel PM Gilmar Melo e os jornalistas Beto Messias e Luiz Omar Pinheiro. O estudo abrange o terminal Hidroviário de Mosqueiro.

Mares & Rios

Com o Natal se aproximando, o Comando do 4º Distrito Naval está planejando as ações para a realização da campanha “Natal dos Ribeirinhos”. A SOAMAR-PA, como sempre, é parceira. O presidente Relton Osvaldo Pinto está solicitando ao soamarinos doações de brinquedos. A Presidente de Honra da SOAMAR-PA, Sonia Guedes, e o esposo, Alcides Guedes, estiveram no 4º DN realizando a entregadas doações. Parabéns!

O Capitão de Fragata Kaysel Costa Ribeiro, Capitão dos Portos do Amapá, foi agraciado com o Diploma de Amigo da 22ª Brigada de Infantaria de Selva (Brigada Foz do Amazonas). Reconhecimento à ação destacada e serviço relevante em prol do interesse e do bom nome da 22ª BIS.

Foi realizado ontem o I Fórum para o Desenvolvimento da Navegação Interior. O evento, que aconteceu a bordo do Ferry Boat “Almirante Fontoura”, da Reicon, foi promovido pela ABANI, SINDARPA e FAEPA e discutiu a implantação da Ferrovia EF-170, a Ferrogrão. Depois, a Comitiva do Fórum foi ao Palácio dos Despachos para participar de uma reunião com o Governador Helder Barbalho.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) divulgou nesta semana o resultado da consulta sobre as propostas de acordo coletivo de trabalho – ACT 2020 e 2021/2022 – destinadas a oficiais e eletricistas da Hidrovias do Brasil. De acordo com a Conttmaf, 97% dos marítimos votaram pela aprovação da proposta. A celebração do acordo significa uma grande conquista para os representados e as representadas do Sindmar, já que, desde 2017, o Sindicato tentava negociar um ACT com condições justas.

A coluna parabeniza o CLC Álvaro de Almeida Júnior que completou idade nova. Domingo, vamos relembrar um pouco da história do lendário comandante (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next