CONVÉS PRINCIPAL – Parabéns, Comandante Álvaro – grande expressão da Marinha Mercante Brasileira

Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior ao lado do Almirante de Esquadra Leal Ferreira.
CLC Alvaro e Almirante de Esquadra Leal Ferreira.
Da esquerda para direita: Almirante Arnaldo Leite (Ex-ministro Chefe da EMFA), CLC Alvaro, Eng. Langer , Almirante Leal Ferreira e Vice-Almirante Casale (Ex-DPC).

O Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior, considerado uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, completa mais um aniversário nesta data.
Ele que atuou, por muitos anos, na empresa de navegação “Costeira” e por último na “Aliança” onde exerceu o Comando até o final de sua carreira no mar.
O CLC Alvaro é bastante querido na Comunidade marítima, sempre presente nos eventos das Forças Armadas, Forças Auxiliares e nas Instituições Públicas e Privadas, representando nossa Marinha Mercante Brasileira.
Atualmente exerce a função de Presidente do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM), onde em sua gestão tem se demonstrado eficaz e competente, tendo como slogan “O mar é nosso compromisso”.
O aniversariante do dia tem muito a comemorar, ao lado dos seus familiares, amigos e colegas, pelos feitos conseguidos em seu Comando a frente do CCMM, dentre os quais destacamos:

  • Bandeira da Marinha Mercante Brasileira.
  • Agraciamento do CCMM, representada pela Estandarte do Centro, com a Medalha da Ordem do Mérito Naval.
  • Livro sobre “A história da Marinha Mercante Brasileira” de autoria do CLC Aquino.
  • Hino da Marinha Mercante (não só conseguiu que, oficialmente, a Marinha Mercante tivesse um hino, como também é um dos autores).
  • Criação da Medalha de Mérito Marítimo.
  • Criação do Distintivo de Comodoro da Marinha Mercante.
  • Indicação de um Capitão de Longo Curso, em atividade no mar, para o “Curso de Política e Estratégias Marítimas” (C-PEM) da Escola de Guerra Naval.
    Ao querido Comandante Alvaro, Feliz Aniversário, repletos de realizações, de fé, paz, saúde e esperança.
    Bravo Zulu!

Turma “ATLANTE” completa seu 1º ano de formatura

Formatura da Turma “Atlante”.
Momento de Trocas das Platinas dos formandos da Turma “Atlante”.

Amanhã a turma “Atlante” estará completando seu 1º Aniversário de Formatura. Um ano após a data tão sonhada, muitos já se encontram em estágio de Praticagem. Outros, ou ainda irão iniciar, ou ainda estão aguardando o período de embarque.
Essa turma, que teve o colunista como Patrono, que diga-se de passagem, foi escolhido pelos formandos, teve como principal característica o heroísmo no enfrentamento da pandemia de Covid-19, na qual por força do destino, ficou por longo período em quarentena, dentro da própria “Universidade do Mar”, que é o nosso CIABA.
Até a própria formatura foi restrita em relação às presenças dos familiares, que na época, somente poderiam participar duas pessoas por Aluno, devido o auge da pandemia. O tradicional baile de formatura, infelizmente, não foi realizado, porém isso não apagou o brilho nos olhos dos então Praticantes de Náutica e de Máquinas da Marinha Mercante Brasileira.
Tal qual o nome da Turma, “Atlante”, eles carregam o mundo, sustentando nos braços a responsabilidade que agora terão como Oficiais e como profissionais.
A próxima turma a se formar, “Drakkar”, tem formatura programada para 07 de Dezembro, cujo Patrono é o Professor Decano, Sr. Paulo Vitor Zigmantas.
Avante, Turma “Atlante”. Heróis de hoje e sempre.

Pelo seu especial conteúdo, publicamos na íntegra mensagem do CLC Renato Ramos Diniz

Sobre a “BR” do Mar:
Sou segunda geração de marítimo e meu filho a terceira. No alto de meus 34 anos na vida marinheira, alcancei o tope da minha profissão. Foram muitos anos em cima de um convés nacional, sempre arvorando nosso belo pavilhão.
Conduzi e comandei, não só navios, mas partes de nosso território, por muitos mares e portos, além de nossas fronteiras. Com orgulho e muita satisfação o fiz em navios construídos em solo nacional.
Vencemos muitos mares bravios, distâncias imensas e grandes desafios, não só externos, mas de fórum íntimo. Dei a minha contrapartida, bem como minha família, não só a minha, mas a de todos aqueles/as que no Mar traçaram sua vida profissional.
Atualmente estamos sob efeito da pandemia, que nos impôs imensas restrições, mas continuamos içando no símbolo augusto da Pátria, não esmorecemos e como bons filhos e filhas, não fugimos à luta, nesta missão permanente de manter as linhas de suprimentos e transportes de riquezas e esperanças. Somos brasileiros e brasileiras a cumprir nosso dever.
Agora, porém, seremos alijados de nosso território, encurraçados pela ganância, tal qual filhos e filhas bastardos, excluídos do direito de exercer nossa atividade laboral em nosso país, ou melhor dizendo, neste território que com orgulho e determinação chamamos de Pátria amada. Tal expurgo é um exílio que nos torna, na condição profissional de marítimos/as, em apátridas, cujo caminho é a extinção.

Navegando

A Marinha do Brasil, juntamente com a Polícia Federal e Ibama, combateram com eficiência o garimpo ilegal que acontecia, quando diversas balsas exploravam de forma irregular a extração de ouro do rio Madeira. Muitas dessas balsas foram queimadas e grandes porções de ouro e mercúrio foram apreendidas. A Operação denominada “Uiara” foi manchete internacional.

O colunista agradece o Comendador Rodrigo Agostini pela Moção concedida com o Título de “Herói do Ano 2021” em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Duque de Caxias (RJ), realizada em 24 de Novembro. Por outros motivos, não pudemos comparecer ao evento do 8º Encontro de Autoridades.

Em breve o Comendador estará realizado o “3º Encontro de Profissionais da Comunicação” que acontecerá no Rio de Janeiro em 2022. Os 1º e 2º Encontros realizados anteriormente foram em Minas Gerais e contaram com as presenças das Assessorias de Imprensas da Polícia Militar. Voltaremos com mais informações sobre o evento.

A Cerimônia de Declaração de Praticantes da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA), realizada na data de ontem, teve o total de 162 Formandos, em linda Cerimônia que foi transmitida pelo Canal da Marinha no Youtube. Para assistir, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=qmGsiw4dDcE&t=95s

Também no dia 02 de Dezembro foi celebrado o Aniversário de Nascimento do ilustre Imperador D. Pedro II. Uma das suas célebres frases: “Sei que não consegui agradar a todos, mas lutei por quase 60 anos com as armas que eu tinha. Tentei ser o Imperador mais justo possível, e tentei enfrentar os altos e baixos com muita sabedoria”.

Atenciosa mensagem recebida do agora Contra-Almirante Ricardo Jaques que atualmente é o Capitão dos Portos do Estado do Rio de Janeiro. Ele passou a conhecer bem mais de perto a Marinha Mercante Brasileira ao atuar em uma das Organizações Militares mais movimentadas em relação ao nosso setor. Em breve estará passando a função para outro colega.

O Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, Presidente do Tribunal Marítimo, estará na nossa “Cidade das Mangueiras” por ocasião das Cerimônias de Entregas de Prêmios (06) e de Declaração de Praticantes Alunos do CIABA (07). Ele que já convidou o colunista para uma ilustre visita na Corte Marítima Brasileira.

Conforme a coluna havia noticiado, um ilustre Oficial da Marinha Mercante Brasileira estará sendo agraciado com a Medalha do Mérito Tamandaré no dia 13 de Dezembro, data em que se comemora o Dia do Marinheiro. Trata-se do Capitão de Longo Curso Joselito Guerra de Andrade Câmara. Parabéns ao amigo!

Na próxima segunda, o dia será completo para o CIABA. Pela manhã ocorrerá a Passagem de Comando do 4º Distrito Naval, que será presidida pelo Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva. Em seguida será feito a Inauguração do Planetário. Pela tarde ocorrerá a entrega de Prêmios dos Alunos da EFOMM.

O Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior estará realizando a formatura da última turma sob o seu comando, uma vez que em Janeiro de 2022 estará transmitindo o cargo para outro colega de igual patente. Justiça seja feira, realizou um grande trabalho a frente da “Universidade do Mar”.

Dos formandos na Turma do CIAGA, ficam os parabéns do colunista. Abraço especial para o agora Praticante Oficial de Náutica Norton, em que tivemos a honra do encontro presencial no mês de novembro quando da visita ao Grêmio de Náutica. Sucesso a todos e que Deus os protejam nas imensidões dos mares e oceanos.

O Capitão de Longo Curso Gilberto Maciel da Silva atua em importante setor de uma empresa estatal, responsável pelo treinamento e aprendizado. Possui graduação em Ciências Náuticas pelo “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (1984) e pós-graduação pela Escola Superior de Guerra – Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia (2008). Mestre em Estudos Marítimos, pela Escola de Guerra Naval (2021). Exemplo a ser seguido.

“Você não pode obter sucesso duradouro sendo arrogante, prepotente, desleal, ganancioso, invejoso e egocêntrico. Você precisa ter uma personalidade agradável, baseada em amor, empatia, bondade, integridade e honestidade. Somente assim as portas do mundo se abrirão para você”, conforme escreveu Napoleon Hill em seu livro “As 16 Leis do Sucesso”. Recomendado para alguns colegas.

O Rotary Clube Satélite Vésper estará organizando um “Bazar de Natal” a ser realizado no dia 07 de Dezembro das 11 às 20 horas no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca. Excelente momento para comprar aquela lembrança de Natal, oportunidade para almoçar ou tomar um drinque ao por do sol com uma linda vista para a Baía da Guanabara, e o mais importante, você estará contribuindo para um lindo projeto social.

Na matéria da coluna do Prático Luiz Omar Pinheiro, “Navegação em Foco”, em que celebrou sua centésima edição, foto rara do nosso querido amigo Alyrio Sabbá estampou as páginas do jornal “O Liberal” do dia 30 de novembro, além do “Portal da Navegação” e do “Luis Celso News”. Parabéns pelo feito ao Prático-Colunista. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next