NAVEGAÇÃO EM FOCO – CIABA inaugura sala Nortepilot

Momento da inauguração da sala, Prático Luiz Omar Pinheiro (NortePilot), Almirante de Esquadra Puntel, Almirante Salgueirinho, CMG Josué Teixeira.

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), que tem como comandante o CMG Josué Teixeira, inaugurou a Sala de Aula Padrão NORTEPILOT. O novo espaço é resultado do projeto ‘’Adote uma Sala de Aula’’, que moderniza as salas de aulas do Centro.
A Empresa de Praticagem do Norte (NORTEPILOT), empresa com atuação na ZP-01 e parceira do CIABA, passa a ter agora duas salas de aula que levam o nome dentro da instituição de ensino.
Participaram da cerimônia o Almirante de Esquadra Puntel, Ministro do Superior Tribunal Marítimo; o Vice-Almirante Salgueirinho, Diretor de Portos e Costas; os Práticos Luiz Omar e Feitosa, da Nortepilot; Marcelo Salgado, da Pará River; além de professores e alunos da nossa Universidade do Mar.

CIABA realiza formatura da turma da EFOMM

CMG Fuzileiro Abreu, Chefe do Estado Maior do 4º DN, Thiago Pinto, Orson Feres Presidente da SOAMAR-Brasil e Relton Pinto, Presidente da SOAMAR-Pará.

O Centro de Instruções Almirante Braz de Aguiar (CIABA), sob o Comando do CMG Josué Teixeira, realizou nesta semana mais uma cerimônia de conclusão de curso da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM.
Na EFOMM, são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos.
Na Turma “Drakkar”, que tem como Patrono o Professor Paulo Victor de Matos Zigamantas, é formada por 109 alunos, sendo 19 mulheres e 90 homens (7 estrangeiros). Quem se destacou como primeiro lugar em Naútica foi a Aluna Beatriz Oliveira da Silva e, em Máquinas, foi o aluno Islas Batista Santos.
A Cerimônia contou, além da presença do CMG Josué Teixeira, com a presença do Almirante de Esquadra Puntel, do Vice-Almirante Sagueirinho, Diretor de Portos e Costas, do CLC Ricardo Monteiro e da CLC Menezes.

Encerramento do XXI CEPE.

Comandante do Exército General Paulo Sérgio, juntamente com os novos “adesguianos”.

Com o tema “Exército Brasileiro Missão e Atuação”, o General de Exército Paulo Sérgio, Comandante do Exército, foi o palestrante da conclusão do curso do XXI CEPE, promovido pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra ADESG-PA. O General, na oportunidade, estava acompanhado do Comandante Militar do Norte, General de Exército João Chalella; do Comandante da 8ª Região Militar, General de Divisão Octávio Miranda; e do Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Norte, General de Brigada Jorge Ó de Almeida. Todos foram recepcionados pelo Dr. Madson Brandão, Delegado da ADESG-PA.

Voluntárias Cisne Branco com nova direção.

Sra. Marly Câmara e Sra. Geórgia Barbosa

A Sra. Geórgia Paula Reis González Barbosa, esposa do novo Comandante do 4º Distrito Naval Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, assumiu a direção das Voluntárias Cisne Branco (VCB), seccional do Pará. A Passagem de cargo aconteceu no sábado. Geórgia assume o lugar da Sra. Marly Câmara, esposa do Vice-Almirante Valter Citavicius Filho. A cerimônia contou com a presença da Diretora Nacional VCB, Sra. Selma Foligne, da Vice-Diretora Nacional VCB, Comandante Sheyla, de Diretoras Seccionais, Assessores VCB e voluntários.

Mares & Rios

Durante a cerimônia de troca de comando do 4º Distrito Naval, realizada no CIABA, tive a oportunidade de rever o CLC Menezes, com quem tive o prazer de viajar como Prático em uma viagem pelo Amazonas no navio “Araxá”, da Fronape. Menezes era o Comandante.

O protocolo anti-covid da Mercosul Line não é padrão. Acredite: cada navio aplica o próprio protocolo. A regra do Prático utilizar as escadas externas para se dirigir do passadiço ao camarote só está em vigor no navio CMA CHM “FORT ST GEORGES”. No demais navios da empresa, os Práticos estão utilizando as escadas internas para acesso do passadiço ao camarote. Bom senso!
Uma equipe de reportagem da TV Liberal percorreu as pelo rio Arari, no Marajó, e conheceu um pouco mais da vivência dos marajoaras, inclusive, os perrengues do furo das laranjeiras na maré baixa. A reportagem será exibida na semana que vem pelo programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, e vai mostrar a Corrida do Cavalo Marajoara, as belezas do arquipélago e a gastronomia local.

No último sábado, tive a oportunidade de conhecer, com a minha família, o Resto do Porto. Além de levar a assinatura do competente Alberto Serruya, o restaurante conta com um atendimento impecável. Vale a visita. O restaurante fica localizado na Travessa Rui Barbosa, 47 (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next