CONVÉS PRINCIPAL – CIABA forma novos Oficiais da Marinha Mercante – Turma “Drakkar”

Os primeiros colocados de Náutica e Máquinas tiveram suas platinas substituídas pelo Almirante Puntel e Vice-Almirante Edgar.
Autoridades Civis e Militares prestigiaram a Cerimônia.
miliares efetuaram a troca das platinas dos Praticantes Oficiais.
O colunista, Thiago Pinto, Relton Osvaldo Pinto (ambos da Soamar-Pará) e CMG Costeira (BNVC).

Os Alunos do 3º Ano da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) finalmente pôde dá o seu grito de “fora de forma” e desfilar pela última vez nessa instituição de ensino.
Os formando da Turma “Drakkar” tiveram sua Cerimônia de Declaração de Praticantes de Oficiais em 07 de Dezembro, com o total de 109 Praticantes, sendo 7 deles estrangeiros, pertencentes a República Democrática de São Tomé e Príncipe.
Os primeiros colocados dos Cursos de Náutica e de Máquinas tiveram suas platinas trocadas pelo Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), e pelo Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Comandante do 4º Distrito Naval. Os demais Alunos tiveram suas platinas substituídas por madrinhas e padrinhos presentes.
A Praticante Oficial de Náutica Beatriz Oliveira da Silva se tornou a 1ª Aluna a encerrar o ciclo escolar na primeira colocação, 21 anos após a formatura da primeira turma de mulheres da EFOMM do CIABA, que teve a Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia como a primeira Comandante feminina da Marinha Mercante Brasileira.
Além do Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, que presidiu a Cerimônia, e do Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, também participaram do evento o Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, Diretor de Portos e Costas, e o Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva, Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, além dos Titulares das Organizações Militares (OM) com sede em Belém.
Em virtude da situação epidemiológica atual, o evento foi restrito e teve a participação apenas do pessoal diretamente envolvido.
Na próxima edição, postaremos mais fotos da brilhante formatura. (Colaboração e fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA e Luís Celso).

Auxiliar de Saúde da Marinha Mercante é condecorada com a “Medalha de Mérito Marítimo”

A Auxiliar de Saúde Gisênia recebendo a Medalha de Mérito Marítimo do Capitão de Fragata Luciano
A Cerimônia contou com as presenças de autoridades civis e militares.
ASA Gisênia (à direita) com os condecorados na Cerimônia do dia do Marinheiro.
A condecorada Gisênia.

No dia 13 de Dezembro, onde várias Organizações Militares da Marinha do Brasil celebraram o “Dia do Marinheiro”, a ilustríssima Suboficial Gisênia Souza Santos, que atua como Auxiliar de Saúde a bordo dos navios de uma empresa estatal, foi condecorada com a Medalha de Mérito Marítimo.
A Cerimônia, que foi presidida pelo Capitão de Fragata Luciano Maciel Rodrigues, Capitão dos Portos do Estado de Sergipe, contou com as presenças de diversas personalidades civis e militares, além de familiares dos homenageados nessa data tão importante no calendário da família naval.
A ASA Gisênia, com a qual o colunista teve a oportunidade de embarcar como tripulante, sempre demonstrou profissionalismo e amor a Marinha Mercante Brasileira, tendo o justo reconhecimento da Marinha de Guerra.
Tripulante exemplar, da qual deve ser seguido, encontrou no mar sua vocação, repassando conhecimento àqueles que iniciam suas carreiras.
O colunista parabeniza e, com um efusivo ”Bravo Zulu”, deseja votos de sucessos para a tripulante, que agora desfruta de um merecido repouso junto aos familiares, para posterior retorno ao mar.

Navegando

O Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar participou de sua primeira incursão desde o início da pandemia em março de 2020. Em um encontro com os Escoteiros do Mar, GEMAR-17 e GEMAR-51, falou sobre a importância do Comércio Marítimo, além da RPBIMO sediada em Londres. Fotos do evento na próxima edição.

O NT “André Rebouças” finalmente chegou aos Estados Unidos, mais precisamente em Cherry Point, após uma longa viagem que durou mais de 30 dias, atravessando os Oceanos Atlântico Sul e Pacífico, além de cruzar o Estreito de Magalhães. Agora a valorosa tripulação do Comandante Luciano Rodrigues se prepara para a operação, que deverá ocorrer durante o natal.

Para aqueles que torciam por tripulantes estrangeiros em nossas águas jurisdicionais. Um marinheiro vietnamita assassinou o Comandante chinês em um navio porta-contêineres quando se encontrava em águas coreanas na noite de 08 de dezembro. O marinheiro foi preso e a investigação está em andamento. Triste fato.

O grande amigo Roberto Benedito Nunes Sabbá está realizando grande excursão pela Europa, visitando familiares, entre eles, filhas e netos. Ele que fez parte da primeira tripulação do NT “Oscar Niemeyer”, entre 2015 a 2017. Profundo conhecedor de navegação astronômica.

O Golfo da Guiné continua sendo um dos mais perigosos do mundo, no que tange a pirataria e sequestros. Recentemente um navio porta-contêineres foi alvo da ação de bandidos a 48 milhas náuticas da Ilha de Bioko. O MV “Tonsberg”, de bandeira liberiana, foi salvo pelo helicóptero Seahawk, pertencente a Fragata “Esbern Snare” da marinha dinamarquesa.

Agradecimentos do colunista para a professora Selma Grello que enviou atenciosa mensagem de feliz natal e os parabéns com o agraciamento do título de “Heróis do Ano 2021”. A professora sempre lembrando com todo carinho e amizade.

Expressivos números de Oficiais da Marinha Mercante Brasileira se fizeram presente na Cerimônia de Transmissão do Cargo do Comando de Operações Navais. Além disso, uma comissão de paraenses se participara do importante evento.

O Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva transmitiu o Comando ao Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. De finíssima educação, o Almirante Alípio enviou significativa mensagem ao colunista. O seu natal também será paraense em virtude da presença física e em pensamento de muitos amigos durante a Cerimônia.

Singapura é mais um país a proibir as mudanças de tripulações para navios que tenham procedências de seis países africanos. Isso se dá em função da variante “ômicron”. Ao menos 56 países já introduziram restrições para essas nações.

Importante retrospectiva foi feito pelo Tribunal Marítimo em 2021, através de sua página na internet. O Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho fecha o ano com mais um dever cumprido na nossa Corte Marítima. Esperamos que 2022 seja bem mais promissor para a instituição e seu Presidente.

A diferença de preço entre os óleos combustíveis com alto e baixo teor de enxofre aumentou para apenas US $ 200 por tonelada em Singapura, considerado o maior centro de abastecimento do mundo. Um delta não experimentado desde a introdução do limite global de enxofre em janeiro de 2020.

O Comendador Rodrigo Agostini vem realizando a campanha “Natal Solidário: doe brinquedos e ganhe sorrisos”, entregando presentes para crianças carentes em várias localidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Parabéns ao Comendador e AIEB-Brasil (Associação Internacional dos Embaixadores da Paz).

O Diretor da “Anchor Treinamento”, Fábio Lobato, finalizou importante inspeção de ISPS-Code e ISM-Code, além das normas ILO, em navio atracado no porto de Vila do Conde (PA) durante a semana.

Na mesa do colunista a Edição 47 do Informativo “O Sextante”, do CCMM (Centro dos Capitães da Marinha Mercante), com notícias de destaques do setor marítimo. Para leitura, acesso o link: www.centrodoscapitaes.org.br/sextante.html.

Novo ano está batendo a porta. Novas esperanças, novos acontecimentos, novos desafios. Em tudo esperamos com ansiedade, de preferência que sejam boas. Caso sejam ruins, que as lições fiquem aprendidas. O batizado “novo normal”, diga-se de passagem, é um termo temporário, voltará ao normal como sempre foi. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next