NAVEGAÇÃO EM FOCO – Diretor de Portos e Costas aprova PREPOM 2022

Conforme descrito, o Vice-Almirante Sérgio Renato Salgueirinho, Diretor de Portos e Costas, aprovou o Programa do Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários (PREPOM) para o 1º semestre de 2022:
O PREPOM tem o propósito de divulgar aos Órgãos de Execução (OE), aos Órgãos de Apoio (OA), aos Órgãos Conveniados ou Terceirizados (OC/T) e á comunidade aquaviária em geral, as programações de cursos e estágios do Ensino Profissional Marítimo aprovados pelo Órgão Central do Sistema do Ensino Profissional Marítimo (SEPM).
Com isso, é possível formar pessoal em quantidade e qualidade compatíveis com as necessidades regionais, seja em função de carência local de mão de obra em categorias específicas, com base nos Cartões de Tripulação de Segurança (CTS) das embarcações registradas, ou em decorrência da necessidade de repor as perdas de pessoal motivadas por razões diversas, tais como aposentadorias, mudanças de áreas, desembarque de pessoal das embarcações, restrições incapacitantes, e etc.
Por isso, o PREPOM oferece informações específicas sobre os cursos e estágios, tais como: condições para inscrição, propósito dos cursos, facilidades oferecidas aos alunos, certificados concedidos, locais de realização, número de vagas e requisitos para matrícula.
A Marinha do Brasil já está divulgando a edição do ano que vem, com turmas programadas para o período de janeiro a junho de 2022, sendo de fundamental importância para o conhecimento de toda comunidade aquaviária.

DESTAQUE DO NATAL

DESEMBARGADOR LEONAN CRUZ
Membro da Academia Paraense de Letras, escreveu este belo poema de Natal em homenagem aos pais. A coluna publica e dedicada a todos os pais do nosso Brasil.

Feliz Natal

Mais um Natal sem vocês, meus Pais amados. A saudade é imensa e cada dia o meu amor aumenta como a velocidade de um corpo caindo. É impossível esquecer aqueles momentos vividos intensamente. Lembro-me de nossas idas para o Mosqueiro, todos os finais de semana, desde tenra idade, quando não existia ainda a ponte unindo as margens do “Furo das Marinhas”. A distância nunca nos separou porque o verdadeiro amor existe entre nós. Estamos ligados espiritualmente. É algo de outras vidas. Papai e Mamãe são duas palavras firmes em nossas mentes, perto ou longe, em perigo ou não, estão sempre presentes e continuam até hoje como as lágrimas que caem em nossos rostos quando recordamos, saudosamente, dos momentos felizes que vivemos. Certa vez olhando para o meu cãozinho, que considero como um filho, e lembrando dos Pais abandonados pelos filhos, exatamente nesta época de Natal, fiz o seguinte poema:

Dia de Natal

Você já vai? Hoje é daquelas datas especiais… Fique um pouco com seu pai! A vida passa rápido demais Nós somos, nessa nuvem, Somente pobres mortais. O tempo nunca volta atrás É tão frio que nos olha de cima, A deixar rastro do vôo real Não me deixe aqui sozinho, sem rima, Nesse fulgurante dia de Natal! É tempo de pedir perdão.

RECORDAR É VIVER # A troca de comando no Navio Tanque “ARAXÁ”

Em 1988, o então Capitão de Cabotagem, José Menezes Filho, que se tornou um dos principais Comodoros da Marinha Mercante Brasileira, deixou o comando do navio tanque “Araxá”, de propriedade da Frota Nacional de Petroleiros – FRONAPE.
Outro personagem importante desta história é o Comandante Menezes. Ele iniciou e terminou a carreira de oficial mercante na FRONAPE. Foi de Praticante de Oficial de Náutica à Comandante de Longo Curso, passando grande parte da carreira a bordo o Navio “José Bonifácio”, referência na Marinha Mercante Brasileira. Porém, quando chegou ao posto de Capitão de Cabotagem, teve que embarcar como comandante em outros navios da empresa, até fazer o curso de Capitão de Longo Curso e voltou a embarcar no José Bonifácio como comandante.
Neste período como Capitão de Cabotagem, comandou o “Araxá”, e foi substituído no dia 11 de agosto de 1988 pelo também Capitão de Cabotagem Francisco Dias de Andrade, após permanecer 393 dias embarcado.
O Vice-Almirante Hernani Fortuna, Comandante do 4º Distrito Naval, recebeu o convite enviado pelo Comandante Menezes para que presidisse a solenidade de troca de comando, que aconteceu com o navio “Araxá” atracado no porto de Miramar. O Almirante, que nunca tinha recebido este tipo de convite, aceitou e também protagonizou um dia histórico na Marinha Mercante Brasileira.

Mares & Rios

A IV Rodada de Conversações Estratégica de Defesa Brasil-Estados Unidos, que ocorreu no Ministério da Defesa, discutiu ações de cooperação entre os dois países, com o objetivo de estreitar as relações neste setor.

O Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz) tem novo comandante: o Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires.

A transformação do Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) em COMPAAz é fruto de estudo sobre o aprimoramento da estrutura do Comando de Operações Navais, que sugeriu a fusão entre a Subchefia de Operações e o CISMAR.

A prefeitura de Cametá deu total apoio ao 1° Torneio de Rabetas, realizado na comunidade de Paruru de Baixo, para que fosse realizado com segurança. O evento promoveu corridas de rabetas, pequenas embarcações tradicionalmente utilizadas por ribeirinhos. O prefeito Victor Cassiano testou a potência de uma que estava equipada com motor de caminhão e se divertiu.

A pista de pouso e decolagem de aviões de pequeno porte do Aeroporto Protásio de Oliveira, em Belém – onde funciona o antigo Aeroclube do Pará -, será definitivamente fechada ao tráfego aéreo a partir do próximo dia 1° de janeiro, segundo portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A coluna deseja a todos os seus leitores um Feliz Natal, momento de reunir a família e comemorar o nascimento de Jesus. (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next