MARANHÃO – Porto do Itaqui reduz tarifa para navios com bom desempenho ambiental

Os navios que atracarem no Porto do Itaqui e comprovarem melhor desempenho ambiental, especialmente na redução de emissão de gases de efeito estufa, terão desconto nas tarifas portuárias. A medida integra as ações de sustentabilidade da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, gestora do Itaqui, e está incluída no novo tarifário que entra em vigor no dia 29 deste mês.

Podem obter o desconto todos os navios que apresentarem certificação voluntária de desempenho ambiental ou que estejam inscritos no programa ESI, o Índice Ambiental de Navios (da sigla em inglês – Environmental Ship Index). A oferta de desconto em taxas aplicáveis a navios e cargas mais sustentáveis é um dos critérios do IDA – Índice de Desempenho Ambiental da Antaq – Agência Nacional de Transporte Aquaviário.

O ESI identifica e classifica, em todo o mundo, embarcações que possuem melhor desempenho na redução das emissões atmosféricas do que os exigidos pelos atuais padrões da IMO (Organização Marítima Internacional). Essa iniciativa tem amparo nas diretrizes do Protocolo de Kyoto, voltado para a redução das emissões de gases de efeito estufa e uso de tecnologias limpas no setor marítimo. O Porto do Itaqui é o único porto público do Brasil vinculado ao programa ESI.

“Estamos avançando para além do debate, com ações concretas como a adesão ao ESI, a criação de um grupo de estudo e pesquisa sobre mudanças climáticas e a elaboração de nosso Inventário de Gases de Efeito Estufa, que vai servir de base para traçarmos as metas de descarbonização gradual de nossas atividades”, afirma o presidente do Itaqui, Ted Lago.

De acordo com o novo tarifário do Porto do Itaqui, as embarcações que tiverem acima de 40 pontos na tabela do ESI têm direito a um desconto de 5% nas taxas que tratam de acesso aquaviário. O ESI pontua as embarcações com notas de 0 a 100, a partir da análise do uso de tecnologias para sistemas ou combustíveis que permitam a redução de emissão do óxido de nitrogênio (NOX) e óxido de enxofre (SOX) para além dos limites regulamentares exigidos.

Saiba mais sobre o novo tarifário do Porto do Itaqui: https://www.portodoitaqui.ma.gov.br/porto-do-itaqui/tarifas-portuarias

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next