CONVÉS PRINCIPAL – Ceias de Natal a bordo e em terra

Ceia a bordo do NT “Carlos Drummond de Andrade”.
Comandante Carvalho a bordo do NT “Henrique Dias”.
Comandante Vanessa a bordo do MV “Login Polaris”.
Tripulação do NT “Darcy Ribeiro”.
Família Salvador (Marinha do Brasil e Marinha Mercante Brasileira).
Mesa da Ceia Natalina do NT “Henrique Dias”.

A coluna de hoje, a última do ano, vem especialmente postar algumas fotos das ceias de natal realizadas as bordo de vários navios mercantes de bandeira brasileira.
Mesmo longe dos familiares, as tripulações celebraram esse momento marcante do nascimento de Jesus Cristo, seja em alto mar, no meio do oceano, no porto, atracado ou fundeado.
No cumprimento do dever, nossos homens e mulheres do mar, sejam da Marinha de Guerra ou da Marinha Mercante, estiveram unidos pelo espírito natalino.

Clube Naval realiza Almoço de Confraternização

CLC Hildelene, Comandante Brasileiro, CLC Gondar e Sra. Rose (APMM).
Vice-Almirante Casales trocou as platinas do colunista em 04 de Julho de 1997

Importante almoço ocorreu no Clube Naval do Rio e Janeiro no dia 21 de Dezembro, contando com as presenças de autoridades civis e militares, além de membros da Comunidade Marítima.
O evento, tal qual ocorre todos os anos, é uma forma da força de mar se confraternizar com várias instituições, em agradecimentos por todas as ações realizadas durante o ano.
Entre os presentes estava o Vice-Almirante (RM1) Vicente de Paulo Phaelante Casales, que também foi Diretor de Portos e Costas (DPC). Para quem não sabe, o Vice-Almirante Casales foi quem trocou as platinas do colunista, por ocasião da formatura de 04 de Julho de 1997 no CIABA.
Representando a Marinha Mercante Brasileiro, muito bem representada, diga-se de passagem, estavam os nossos queridos Capitães de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar e Hildelene Lobato Bahia.
O colunista não pôde comparecer ao evento devido problemas de saúde, porém agradeceu o convite do Comandante Brasileiro, na esperança de que em 2022 possamos comparecer na confraternização anual.

Comando de Operações Navais tem novo Comandante

Novo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Olsen, ao lado do CLC Menezes.
Almirante de Esquadra Alípio Jorge ao lado do seu amigo CLC Menezes.

Em significativa Cerimônia Militar ocorrida a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, atracado no “Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro” (AMRJ), na Ilha das Cobras, o Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva transmitiu o Comando de Operações Navais (COM) ao Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.
O evento realizado em 16 de Dezembro, contou com as presenças de diversas autoridades civis e militares, instituições públicas e privadas, além de membros da Comunidade Marítima.
Com a salva de 17 tiros vindo da Fragata “Independência” e sobrevoo de aeronave, o Almirante de Esquadra Olsen assumiu importante Comando da Marinha do Brasil, que atua na Defesa da Soberania Nacional.
O Almirante de Esquadra Alípio Jorge agora se prepara para assumir o cargo de “Conselheiro Militar na Missão Permanente junto à Organização das Nações Unidas”, em Genebra. Ele que foi Comandante do 4º Distrito Naval, quando ainda Vice-Almirante.
Uma comitiva composta por paraenses, grandes amigos do Almirante Alípio, participou presencialmente da Cerimônia, demonstrando o carinho e amizade da sociedade do norte do Brasil.

Pelo seu especial conteúdo, publicamos na íntegra mensagem do CLC Renato Ramos Diniz.

28/12 – Dia Da Marinha Mercante.
A “guerra” que a Marinha Mercante vem travando ao longo de milhares de anos, nunca tem trégua. Vencemos cada batalha, mas jamais descansaremos, pois se a Mercante deixar de batalhar, o mundo sofrerá grandes consequências.
Parabéns as marinheiras e marinheiros mercantes que travam essas batalhas no anonimato de seus bons navios. Heróis e heroínas desconhecidos, cujo trabalho se reflete no cotidiano de muitos.
Sempre avante a Marinha Mercante!
Renato Ramos Diniz.
Capitão de Longo Curso.
Comodoro da Marinha Mercante.

Navegando

Na data de ontem, 28 de Dezembro, foi comemorado o Dia da Marinha Mercante, sendo o Aniversário de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, Patrono dessa instituição. Temos a grande expectativa da sanção pelo Presidente da República do Projeto de Lei aprovado pelo Congresso, garantindo os 2/3 de marítimos brasileiros nos navios que vierem a operar na cabotagem.

O ano de 2021 chega ao fim. E com isso transmitimos a última coluna deste ano, com 2022 na expectativa de novas notícias. Esperamos que tenha agradado a grande maioria dos leitores. Para aqueles que por ventura não se agradaram, deixo os pedidos de desculpas, pois o esforço foi feito com o intuito de levar as mensagens reais, sempre com base na verdade dos fatos.

Por falar em novo ano, o Calendário Gregoriano, que atualmente é usado em quase todo o mundo, fará 440 anos. Foi feito baseado em estudos e reinvindicações de estudiosos que demonstravam que o calendário até então utilizado, o “Juliano”, estava defasado em 10 dias em relação ao equinócio de primavera (20 de Março), daí esses dias suprimidos entre 05 e 14 de Outubro.

A mudança de Calendário foi tão coerente que é usado até os dias de hoje, porém alguns países relutaram em aceitar. Vale um comentário do astrônomo Kepler que disse: “Alguns países preferem lutar contra o sol”.

Terminamos o ano de 2021 com novos agentes da Segurança Pública formados. A Polícia Federal reforçou seu efetivo com 670 novos policiais em solenidade oficial realizada em 16 de Dezembro, contando com a presença do Presidente Jair Bolsonaro.

Já a Polícia Rodoviária Federal formou mais de 1600 novos policiais no dia 22 de Dezembro, contando com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. Boa sorte aos novos policiais.

O NT “André Rebouças” que operou em plena noite de Natal, teve o privilégio de receber a neve que caiu em Cherry Point, nos Estados Unidos. Foi um momento especial para aqueles que não tiveram a chance, até então, de presenciar esse fenômeno da natureza. Até boneco de neve fizeram. Parabéns aos tripulantes. O navio ainda fará mais uma operação antes de iniciar a viagem de retorno ao Brasil.

O amigo Cattete Fonseca, juntamente com sua esposa, foi recebido em Brasília pelo General do Exército Paulo Sérgio. O jornalista lembrou sua infância pobre e sofrida, na Escola Estadual Vila Bela, em Mesquita, no Rio de Janeiro. Na época, entrava numa fila catando o Hino Nacional Brasileiro para subir a sala de aula.

O Ministro do Exército concedeu ao jornalista Cattete Fonseca e sua esposa a Moeda do Exército Brasileiro, que é concedida a Chefes de Estados. O casal está em estado de graças com os acontecimentos deste ano. Que venham mais em 2022.

Aos leitores deixo meus agradecimentos por prestigiarem a coluna “Convés Principal” no “Portal da Navegação” e no site “Luis Celso News”. Afirmo que todos vocês foram importantes e essenciais para que pudéssemos continuar com as edições. Obrigado, leitores! Eu vos saúdo!

A coluna dará uma pausa e retornará na segunda quinzena de Janeiro.

Aproveito para desejar a todos um Feliz Ano Novo. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next