NAVEGAÇÃO EM FOCO – O Sistema de Monitoramento de Atracação no Porto Trombetas

O terminal de embarque de bauxita da mineração Rio do Norte, Porto Trombetas, é o único, em toda a região amazônica, equipado com o Sistema de Monitoramento de Atracação-SMA, que permite monitorar e disciplinar as atividades envolvidas em uma operação de atracação do navio, focado, e não restrito, ao monitoramento da manobra de atracação. O navio que está atracando é monitorando continuadamente por sensores a laser instalados nas extremidades do cais. Esses sensores medem a distância e velocidade durante a aproximação.
Durante as manobras, as velocidades medidas são mostradas em display externos, instalados em locais visíveis, que permitem o acompanhamento da aproximação pelo Prático embarcado. Quando a velocidade de aproximação exceder o limite estabelecido, um alarme sonoro é disparado para avisar o pessoal do terminal e do navio.
No Porto Trombetas foi definido um limite de 20cm por segundo, quando a distância do cais for menor ou igual a 30 metros.
A movimentação pode ser acompanhada em tempo real por todos os envolvidos, que estejam a bordo ou em terra. O operador portuário e a Praticagem tem a mesma visão de operação e podem se coordenar de forma efetiva, permitindo uma operação mais segura e eficiente.

Conhecendo a Amazônia Manaus, a capital do Encontro das Águas

Embarcação típica da região amazônica cruza os rios Negro e Solimões, em Manaus/AM

Manaus localiza-se na margem esquerda do rio Negro com uma área de 11.401,092 km². É a segunda maior capital estadual no Brasil em área territorial. Ilhas, arquipélagos, praias e áreas ecológicas são encontrados próximos à cidade, com destaque para o arquipélago de Anavilhanas, situado nos limites com Novo Airão.
Mas, a capital do Amazonas também se destaca, economicamente, pela Zona Franca de Manaus e pelo turismo. Um dos principais atrativos da cidade é o Encontro das Águas, fenômeno que ocorre a partir do encontro dos Rios Negro e Solimões. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dois rios se encontram por uma extensão de mais de 6 km, sem se misturar. Esse fenômeno acontece, segundo especialistas, em decorrência da diferença entre a temperatura e densidade das águas e, ainda, à velocidade de suas correntezas: o Rio Negro corre cerca de 2 km/h a uma temperatura de 22°C, enquanto que o Rio Solimões corre de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 28°C.
Devido à importância natural, foi tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O Encontro das Águas é um fenômeno natural facilmente visto em muitos rios da região amazônica. Os fatores para acontecer isso na região variam desde questões geológicas, climáticas, termais ou até mesmo o tamanho ou a acidez dos rios, o mais famoso encontro das águas ocorre na frente da cidade de Manaus entre os rios Negro e Solimões, mas tal fenômeno é notável em outras cidades do Brasil, como em Santarém no Pará com o encontro das águas dos rios Tapajós e Rio Amazonas, em Tefé no estado do Amazonas, entre os rios Tefé e Solimões e em Tapauá, Amazonas, o fenômeno também é visto na frente da cidade com o encontro dos rios amazônicos do Purus e Ipixuna, e em muitos outros municípios do interior da Amazônia brasileira, além da Amazônia internacional como em Iquitos, Peru, e em outras localidades da Amazônia hispânica.

Mares & Rios

No próximo dia 17 de janeiro, estará acontecendo a cerimônia de posse do novo diretor do Hospital Naval de Belém, CMG MD Carlos Eduardo Martins Marsico. Em substituição a CMG MD Mônica Medeiros Luna. Ela que teve atuação de destaque à frente do Hospital Naval, durante o período crítico da pandemia da Covid-19.

Também no mês de janeiro, haverá trocas de comando de várias OMs subordinadas ao comando do 4º Distrito Naval. CIABA, Centro de Intendência da Marinha (CEIMBE), 1° Esquadrão de Helicópteros, Base Naval e Estação Rádio da Marinha, serão algumas OMs que haverá troca de comando.

A Mercosul Line é a única empresa de navegação com atuação no Rio Amazonas que mantém em seu protocolo contra a Covid-19 a regra que obriga Práticos a embarcarem por escadas externas para chegar ao passadiço. Todos os Práticos da ZP1 já estão vacinados contra a Covid-19. Quando são designados para embarcar, estão com a sua saúde em dia.

Enquanto isso, a temporada de cruzeiros registra casos de Covid-19. Só a bordo do transatlântico MSC Preziosa, a Anvisa confirmou 28 casos da doença. A agência já havia recomendado a suspensão das viagens.

As alunas Nathalie Arruda Milbradt, Letícia Murer de Souza e Júlia Giuliani Garcia, que concluíram o Ensino Médio no Colégio Militar de Santa Maria (CMSM), foram aprovadas em universidades dos Estados Unidos. Os critérios de avaliação englobam os últimos quatro anos e são considerados o desempenho escolar, as atividades extracurriculares, provas de redação e matemática, além de proficiência em inglês. Parabéns!

A Comara (Comissão de Aeroportos da Região Amazônica) divulgou edital para processo seletivo simplificado para preenchimento de vagas em 50 cargos. As vagas estão sendo ofertadas para os estados do Pará, Amazonas e Rio Grande do Norte. Para mais informações, basta acessar o site da Comissão (psscomara.com). As inscrições encerram no próximo dia 9. (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next