NAVEGAÇÃO EM FOCO – Diretoria de Ensino da Marinha realiza transmissão de cargo

Após um ano e nove meses à frente do cargo de Diretor de Ensino da Marinha, o Vice-Almirante Renato Garcia Arruda passou o Comando para o Vice-Almirante Sérgio Fernando de Amaral Chaves Junior. A solenidade, que foi presidida pelo Diretor-Geral de Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida, contou com a presença de autoridades civis e militares. Nas palavras iniciais dirigidas às tripulações da Diretoria e organizações militares subordinadas, o novo Diretor de Ensino ressaltou a importância de que, por meio do profissionalismo, entusiasmo e comprometimento, sejam exemplos positivos a serem seguidos.
A Diretoria de Ensino da Marinha possui o importante propósito de superintender o recrutamento e a seleção de pessoal para o ingresso voluntário na Marinha do Brasil e capacitar o pessoal da Força para o desempenho, na paz e na guerra, de atividades necessárias ao serviço naval e previstas pela Organização.

Exército determina que militares se vacinem, usem máscara e não divulguem fake news nas redes

O Presidente Jair Messias Bolsonaro e o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira

O comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, divulgou um comunicado interno com recomendações a serem seguidas pelos militares: vacinação para quem retornar ao trabalho presencial, distanciamento social, uso de máscara e proibição de divulgar fake news nas redes socais.
Entre os pontos do documento estão a necessidade de testes de Covid-19 para militares e servidores que voltam de viagem internacional; a manutenção de medidas de prevenção do contágio, como o uso de máscaras e a higienização das mãos, além do distanciamento; e a retomada de atividades presenciais apenas 15 dias depois de receber a 2ª dose da vacina.
Segundo o comunicado, casos omissos sobre cobertura vacinal deverão ser submetidos à apreciação do Departamento Geral do Pessoal, para adoção de procedimentos específicos.
Chama a atenção, também, o trecho que trata da divulgação de notícias falsas na internet. Diz o comandante do Exército: “Não deverá haver difusão de mensagens em redes sociais sem confirmação da fonte e da veracidade da informação. Além disso, os militares deverão orientar os seus familiares e outras pessoas que compartilham do seu convívio para que tenham a mesma conduta”.

DPC altera NORMAN-12

É através das Normas de Autoridade Marítima (NORMAM-12) que a Autoridade Marítima, via Diretoria de Portos e Costas (DPC), regulamenta os serviços de Praticagem no Brasil. Em virtude da complexidade dos serviços, as regras passaram por alterações para manter os serviços de praticagem sempre atualizados, dentro das normas de segurança.
Na ultima alteração da NORMAM-12, ocorrida no final de 2021, podemos citar duas relevantes:
1 – O remanejamento de Práticos pela DPC para outra ZP em caráter excepcional, quando ocorrerem os seguintes casos: criação ou extinção de uma ZP e por necessidade de serviço.
2 – Mudanças na área de atuação dos Práticos da ZP-01 (Bacia Amazônica) e ZP-03 (Porto de Belém). O Rio Tocantins passa a ser considerado hidrovia extensiva da ZP-03. Antes era da ZP-01. O limite de atuação da ZP-03 vai do Baixo Espadarte até o porto de Belém, porto de Vila do Conde e acesso à região dos estreitos à sudoeste da Ilha do Marajó.
No trecho compreendido entre Mosqueiro até Macapá ou Itacoatiara, somente a navegação será realizada pelos Práticos da ZP-01.

Mares & Rios

No próximo dia 19, ocorrerá a solenidade de posse do Coronel Antonio Celente Videira. Ele vai assumir o cargo de presidente da Associação dos Diplomadas da Escola Superior de Guerra (ADESG-BRASIL). o evento será realizado na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro/RJ. O Delegado da ADESG do Pará, Dr. Madson Brandão, junto com o assessor de comunicação, Luiz Omar Pinheiro estarão presentes no evento.

O Presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR) de Goiânia/GO, Gilmar Nunes Martins, acompanhado do Vice-Presidente, Coronel Fernando Caramaschi, e dos soamarinos Ester Carvalho e Pedro Rebêlo, realizaram a entrega formal dos alimentos arrecadados pela SOAMAR à na Capitania Fluvial de Goiás no dia 5.

A Capitania dos Portos do Amapá, que tem como comandante o Capitão de Fragata Kaysel Costa Ribeiro, está realizando a Operação “Verão 2021–2022”, que tem como slogan “Navegue Seguro: a nossa melhor escolha”. O objetivo é intensificar as ações de inspeção naval no período festivo de final de ano e férias, quando observa-se maior movimentação tanto de embarcações de transporte de passageiros/cargas, quanto de esporte e recreio.

O amigo de longo tempo Luís Seixas, oficial mercante raiz, mesmo morando em Joinville/SC, é leitor da coluna e enviou para o amigo colunista um farto material dos tempos que era super cargo da Brisa Line na linha de Breves para carregar madeira. Na função de Prático, realizamos várias viagens juntos. Bons tempos.

No próximo dia 12 de janeiro, no aniversário de Belém, o Governador do Helder Barbalho vai entregar mais uma Usina da Paz, desta vez, no bairro da Cabanagem. Será a primeira na capital.

O navio-escola “Brasil”, comandado pelo CMG Marcelo do Nascimento Marcelino, após visitar 13 portos em 11 países, chegou, no último dia 2, a Fortaleza/CE. É o primeiro porto brasileiro a ser visitado pelo navio, na viagem de instrução de Guarda-Marinha, a etapa final da formação dos futuros oficiais. Na oportunidade, com apoio da Capitania dos Portos do Ceará, foi realizada uma cerimônia à Bandeira Nacional (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next